Menezes, Rafaela CupertinoFontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)2024-11-042024-11-042023-12-18https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5135Estereótipo social é definido como uma crença coletiva que é compartilhada acerca de alguma característica relacionada a um grupo de pessoas. Uma das funções mais utilizadas nas redes sociais digitais é a comunicação, e a publicação de fotos e vídeos, o que contribui na disseminação de opiniões. Assim, pessoas diagnosticadas com autismo podem ser alvo de inúmeros comentários nas mídias sociais. Este estudo tem como objetivo investigar estereótipos associados a autistas nas redes sociais. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado o YouTube, Instagram e TikTok, e selecionado o total de 7 perfis. A análise de dados foi proposta de acordo com a ideia de Bardin (2011), assim, foi categorizado entre traços psicológicos e físicos, atributos, capacitismo, estereótipos familiar e rede de apoio. Os comentários demonstram ambivalência nos discursos, uns com estereótipos disfarçados e outros com estereótipos nítidos. Os vídeos podem corroborar para a quebra desses estereótipos, no entanto, alguns comentários podem dar suporte para que surja mais discriminação através do capacitismo. O estudo pode auxiliar na reflexão de atitudes e julgamentos, e no maior entendimento da singularidade em torno do Transtorno do Espectro Autista.ptEstereótipoCapacitismoRedes SociaisAutismoTranstorno do Espectro Autista.Estereótipos associados a pessoas com transtorno do espectro autista nas redes sociaisTrabalho de Conclusão de Curso