Silva, Igor Gonçalves daSá, Kátia Oliver de (Orient.)2025-04-042025-04-042022-11-04https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5454Esta dissertação parte de estudos desenvolvidos na linha de pesquisa - Direitos sociais e novos direitos, construção de sujeitos do PPG em Políticas Sociais e Cidadania da UCSal. Tem como proposição de problematização a seguinte questão central: Os conteúdos que vêm sendo tratados no ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2018 a 2020, que seguem as orientações da BNCC e Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia, orientam para um real desenvolvimento da consciência filosófica crítica e a autonomia, enquanto direito social e de cidadania e quais as possibilidades de avanços a partir de fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação? Para responder a esta pergunta central, lançamos o seguinte objetivo geral de investigação: Identificar como se apresentam os conteúdos que vêm sendo tratados no ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2018 e 2020, considerando relações com a BNCC e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia para verificar se orientam para o desenvolvimento da consciência filosófica crítica e a autonomia, enquanto direito social e de cidadania e levantar possibilidades de avanços a partir de fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação. Como hipótese foi levantado que os conteúdos que vêm sendo tratados no plano de ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2016 e 2017, considerando relações com a BNCC e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia, apontam para uma formação fragmentada do conhecimento da filosofia sem desenvolver uma base sólida que possa alicerçar uma formação crítica capaz de desenvolver a racionalidade do pensamento crítico, a partir de conteúdos que destaquem valores éticos, políticos, artísticos e culturais; mediante essa realidade e em vistas a possibilidade de avanços na formação humana, levantamos que os fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação contribuem para avanços no desenvolvimento da consciência filosófica crítica e na formação para a autonomia dos estudantes do ensino médio, enquanto direito social e de cidadania. Os resultado da pesquisa em síntese, destacam que os conteúdos que vêm sendo tratados no plano de ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2016 e 2017, considerando relações com a BNCC e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia, apontam para uma formação fragmentada do conhecimento da filosofia, enquanto proposta, por não desenvolver uma base sólida que possa alicerçar uma formação crítica capaz de contribuir para a racionalidade do pensamento crítico, a partir de conteúdos que possam alicerçar valores éticos, políticos, artísticos e culturais; mediante esta realidade e em vistas as possibilidades de avanços para a formação humana, levantamos que os fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação contribuem para o desenvolvimento da consciência filosófica crítica e a formação para a autonomia dos estudantes do ensino médio, enquanto um direito social que fortalece a luta pelo direito à cidadania.ptFilosofiaEnsino médioEmmanuel KantDireito social e cidadaniaBNCC e Orientações curriculares para o ensino médioFilosofia e formação crítica: pressupostos em Kant para autonomia enquanto direito social e cidadania para o ensino médioDissertação