Ramalho, Maria Clara Sena dos SantosFonseca, Alexandre Barreiros de Carvalho (Orient.)2024-11-222024-11-222024-04-19https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5198Este artigo aborda a comparação entre a escrita analógica e a artificial na academia, investigando a possível violação de direitos autorais no uso do Chat GPT, em face das problemáticas sociais e jurídicas emergentes. Na academia, questões éticas na pesquisa surgem, uma vez que o uso indiscriminado dessa ferramenta pode prejudicar a confiança no processo científico, baseado na transparência e rastreabilidade das fontes. No campo jurídico, o ordenamento brasileiro carece de disposições específicas sobre novas tecnologias, em especial em relação ao Direito Autoral e suas implicações no uso de IA. O objetivo é analisar quando o uso literal de textos gerados pelo Chat GPT configura violação de direitos autorais. As etapas incluem compreender o funcionamento do Chat GPT, identificar o fenômeno do plágio na academia contemporânea e analisar se ocorre plágio acadêmico na apropriação de textos gerados pelo Chat GPT à luz dos direitos autorais. A metodologia será qualitativa, com abordagem bibliográfica e método dialético, permitindo uma análise crítica sobre a interação entre tecnologia e direitos autorais. Conclui-se que o sistema utiliza uma vasta base de dados e o uso desses dados sem autorização constitui violação de direitos autorais. Além disso, o sistema demonstra uma dependência significativa em relação ao conteúdo constante na base de dados, aumentando a propensão ao plágio. Portanto, ao utilizar o Chat GPT para formular respostas sem a referência adequada, os usuários cometem plágio das obras presentes no banco de dados. Evidenciando que a responsabilidade de evitar o plágio é dos usuários, que devem garantir o uso ético e legal das informações geradas pela IA.ptChat GPTÉticaPlágioDireitos autoraisEntre a escrita analógica e a escrita artificial na contemporaneidade acadêmica: uma análise sobre a (im)possibilidade de violação de direitos autorais no uso do chat GPTTrabalho de Conclusão de Curso