Almeida, Vanessa CunhaCerqueira, Gustavo Luis Caribé (Orient.)2024-10-312024-10-312022-06-22https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5123O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - V), se encontra na categoria de Transtorno do Neurodesenvolvimento, uma vez que se manifesta cedo e acarreta prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional (APA, 2014). O TEA é caracterizado por alterações significativas na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades (SANCHACK e THOMAS, 2016). Por se tratar de um espectro, as manifestações do transtorno variam a depender do grau de comprometimento, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica (AGRIPINO-RAMOS e RIBEIRO SALOMÃO, 2014). Segundo o DSM - V (2014), o espectro autista pode ser dividido em três níveis de suporte, mudando com relação a sua gravidade, que vai desde pessoas independentes, que necessitam de pouco apoio, até pessoas que necessitam de maior auxílio para realizar competências básicas do cotidiano.ptAutismoInclusão educacionalTranstorno do espectro autista - TEAO acompanhante terapêutico no processo de inclusão educacional de alunos com autismo no BrasilTrabalho de Conclusão de Curso