Almeida, Vanessa CunhaCerqueira, Gustavo Luis Caribé (Orient.)2024-10-312024-10-312022-06-22https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5123O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - V), se encontra na categoria de Transtorno do Neurodesenvolvimento, uma vez que se manifesta cedo e acarreta prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional (APA, 2014). O TEA é caracterizado por alterações significativas na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades (SANCHACK e THOMAS, 2016). Por se tratar de um espectro, as manifestações do transtorno variam a depender do grau de comprometimento, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica (AGRIPINO-RAMOS e RIBEIRO SALOMÃO, 2014). Segundo o DSM - V (2014), o espectro autista pode ser dividido em três níveis de suporte, mudando com relação a sua gravidade, que vai desde pessoas independentes, que necessitam de pouco apoio, até pessoas que necessitam de maior auxílio para realizar competências básicas do cotidiano.ptAutismoInclusão educacionalTEAO acompanhante terapêutico no processo de inclusão educacional de alunos com autismo no brasilTrabalho de Conclusão de Curso