Conceição, Natália de LimaSantos, Roberto Nascimento dosSena, Sara Oliveira LimaGabriel, Tatiane Ximenes de OliveiraGomes, Thiago de Melo SantosBorges, Fernando Cezar Reis (Orient.)2024-03-192024-03-192023-06-27https://ri.ucsal.br/handle/123456789/4815Esse Trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com Síndrome de Down com foco na faixa etária de 7 a 15 anos. O protótipo do aplicativo foi validado junto ao público alvo, a fim de perceber a receptividade desse público com a interface projetada. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia da gamificação como mecanismo para o aprendizado da matemática com base nas contribuições do artigo "A identificação, análise e priorização de requisitos de aplicações gamificadas para o ensino de crianças com Síndrome de Down", por Souza et al. [36] que afirma que a gamificação é uma possibilidade viável para auxiliar o ensino das crianças com Síndrome de Down. O trabalho aborda ainda a importância da matemática unificada com a gamificação, como uma maneira de tornar o aprendizado mais envolvente e eficiente para o público alvo da pesquisa. Ficou claro, ao final do experimento, que o aplicativo de gamificação ainda tem alguns tópicos para evoluir, mas sua aplicação para apresentar melhorias no desenvolvimento da disciplina de matemática para crianças com Síndrome de Down demonstrou ser possível.Aplicativo gamificadoGamificação como estratégia educacionalSíndrome de DownGamificaçãoTecnologia educacionalTecnologia Assistiva na EducaçãoEducação especialMatemáticaDesenvolvimento de um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com síndrome de Down: uma abordagem utilizando elementos de gamificação como estratégia educacionalTCCEngenhariasEngenharia de Software