Correia, Alice BaraúnaAguiar, Cristian Max Santos deSantos, Maria Clara de Barros dosMedeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.)Gomes, Ana Paula Alves (Membro da Banca)Rangel, Adriana Rezende (Membro da Banca)2025-12-162025-12-162025-10-20https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5814Este artigo tem como foco o estudo do uso da Inteligência Artificial como ferramenta auxiliar na gestão empresarial. Diante da crescente digitalização dos processos organizacionais, a pesquisa busca refletir sobre os principais impactos dessa tecnologia no ambiente corporativo, analisando suas aplicações, vantagens, limitações e desafios. São abordados aspectos históricos da evolução da IA, bem como suas contribuições para áreas como marketing, finanças, atendimento ao cliente e recursos humanos. Também são discutidas questões relacionadas à dependência tecnológica, impactos no desenvolvimento intelectual, e preocupações éticas envolvendo a privacidade de dados e a supervisão humana. A proposta do trabalho envolve uma abordagem quali-quanti com estudo de campo, por meio de entrevistas com gestores. O objetivo é explorar, de forma crítica e reflexiva, como a IA tem sido incorporada à gestão, sem se sobrepor ao papel do gestor humano, especialmente na tomada de decisões estratégicas. Com isso, constatou-se, contudo, a necessidade de equilibrar o uso da tecnologia com a atuação humana, preservando o papel crítico e reflexivo do gestor nas decisões organizacionais.ptInteligência artificialGestão empresarialAutomaçãoDesafios organizacionaisTomada de decisãoO papel da inteligência artificial como ferramenta auxiliar na gestão empresarial: desafios, benefícios e limitaçõesTrabalho de Conclusão de Curso