Martins, Carla Souza Viana dos SantosSá, Kátia Oliver de (Orient.)2024-08-082024-08-082024-06-03https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5068A presente investigação partiu da linha de pesquisa Políticas Sociais Universais, Institucionalização e Controle do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da UCSal. Levanta a seguinte questão central: Quais os indicadores de realidade, contradições e possibilidades do perfil do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em escolas públicas da Educação Básica do estado da Bahia em vistas a produção do conhecimento stricto sensu no período de 2015 a 2021 e que indicadores de avanços podem ser considerados a partir de fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica? Tem como objetivo geral: Identificar e destacar os indicadores de realidade, contradições e possibilidades do perfil do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em escolas públicas da Educação Básica do estado da Bahia, a partir da produção do conhecimento stricto sensu, em vistas ao período de 2015 a 2021 e apontar indicadores de avanços que podem ser considerados a partir de fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Metodologicamente este estudo apresenta-se sob a perspectiva de pesquisa documental, considerando a análise de sete produções stricto sensu produzidas em universidade públicas do Estado da Bahia, que investigam o trabalho da coordenação pedagógica em escola de Educação Básica do estado da Bahia. Foi aplicado a análise de conteúdo a partir de Bardin (2015), por levantar um processo de investigação, que permite compreender criticamente o sentido explícito e/ou implícito das comunicações científicas das produções (dissertações e teses). Como resultado da investigação, identificamos, dentre outros indicadores: a) Que o trabalho da coordenação pedagógica tem a sua função historicamente associada a determinadas práticas que remetem a supervisão escolar, cujos indicadores de realidade se apresentam contraditórios; b) o arcabouço da legislação tem fragilidade quando a orientação de atribuições nas escolas de educação básica; c) há uma sobrecarga de trabalho que limita o trabalho no que se refere, principalmente a atividade que deveria ser prioritária, que é a formação docente em serviço; d) o Estado não tem investido na formação continuada dos coordenadores pedagógicos. Diante deste indicadores de realidade, a pesquisa aponta a possibilidade de avanços, a partir da apropriação de fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, que se constitui em uma teoria que oferece subsídios para o trabalho da coordenação pedagógica, visando promover rupturas de métodos de ensino de abordagens reprodutivistas, implementadas rotineiramente, ainda, que de forma ingênua e retroalimentados pela ausência de uma postura crítica da realidade dos processos pedagógicos no âmbito das escolas públicas.ptCoordenador PedagógicoEducação Básica - BahiaPedagogiaEducação continuadaRealidade e contradições do trabalho do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) da Educação Básica do Estado da Bahia: possibilidades de avanços da prática a partir da pedagogia histórico-crítica– 2015 a 2021Dissertação