Paz, Ana Gabriela Araujo daSá, Sumaia Midlej Pimentel (Orient.)2025-06-302025-06-302025-06-18https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5618Este estudo analisa os fatores que contribuem para a construção da aliança terapêutica entre psicólogos e crianças neurotípicas e neuroatípicas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na psicoterapia clínica infantil. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com delineamento exploratório, adequada para investigar fenômenos sociais complexos. Foram entrevistadas seis psicólogas que atuam na clínica infantil em Salvador, com CRP ativo, experiência mínima de um ano e atuação com crianças de 3 a 11 anos. A análise dos dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo, conforme Bardin. Os resultados destacam a relevância da aliança terapêutica para o sucesso do processo psicoterapêutico em crianças neurotípicas e neuroatípicas com TEA, evidenciando, especialmente, a importância da participação dos pais no tratamento. Além disso, ressaltam a necessidade de integração de instrumentos específicos para mensurar a aliança terapêutica, considerando a complexidade da psicoterapia infantil. Espera-se que os achados ampliem a compreensão dos fatores que favorecem a construção da aliança terapêutica e inspirem profissionais a aprimorarem suas práticas clínicas.ptAliança terapêuticaPsicologia clínica infantilCriança neuroatípica com TEATranstorno do espectro autista - TEAA aliança terapêutica na psicologia clínica com criançasTrabalho de Conclusão de Curso