Mascarenhas, Elisa LimaCavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)2024-10-312024-10-312023-06-16https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5127Este estudo consistiu em um Survey de abordagem quantitativa, que teve como objetivo compreender relações entre a percepção sonora e o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em ambientes universitários. A pesquisa foi realizada em ambiente virtual com duzentos e seis estudantes ouvintes e com desenvolvimento típico, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, regularmente matriculados no semestre corrente do período da coleta de dados. As entrevistas foram realizadas por meio da Plataforma Google Forms. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Todos os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e, em alguns casos, interferenciais de relação. Os participantes relataram que a presença de ruídos interfere no processo de ensino-aprendizagem e que os espaços das instituições são considerados como ambientes ruidosos, indicando concordância em relação ao incômodo causado pelos ruídos. Além disso, os resultados foram agrupados em diferentes categorias temáticas centrais: (a) Percepção sonora e (b) Ruído e o processo de ensino-aprendizagem. As considerações finais revelam que depender exclusivamente de relatos para compreender psicoacústica no processo de ensino-aprendizagem corre o risco de ter dados compostos pela má interpretação, diferenças entre ambientes utilizados como referência, percepções individuais, podendo ocasionar discrepâncias em fatores equivalentes e parecidos, e isso foi a principal limitação do estudo.ptPsicoacústicaEnsino-aprendizagemEstudantesRuídoPercepção.A psicoacústica como dimensão da percepção no processo de ensino-aprendizagem: um survey em psicologiaTrabalho de Conclusão de Curso