Santos, Arthur Lara BatistaBrasileiro, Aleksandro de Mesquita (Orient.)2025-01-142025-01-142024https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5264No contexto contemporâneo, as empresas que prestam serviços de transporte por meio de aplicativos, como Uber e 99, têm desempenhado um papel significativo na mobilidade urbana, oferecendo alternativas modernas e convenientes para os consumidores. No entanto, essa nova modalidade de transporte levanta questões importantes relacionadas à proteção do consumidor, segurança e qualidade dos serviços prestados. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar como ordenamento jurídico brasileiro tutela a proteção ao direito do consumidor diante da prestação de serviços de transporte por empresas que fazem uso de plataformas digitais. Foi então feita uma revisçao de literatura, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, partindo da análise de livros, artigos, teses e monografias que estivessem em consonância com a temática. A partir da pesquisa foi possível destacar que, a Lei Geral de Proteção de Dados é importante para resguardar todos os dados dos clientes que utilizam a plataforma, e o Código de Defesa do Consumidor é imprescindível para regularizar as relações de consumo, estabelecer parâmetros de responsabilidade e proteção em relação aos serviços prestados.ptCódigo de defesa do consumidorEmpresas de aplicativosServiços de transporteResponsabilidade civilProteção ao consumidorA necessidade de proteção ao consumidor diante da prestação de serviços de transporte por empresas que utilizam aplicaçõesTrabalho de Conclusão de Curso