Almeida, Chrystian Bastos deFornasier, Rafael Cerqueira (Superv.)2025-09-092025-09-092025-08-22https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5724Este trabalho visa caracterizar algumas relações entre estudos de Família, Educação Matemática e Testes de ancestralidade. Como justificativa, encontramos lacunas nas pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais referentes a certas particularidades desse tema. Consideramos que a utilização dos relatórios desses testes como recurso pelo professor pode, reciprocamente, fortalecer o estímulo e envolvimento dos pais com a educação matemática dos filhos, já que os assuntos tratados podem ser do interesse de toda a família. Como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada a Teoria Antropológica do Didático, que contempla a definição de praxeologia, evidenciando as noções de tipo de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Foi utilizada a abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Dessa forma, foram fundamentadas as análises das atividades propostas a partir desses relatórios.ptFamíliaEducação matemáticaTestes de ancestralidadeTeoria antropológica do didáticoPesquisa-açãoArticulações entre estudos de família e a educação matemática: contribuições dos testes de ancestralidadeRelatório Final de Pós-Doutorado