Sá, Manuela Almeida ViveirosSá, Sumaia Midlej Pimentel (Orient.)2025-04-032025-04-032022-02-21https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5430A interação das crianças com as tecnologias digitais tem sido ampla e diversa. Diante desse cenário, é necessário refletir como é possível cuidar desse uso de forma ética e responsável, por isso, esse trabalho objetivou compreender as experiências de mediação de mães e professoras sobre o uso das tecnologias digitais por crianças na segunda infância. Para tanto, a trajetória metodológica foi percorrida através de dois grupos focais, sendo um com dez mães e o outro com quatro professoras de crianças dessas mesmas famílias. Para análise de dados, utilizou-se a Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Foi possível compreender como mães e professoras têm desenvolvido diferentes modos de mediar o uso das tecnologias digitais pelas crianças no cotidiano, mesclando práticas de regulação como combinados e horários; de alternância como propor brincadeiras fora da tela e atividades que envolvam todo o corpo e por fim práticas de acompanhamento por meio de aplicação de software de monitoramento ou da realização das atividades online junto com as crianças. Conclui-se que embora muitas intervenções tenham sido feitas de forma empírica, ou com insegurança por parte dos adultos, as mediações ocorrem e são reconhecidas como necessárias e importantes por partes das mães e educadoras participantes, assim como a parceria família-escola no trabalho de mediação dessas tecnologias, quando utilizadas por crianças. É basilar a criação de mais espaços de formação e trocas para e entre essas duas instâncias família-escola no sentido de refletirem sobre seu próprio uso e qualificarem suas práticas. Para as participantes, o trabalho de parceria possibilita o desenvolvimento de posturas reflexivas sobre como usar as tecnologias de forma útil, equilibrada e pedagogicamente orientada, além de entenderem que a mediação humana interessada e pessoal se faz necessária para o desenvolvimento e aprendizagem infantil, dessa forma, conectando as redes técnicas e tecnológicas com as redes simbólicas e de sentido das vivências infantis.ptMediaçãoRelação família-escolaSegunda infânciaTecnologia digitalEm conexão: mediações de mães e professoras no uso das tecnologias digitais por crianças na segunda infânciaDissertação