Moura, MarineuzaCosta, Lívia Alessandra Fialho da (Orient.)2025-03-272025-03-272023-08-03https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5389A proposta desta pesquisa surgiu por considerar importante a promoção de ações educativas significativas que dialoguem com as condições sociais, culturais, econômicas dos alunos, suas famílias e o seu entorno. Tomando como metodologia a pesquisa-ação que parte do princípio do reconhecimento e valorização da participação dos sujeitos pesquisados envolvidos no seu contexto social, propusemos, como objetivo geral, analisar a percepção de jovens protagonistas de um projeto interdisciplinar de leitura, desenvolvido no contexto escolar como estratégias para despertar nos educandos atitudes positivas para enfrentamento das vulnerabilidades sociais que os afetavam no processo ensino-aprendizagem. Com base na teoria do capital social e cultural defendidos nos estudos de Pierre Bourdieu, buscou-se a compreensão de que os educandos precisam de equidade no ensino, a fim de romper com as desigualdades educacionais e, dos estudos de Paulo Freire, a referência da importância de uma escola reflexiva que prioriza ações pedagógicas que proporcionam aos educandos a autovalorização do diálogo, do pensamento crítico e criativo dos alunos. Esta pesquisa se dedicou a estudar a seguinte questão: Como um projeto escolar interdisciplinar de leitura pode contribuir para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais no contexto escolar que comprometem o sucesso no processo ensino-aprendizagem dos educandos? Com os dados obtidos, foi possível compreender a importância da implementação de projetos interdisciplinares no contexto escolar para desenvolver estratégias que despertem nos educandos atitudes positivas para enfrentamento das vulnerabilidades sociais que afetam no processo ensino- aprendizagem e fomenta uma reflexão sobre a importância de práticas pedagógicas inovadoras que envolvam os educandos, buscando melhorar os índices da população analfabeta, reduzir o abandono e a evasão escolar. Os resultados denotam a necessidade de inserir os educandos em atividades que os tornem protagonistas, conduzindo-os à construção de um projeto de vida que supere suas dificuldades no ciclo escolar e, neste sentido, foi possível perceber, em suas falas, a importância de práticas pedagógicas que integrem família e escola para auxiliá-los na construção do seu futuro.ptEducaçãoFamíliaLeituraVulnerabilidade socialBaile literário: dos contos aos encantos de jovens e adolescentes de uma escola da periferia de SalvadorDissertação