Barbosa, Adriana Barros de AlmeidaCarrera, Gilca Oliveira (Orient.)2025-03-272025-03-272024-03-20https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5391O presente trabalho é sobre o consumo de televisão por idosos, especialmente avós que moram com seus netos. A televisão desempenha um papel importante na vida dos idosos, oferecendo companhia, entretenimento e informação, além de ser um poderoso meio de influência para atitudes e comportamentos de todo um ambiente familiar. Estudos mostram que os idosos assistem à televisão mais do que qualquer outro grupo demográfico, e que eles são mais propensos a confiar nas informações que veem na televisão do que em outras fontes. A investigação está concatenada ao envelhecimento como tendência social e demográfica dominante na contemporaneidade, cujo impacto se sente em diversas esferas da vida humana, incluindo o hábito de consumo dentro do contexto familiar. Desde a sua criação, a TV aberta foi o meio que mais provocou as mais significativas transformações, contribuindo para uma mudança na relação do indivíduo com a sociedade e com o consumo diante desta sociedade. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o idoso que coabita em famílias com mais de uma geração consome os conteúdos televisivos ofertados pelas principais emissoras abertas no cotidiano familiar. Levando em consideração a influência deste meio de comunicação associado ao crescimento de idosos que convivem com seus netos, a pesquisa qualitativa de caráter exploratório do tipo estudo de caso irá entender o hábito de consumo deste idoso inserido nesta família multigeracional.ptAvósRelações multigeracionaisTelevisãoConsumo de TVFamíliaO Consumo da TV Aberta: um estudo de caso do idoso como telespectador inserido em famílias multigeracionais soteropolitanasDissertação