Santana, Sandra Nascimento deCarrera, Gilca OliveiraManfredini, Andreza Maria Neves2024-04-012024-04-012023-09-29https://ri.ucsal.br/handle/123456789/4821O endividamento é um problema que assola mais da metade das famílias brasileiras, principalmente as que se encontram abaixo da linha da pobreza. Para além dos problemas sociais ainda não superados pelo estado brasileiro, acredita-se que a falta de uma organização financeira implementada como pilar na educação contribui para a presença do endividamento familiar. Para verificar tal questão, o presente estudo busca analisar qualitativamente – por meio de estudos de casos – as famílias de alunos que participam do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um colégio da rede estadual da Bahia com a finalidade de se identificar como os processos de endividamento afetam os estudantes da EJA em suas vivências nos contextos familiares. Foi realizado um estudo de caso com sete alunos do Programa da EJA. Espera-se com os resultados, que a seja possível fazer uma análise crítica sobre o endividamento e seus impactos nas vivências das famílias dos estudantes da EJA.Educação de jovens e adultosEndividamento familiarPobrezaEJA - Educação de jovens e adultosContextos familiares e processos de endividamento: impactos nas vivências dos estudantes da EJADissertaçãoSociais e HumanidadesMultidisciplinar