Browsing by Author "Bastos, Samira Safadi"
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Item Compreensão da criminalidade por jovens de famílias classes médias em situação de conflito com a lei(Universidade Católica do Salvador, 2008-09-20) Bastos, Samira Safadi; Rabinovich, Elaine Pedreira; http://lattes.cnpq.br/Reflect about and with teenagers of lower socioeconomic conditions defers to a stereotype, no less real and legitimate, but repeated, of less opportunities. So, the question which guides this work is about how middle classes young people, in conflict with the law, perceive their entrance and / or permanence in criminality. Six young people, from 16 to 19 years-old, of both sexes, in urban contexts participated of this case study, three of them were sentenced and the other three did not pass by the juridical system. The standards used to classify young people as middle class were: revenue, neighborhood where the family lives, occupation and educational level of their parents, and others, always used in a cumulative way. Two analysis levels took place in the results: one of social, family and individual dimensions, and the other of relational dynamics, involving issues concerned to: exercise of authority; construction of male / female; relevance of the family; contexts of entry and residence in crime; presence / absence of the father figure; understanding of crime; youth as a slice of the consumer market; hedonism; forms of sociability of youths; rootlessness and vulnerabilizations faced by families. We identified the need to (re) knowledge among young people from different social classes and we find that reflect with the young people from medium social-cultural classes forces us to seek forms of overcoming the limitations of the current welfare policies.Item Quando as vozes se tornam visíveis: o panorama de vida de pessoas idosas em comunidades ciganas(Universidade Católica do Salvador, 2021-02-22) Ramos, Jeane da Silva; Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon; http://lattes.cnpq.br/; Bastos, Samira Safadi; http://lattes.cnpq.br/; Rocha, Sheila Marta Carregosa; http://lattes.cnpq.br/; Dias, Maria Isabel Correia; http://lattes.cnpq.br/; Moreira, Lúcia Vaz de Campos; http://lattes.cnpq.br/No caminho para refletir sobre histórias de pessoas idosas ciganas e, consequentemente, as relações humanas, dentro da linha de pesquisa proposta a este estudo: Família em Mudança, além do entendimento das principais questões sobre o panorama de vida de idosos e relacionais (familiares), este estudo permite, através de investigações, analisar histórias de vidas e representatividades de duas famílias ciganas, 6 (seis) idosos e 6 (seis) jovens ciganos pertencentes às etnias Calon e Sinti (respectivamente), na comunidade territorializada no município de Penedo, Estado de Alagoas, Brasil. Foram analisados, de forma processual, aspectos individuais relações humanas, culturais, históricas, antropológicas e em problemáticas sociais. Como principal ensaio epistemológico, o conceito do Construtivismo Estruturalista do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu (1983) ilustrou pontos de discussão da pesquisa que dialoga com a realidade vivenciada por eles, como produzem, criam legitimações e reproduzem a estrutura social a qual, muitas vezes, independe de sua vontade, mas sim de sua condição. A metodologia utilizada constituiu na pesquisa qualitativa, com base em questionário semiestruturado aplicado por plataformas de comunicação (devido ao isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 e dos recursos disponíveis na comunidade) aos pesquisados referenciando as narrativas geracionais (privilegiando pessoas acima de 60 anos) e intrafamiliares (composição de parentes de núcleos mais próximos). Foram abordados temas que subsidiaram o mapeamento e análise descritiva sobre a importância da visibilidade da cultura, identidades e relações sociais do povo cigano. Os resultados esperados, entretanto, implicam, em primeiro momento, na visão de que esses idosos possuem uma respeitabilidade entre eles, além de, também, fazer parte da construção e identidade da população brasileira. As experiências e condições de vida de pessoas idosas ciganas significam favorecer a “ecologia de saberes”, rompendo com identificações pejorativas e valorizando-os como sujeitos protagonistas de suas histórias, em que denominamos, neste estudo, de “vozes visíveis e nomeadas de um povo”. O cenário de vida e a valorização de pessoas idosas nas famílias ciganas, além de suas narrativas, são elementos que mostram as experiências relacionais ciganas e que, para eles, caracteriza “vida em comunidades” por acolher vários grupos dessa etnia.