Repositório Institucional - UCSal Universidade Católica do Salvador

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A crise espiritual na pós-modernidade: uma análise à luz do pensamento de Martin Buber a partir da obra Eu e Tu
(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-12-16) Miranda Júnior, Adilson; Santos, Alex Rodrigues dos; Santos, Lis Moscoso Sá; Santos, Yan Bispo dos; Menezes, Jairo de Jesus (Orient.); Borghi, Giorgio (Membro da Banca); Fonseca, Alexandre Barreiros de Carvalho (Membro da Banca)
Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma investigação aprofundada sobre a crise espiritual na pós-modernidade, entendida aqui como um fenômeno que atravessa a estrutura da experiência humana a partir do pensamento de Buber. Tal crise manifesta-se em diferentes dimensões da existência, especialmente nas dinâmicas relacionais expressas nas formas Eu-Tu e Eu-Isso. A relevância da pesquisa evidencia-se no propósito de resgatar a centralidade do sagrado tanto nas relações intersubjetivas quanto na interação do indivíduo com o transcendente. O objetivo principal deste estudo é analisar a crise espiritual na pós-modernidade a partir da filosofia relacional de Buber (2001), investigando as implicações éticas e existenciais da predominância do paradigma Eu-Isso e propondo a relação Eu-Tu como via de reconexão com o sagrado na obra Eu-Tu de Martin Buber (2001). Para isso, o trabalho adotou a abordagem teórico-bibliográfica e interpretativa, fundamentada na análise crítica de obras que discutem crise, pós-modernidade, relações interpessoais, transcendência, diálogo e ética. Metodologicamente, utilizou-se o método hermenêutico, por meio do qual se busca desvelar os conceitos buberianos à luz das condições pós-modernas. Em síntese, a pesquisa propõe uma alternativa reflexiva para o enfrentamento da crise espiritual, ao enfatizar que o resgate do sentido do sagrado depende da reconstrução de vínculos relacionais pautados na abertura, na reciprocidade e no reconhecimento da alteridade, oferecendo subsídios teóricos para a construção de relações mais autênticas.
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Anais do XXI Seminário de Iniciação Científica: Educar é um Ato de Esperança
(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-11-25) UCSal, Universidade Católica do Salvador
O Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC iniciou na UCSAL no ano de 2004, com o objetivo de incentivar e promover a iniciação científica entre os estudantes de graduação, proporcionando a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa científica, com o financiamento das bolsas pela FAPESB. Em 2006, conseguimos implementar bolsas de Iniciação Científicas financiadas pelo CNPq e logo depois, bolsas com recursos próprios da UCSAL. Apesar dos nossos melhores esforços, muito ainda temos que caminhar. É essencial que nossos estudantes estejam totalmente preparados na sua trajetória científica, para que possam ter sucesso profissional e assim produzam conhecimento em melhoria da humanidade, cumprindo suas metas individuais e tornando nosso planeta um lugar melhor, por meio de suas pesquisas e desenvolvimento científicos, e fomentar o interesse pela pesquisa e pela produção científica desde a formação do estudante, além de auxiliá-lo na qualificação de recursos humanos na área científica, promovendo uma maior integração entre a universidade e o mundo acadêmico profissional, esse é o objetivo do PIBIC. Assim, a iniciação científica há muito é reconhecida por nossa Universidade como uma área central da sua política institucional. Contudo, este não é um percurso concluído, novas políticas e práticas institucionais, são necessárias para nos adaptarmos às grandes mudanças que se apresentam em nossos horizontes na contemporaneidade. A UCSal, juntamente com suas instituições parceiras, especialmente as agências de fomento (CNPq e FAPESB) e também ofertando bolsas com recursos próprios, são fundamentais para que possamos trilhar nesse rumo, que se encontra hoje em um importante estado de maturidade que aqui se desvenda nesta reunião científica dos nossos jovens pesquisadores, que ora nos apresentam o fruto de suas investigações. Os trabalhos aqui apresentados, foram desenvolvidos entre outubro de 2024 e setembro de 2025, orientados por nossos pesquisadores, dedicados à pesquisa, em busca do domínio das ferramentas indispensáveis para a construção do conhecimento científico de qualidade. Nossos estudantes se dedicam incansavelmente a este labor científico, dentro e fora da Universidade, conduzindo muitas dessas experiências para horizontes ainda mais longínquos, quando oferecem o conhecimento produzido no cenário acadêmico, em outros centros de pesquisa especializados e em várias publicações, onde possibilita, então, o trânsito desses jovens cientistas em ambientes diferenciados de construção do saber acadêmico, que os torna ainda mais sincrônicos à perspectiva do pensar e do fazer científico. Neste momento entregamos os trabalhos dos nossos jovens pesquisadores ao serviço da humanidade.
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Demandas psicológicas em alunos típicos do Ensino Fundamental II: o olhar da psicologia escolar
(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-12-11) Santos, Sabrina Alcantara dos; Hide, Eurides Simões Soares (Orient.); Chagas, Naiane Maria Luca das (Membro da Banca); Sena, Isael de Jesus (Membro da Banca)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisou, a partir da perspectiva de psicólogas escolares, as demandas psicológicas mais frequentes entre alunos típicos do Ensino Fundamental II, buscando compreender de que maneira essas questões interferem no desenvolvimento social e no desempenho acadêmico desses estudantes. O estudo teve como objetivo explorar o impacto dessas demandas no rendimento escolar e nas relações sociais, identificar dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas apresentadas por esses alunos, além de analisar como essas manifestações se relacionam com o desempenho acadêmico. A pesquisa também incluiu a análise das intervenções utilizadas pelos psicólogas entrevistados, permitindo compreender como esses profissionais manejam as demandas identificadas no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada com 18 participantes, por meio de um levantamento de opinião composto por questões abertas e fechadas, analisadas por frequência e categorização temática. Os resultados evidenciaram que dificuldades emocionais como problemas de autorregulação, reconhecimento de emoções, inseguranças e efeitos do uso intenso de redes sociais são as mais recorrentes, seguidas por desafios comportamentais e cognitivos. Observou-se também fragilidade na parceria escola–família e sinais de imaturidade próprios da faixa etária, fatores que interferem diretamente no processo de aprendizagem. Conclui-se que a psicologia escolar exerce papel fundamental no manejo dessas demandas e na implementação de ações preventivas. A principal contribuição social deste estudo consiste em oferecer subsídios para que escolas, profissionais e gestores compreendam melhor as necessidades dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de práticas que promovam bem-estar, convivência saudável e melhorias no ambiente educacional.
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Recuperação de ácido tereftálico e etilenoglicol a partir da despolimerização alcalina de pet: projeto de uma planta química
(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-12-09) Santos, Franque Railan Batista dos; Bones, Mariana Karkow; Oliveira, Rayane da Silva; Santos, Samantha Maria Silva; Conceição, Wagner Almeida Mônaco (Orient.); Santos, Celia Regina Bastos dos (Membro da Banca); Bastos, Luciane Conceição Silva (Membro da Banca)
O poli(tereftalato de etileno) (PET) é um dos termoplásticos mais utilizados no mundo, e seu alto volume de consumo torna indispensável o desenvolvimento de rotas eficientes de reciclagem. Entre essas rotas, a reciclagem química por despolimerização se destaca por permitir a quebra controlada das cadeias do polímero e a recuperação de seus monômeros originais, que podem ser reutilizados na produção de PET virgem ou convertidos em novos produtos. Neste trabalho, investigou-se a despolimerização alcalina do PET por hidrólise em solução de NaOH, avaliando-se experimentalmente a influência de variáveis como concentração da solução alcalina, temperatura e tempo de reação, com o objetivo de identificar as condições mais favoráveis à obtenção de ácido tereftálico (TPA) e etilenoglicol (EG). Além da etapa laboratorial, realizou-se o desenvolvimento e o dimensionamento de uma planta química para o processo, integrando cálculos de balanço de massa e balanço energético, bem como a definição e dimensionamento dos principais equipamentos, incluindo reator, trocadores de calor, coluna de separação, filtros e tanques. Os resultados permitiram propor um processo contínuo e tecnicamente consistente, com recuperação eficiente dos monômeros e potencial para aplicação em escala industrial, contribuindo para estratégias de circularidade e valorização de resíduos plásticos.
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Desafios e impactos da implementação do IVA Dual na atividade portuária: uma análise da reforma tributária através do estudo de caso da CODEBA
(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-10-20) Leite, Luan Nonato Rangel; Lopes, Mariana Carvalho de Jesus; Gomes, Ana Paula Alves (Orient.); Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Membro da Banca); Leite, Adriana Rangel (Membro da Banca)
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional no 132, introduziu o modelo do Imposto sobre Valor Agregado (IVA Dual), composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Essa mudança representa uma das transformações mais significativas do sistema tributário brasileiro, com potenciais efeitos sobre a competitividade empresarial, a simplificação da arrecadação, o equilíbrio federativo e suscita a seguinte questão: quais são os principais desafios e impactos da implementação do IVA Dual na atividade portuária, a partir do estudo de caso da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA)? Tomando como estudo de caso a CODEBA, este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da transição para o novo modelo tributário no período de 2024 e 2025. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica combinada, que articula: (i) pesquisa documental, com análise de demonstrações financeiras, balancetes e estatuto social da empresa referentes a 2024; e (ii) pesquisa de campo, realizada por meio de questionário aplicado a um profissional da área contábil da companhia, permitindo compreender práticas internas e percepções sobre a reforma. Os resultados apontam que, no regime tributário atual, a CODEBA registra carga tributária efetiva próxima de 19% da receita bruta, totalizando cerca de R$ 54,9 milhões em 2024. Com a adoção do IVA Dual, estima-se um aumento inicial dessa carga para aproximadamente 25%, o que pode pressionar margens operacionais e reduzir a competitividade frente a terminais privados e portos internacionais. Conclui-se que, embora a reforma prometa simplificação e maior transparência, sua implementação exige da companhia adaptações relevantes, como revisão de contratos, fortalecimento de processos de compliance e investimentos em tecnologia e planejamento tributário.