menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Coelho, Maria Luiza da Silva"

Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    Educação como instrumento de realização de sentido: a luz da Logoterapia e Análise Existencial em o primeiro da classe
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Adiane de Souza Santos dos; Coelho, Maria Luiza da Silva; Souza, Taise Rodrigues Pereira de; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    Este artigo analisa o filme “O Primeiro da Classe” à luz da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a educação como instrumento de realização de sentido. A metodologia qualitativa baseia-se em revisão bibliográfica e análise interpretativa de falas e ações de Brad Cohen, protagonista que supera os desafios da síndrome de Tourette e transforma adversidades em propósito. Fundamentado nos conceitos de Viktor Frankl, o estudo aborda a Logoeducação como prática que transcende técnicas pedagógicas, promovendo uma visão humanizadora que valoriza a singularidade de cada aluno. Brad exemplifica o papel do educador como mediador de sentidos, capaz de inspirar inclusão, empatia e autotranscendência. O trabalho reforça a relevância da educação como resposta às crises existenciais e desintegração de valores na atualidade, destacando seu potencial para o desenvolvimento integral do ser humano e para uma sociedade mais ética e solidária.
  • No Thumbnail Available
    Item
    O sentido do amor conjugal: uma análise do filme quarto de guerra sob a ótica da logoterapia e análise existencial
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Isabela Maria Lima; Coelho, Maria Luiza da Silva; Santos, Vinícius Cerqueira Bastos dos (Orient.)
    Este estudo oferece uma reflexão teórica e prática da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a importância do amor na relação conjugal sustentado pela busca de sentido e valores existenciais. Na contemporaneidade, o amor conjugal é frequentemente idealizado e associado ao prazer imediato, ignorando os desafios e os compromissos necessários para uma relação. A pesquisa revisa a literatura sobre o conceito de amor nas obras de Viktor Frankl e realiza uma análise filmográfica do longa “Quarto de Guerra” das cenas-chave e diálogos envolvendo os personagens Elizabeth, Tony Jordan e Clara Williams. A análise evidencia que a Logoterapia, com sua ênfase na busca por sentido e valores existenciais, contribui para uma compreensão mais fecunda e prática das dinâmicas conjugais. Ao reconfigurar as relações em torno do verdadeiro sentido do amor, propósito e do compromisso, a terceira escola vienense de psicoterapia demonstra possuir caminhos psicoterapêuticos relevantes para enfrentar os desafios do casamento na contemporaneidade.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback