Browsing by Author "Coelho, Maria Luiza da Silva"
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Item Educação como instrumento de realização de sentido: a luz da Logoterapia e Análise Existencial em o primeiro da classe(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Adiane de Souza Santos dos; Coelho, Maria Luiza da Silva; Souza, Taise Rodrigues Pereira de; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)Este artigo analisa o filme “O Primeiro da Classe” à luz da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a educação como instrumento de realização de sentido. A metodologia qualitativa baseia-se em revisão bibliográfica e análise interpretativa de falas e ações de Brad Cohen, protagonista que supera os desafios da síndrome de Tourette e transforma adversidades em propósito. Fundamentado nos conceitos de Viktor Frankl, o estudo aborda a Logoeducação como prática que transcende técnicas pedagógicas, promovendo uma visão humanizadora que valoriza a singularidade de cada aluno. Brad exemplifica o papel do educador como mediador de sentidos, capaz de inspirar inclusão, empatia e autotranscendência. O trabalho reforça a relevância da educação como resposta às crises existenciais e desintegração de valores na atualidade, destacando seu potencial para o desenvolvimento integral do ser humano e para uma sociedade mais ética e solidária.Item O sentido do amor conjugal: uma análise do filme quarto de guerra sob a ótica da logoterapia e análise existencial(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Isabela Maria Lima; Coelho, Maria Luiza da Silva; Santos, Vinicius Cerqueira Bastos dos (Orient.)Este estudo oferece uma reflexão teórica e prática da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a importância do amor na relação conjugal sustentado pela busca de sentido e valores existenciais. Na contemporaneidade, o amor conjugal é frequentemente idealizado e associado ao prazer imediato, ignorando os desafios e os compromissos necessários para uma relação. A pesquisa revisa a literatura sobre o conceito de amor nas obras de Viktor Frankl e realiza uma análise filmográfica do longa “Quarto de Guerra” das cenas-chave e diálogos envolvendo os personagens Elizabeth, Tony Jordan e Clara Williams. A análise evidencia que a Logoterapia, com sua ênfase na busca por sentido e valores existenciais, contribui para uma compreensão mais fecunda e prática das dinâmicas conjugais. Ao reconfigurar as relações em torno do verdadeiro sentido do amor, propósito e do compromisso, a terceira escola vienense de psicoterapia demonstra possuir caminhos psicoterapêuticos relevantes para enfrentar os desafios do casamento na contemporaneidade.