Browsing by Author "Fabris, Lucinara Santos"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
Item Estudos sobre o ensino superior: educação ao longo da vida(Universidade Católica do Salvador, 2020-10) Fabris, Lucinara Santos; UCSAL, Universidade Católica do SalvadorItem Política Nacional de Pós-Graduação e os entraves da evasão em mestrado e doutorado: Realidade e contradições – 2011 a 2022.(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-02-24) Fabris, Lucinara Santos; Sá, Kátia Oliver de (Orient.)Esta pesquisa partiu da pergunta central: Que indicadores de realidade e contradições podem ser identificados no balanço da produção do conhecimento stricto sensu sobre os entraves do fenômeno da evasão em cursos de mestrado e doutorado no Brasil considerando a relação com a expansão promovida pela política do Plano Nacional de Pós-Graduação – 2011 a 2020? Objetivou identificar em dez (10) dissertações e teses produzidas no período de 2011 a 2022, os indicadores de realidade e contradições que determinam entraves do fenômeno da evasão em cursos de mestrado e doutorado no Brasil considerando a relação contraditória, advinda da expansão promovida pela Política do Plano Nacional de Pós-Graduação. É uma pesquisa exploratória e do tipo documental, que inicialmente realizou um levantamento extenso de estudos antecedentes; em seguida, uma análise do marco legal com destaque às principais legislações da Pós-Graduação no Brasil para identificar indicadores de realidade e contradições; foi realizado um balanço da produção do conhecimento de dez (10) dissertações e teses com uma análise de conteúdo, com vistas a identificar o que dizem os(as) pesquisadores sobre a proposta da política de expansão do Plano Nacional de Pós-Graduação – 2011 a 2020 e reconhecer indicadores de realidade e contradições advindos da política de expansão (X) evasão de alunos(as). Para atender a esse processo de análise de conteúdo, as categorias levantadas foram: política de expansão (X) evasão de alunos(as) a partir do PNPG; b) fenômeno da evasão ; c) determinações dos “entraves da evasão” – (dificuldades e obstáculos) d) expansão do ensino superior. Quanto aos resultados principais da pesquisa, concluiu-se, que há contundentes indicadores de evasão que se aglutinam em duas dimensões: 1. Dimensão interna - ausência de diálogo/afinidade com orientadores(as) pesquisadores dos PPG; dificuldade do aluno(a) em se adaptar ao ambiente acadêmico da pós-graduação; fragilidade na capacidade de desenvolver a escrita científica para atender a produção da dissertação e/ou tese em tempo hábil; 2. Dimensão externa - ausência de organização do tempo acadêmico a ser dedicado ao trabalho necessário para a formação do mestrado e/ou doutorado por conta de trabalho para se manter economicamente; condições socioeconômicas dificultosas para manter as despesas de estudos no tempo previsto da formação. Enquanto, possibilidades de superação dessa realidade contraditória, apontamos a necessidade de atenção aos indicadores de avaliação dos PPG (anual e quadrienal) e na constante escuta de alunos (as) que evadem dos cursos para levantar medidas de gestão, que desenvolvam ações preventivas nos cursos de mestrado e doutorado.Item Programa de iniciação à pesquisa científica e contribuições para a formação do estudante de graduação e a consolidação da pesquisa na Universidade Católica do Salvador(Universidade Católica do Salvador, 2018-07-30) Fabris, Lucinara Santos; Freitas, Kátia Siqueira de; http://lattes.cnpq.br/1543244612205119; Pinto, Isabela Cardoso de Matos; Carvalho, Inaiá Maria Moreira deThis study aims to study the initiation program for scientific research and contributions to undergraduate student training and the consolidation of research at the Catholic University of Salvador - UCSAL, focusing on the academic and scientific contributions of the Institutional Scholarship Program of Scientific Initiation - PIBIC for undergraduate scholarship students and for the consolidation of research and research groups in undergraduate and postgraduate studies at UCSAL. The research methodology used an explanatory and descriptive qualitative approach. The study comprised: a) bibliographic review; b) analysis of official documents of CNPq, FAPESB and UCSAL; c) observation of PIBIC scholarship students in CI activities and seminars held at UCSAL in 2016, at the Federation campus, and 2017, at the Pituaçu campus; d) participation of the researcher in the writing workshops, aimed at PIBIC grantees. The data collection instruments used were: two online questionnaires, composed of 24 questions for the scholarship students and 16 questions for the guiding teachers. The questions were, distributed between closed and open questions, all developed and applied with the google doc form. The data collected were analyzed according to Ludke (1986), through four main categories: 1) profile of the respondents; 2) scope of CI activity and expectations of future trajectories; 3) contributions of the CI activity to the PIBIC student stock; 4) contributions of IC activities to the consolidation of research and research groups in undergraduate and postgraduate studies at UCSAL. The subjects that participated in the research were: a) the PIBIC scholarship students of UCSAL who were part of the program between the years of 2015.2 to 2018.1; b) the current teachers guiding the GDPIC in the same period; c) and PIBIC commission members in the same period and administrative technical official. The main findings were: Both PIBC students and guiding teachers recognize the contribution and relevance of PIBIC in undergraduate education; another important point pointed out by the respondents was the importance of participating in IC seminars promoted annually by UCSAL; the participation of PIBIC students in national and international congresses, because for them it is an important moment when the results of their research are socialized and publicized; the participation of PIBIC in research groups, at this time PIBIC scholarship student can interact with professors researchers, masters and doctoral students. According to the respondents of this research they reported that after participating in PIBIC, they developed skills such as: knowledge in scientific methods, critical spirit, interest in research, autonomy.