Browsing by Author "Fornasier, Rafael Cerqueira (Coorient.)"
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Item Amor: conceito e problemática na antiguidade e na contemporaneidade(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2018-07-20) Menezes, Jairo de Jesus; Petrini, João Carlos (Orient.); Fornasier, Rafael Cerqueira (Coorient.)Esta tese de doutorado tem por objetivo analisar as diversas modalidades do conceito de Amor na filosofia antiga para alcançar a melhor compreensão do seu conceito na cultura contemporânea e suas implicações na vivência do afeto. Para efetivá-lo, realizou-se um estudo teórico, de caráter conceitual, circunscrita no bojo de um problema: O conceito Amor corresponde com a realidade a qual as famílias estão inseridas no seu cotidiano? Para alcançar essa finalidade, foram analisados os seguintes objetivos específicos: demarcar, na filosofia antiga a compreensão do conceito de amor, sua situação e o posicionamento analítico na sociedade contemporânea; analisar as principais obras como referência sobre o conceito de amor como expressão de intimidade e verdadeiro sentido na comunidade e sua explicitação concreta e investigar a relação do conceito de Amor na sua banalidade, com o conceito de Amor na sua qualidade de relação para com o outro. A pesquisa nos conduz à seguinte problemática: como incrementar o conhecimento sobre o verdadeiro sentido do conceito Amor na família, nesta sociedade Contemporânea? Em nossa perspectiva, as discussões epistemológicas foram uma riqueza para a estrutura de um conceito sobre algo que é, de certa forma, desprovido de conceito devido a sua própria natureza. O nosso ponto de partida foi, de fato, os pressupostos ontológicos dos nossos predecessores, as produções teóricas e epistemológicas. Sendo assim, esse estudo é constituído por uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de material já elaborado sobre a temática do amor, constituiu-se em uma pesquisa de análise bibliográfica. Os principais resultados conceituais foram que a sociedade contemporânea traz no seu âmago relacional uma influência determinante para direcionar o seu propósito de vida na relação amorosa, portanto, o outro é percebido em muitos casos como um ideal a ser alcançado e a insatisfação relacional provem desse aspecto devido à uma falsa noção do amor platônico que está inerente a mesma relação. Identificou-se também que o amor de amizade influencia, porém não é um fator determinante para aprofundar o relacionamento, com isso, consequentemente, se tem uma perca de sentido do verdadeiro sentido do amor no relacionamento. Conclui-se então que o amor é uma realidade complexa e que exige maiores estudos, no entanto, o amor não comporta nenhum conceito, pois ele é dito de diversas formas.Item O adolescente (des) conectado em teias de relações(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-03-23) Brandão, Elenilda Alves; Carrera, Gilca Oliveira (Orient.); Fornasier, Rafael Cerqueira (Coorient.)Esse estudo busca identificar e analisar as teias relacionais dos adolescentes em meio à conectividade na realidade contemporânea, procurando destacar as modificações que as TICs vêm interferindo na dinâmica das relações interpessoais construídas/ demolidas pelos adolescentes. Os participantes da pesquisa, adolescentes do sexo feminino e masculino e nenhum declarou ter outra orientação sexual. Foram estudantes de uma escola da rede pública de ensino (ERPU), e outra escola particular (EPR) de uma cidade do interior da Bahia. Buscou- se analisar, sob a tríade familiar-educacional-social, a intervenção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) entre os espaços dialógicos ocupados/desocupados pelo adolescente (des) conectado, ou seja, que se desconectam da realidade e se conectam a outras, especificamente a partir do uso do instrumento mais utilizado por este público, o celular. Tomou-se por referência algumas demarcações teórico filosóficas, cujas inserções contextualizam conceitos como: diferença, (Deleuze; Guatarri); adolescência(s) (Calligaris); família, TDIC, (Harari) relações, educação/dialogicidade, (Paulo Freire). Trata-se de uma abordagem qualitativa exploratória. Qualitativa quando ressalta as experiências humanas nos ambientes onde acontecem, englobando as suas complexidades no terreno das inter-relações experienciadas pelos sujeitos na vida real (MINAYO, 2008). Exploratória, pois, instiga um fenômeno pouco investigado, buscando salientar fatos ainda não revedo sobe o mesmo (GIL, 2002). O estudo aconteceu no recorte histórico contemporâneo no período pré-pandêmico e pandêmico, o que resultou numa leitura da realidade experienciada pelos adolescentes intrinsecamente relacionados nos eixos: relações, TICs e a pandemia da COVID-19. Participaram da pesquisa 14 adolescentes, 8 estudantes da (ERPU) e 6 da (ERP), com idade entre 14 e 17 anos. Por possibilitar a abordagem de questões objetivas e subjetivas e favorecer a expressividade livre dos participantes, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, o instrumento de pesquisa, o roteiro de entrevista com cerca de 14 perguntas objetivas e subjetivas, audiogravadas e transcritas. O tratamento dos dados coletados seguiu a anásile de conteúdo sob a visão de Bardim (2002). Em seu conjunto, os resultados apresentam influências das TDIC como aproximações/distanciamentos nas relações instituídas pelos adolescentes no contexto pandêmico; contradições na realidade sociopolítica, tal como acessos aos bens tecnológicos.