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Browsing by Author "Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)"

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    Arte no território à beira mar do Rio Vermelho: paisagens de Salvador
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2021-04-19) Caldas, Jurema Castro Couto; Jurema de Jequiricá; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.); Castro, Jânio Roque Barros de (Membro da Banca); Mourad, Laila Nazem (Membro da Banca)
    A presente pesquisa tem como objetivo trazer considerações sobre a arte na cidade contemporânea, tendo como recorte de estudo o território afetivo à beira mar do Rio Vermelho, bairro de Salvador, onde ocorrem diversos encontros culturais. Na cidade contemporânea, a obra de arte pode ser vista como um lugar de (re)significações plurais escritas a partir da multiplicidade de expressões artísticas e suas diversas maneiras de exposição, concepção e discurso. Nesta cena emerge a arte urbana enquanto fenômeno metafórico que representa os diálogos com o ser humano, com o território e com a cultura. Considerando a relação sagrada e profana presentes no dia de Iemanjá, e a suas representações imaginárias e simbólicas no inconsciente coletivo, busca-se, através de uma pesquisa qualitativa e estudo de campo realizado através da performance, analisar como a arte se manifesta sendo um “caminho do meio”, assim como perceber as relações entre a cidade, a arte e o sujeito. A arte à beira mar do Rio Vermelho revela as relações do sujeito social que se interpela pela arte, se influencia pela identidade territorial do espaço e suas narrativas que configuram uma representação para o bairro em épocas festivas. É diante dessa perspectiva que a performance e as poéticas visuais são entendidas aqui como uma obra de arte capaz de apreender o olhar do que é ver e ser visto. Nota-se assim, que através da performance e das poéticas visuais podemos afirmar que a arte é o caminho do meio, onde as territorialidades se expressam como elemento oxigenador da realidade e que as percepções e olhares se constituem de maneiras diferentes.
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    Educação e novas tecnologias para o desenvolvimento social: duas experiências em escolas do ensino público e privado na cidade de Salvador-Ba
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2020-03-27) Domingues, Sérgio da Silva; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.); Delaporte, Maya Constance Manzi (Membro da Banca); Magalhães, Selma Reis (Membro da Banca)
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como se encontra o acesso e uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTDIC) no ambiente educacional, público e privado, a partir do contexto educacional presente na cidade de Salvador no estado da Bahia, em duas escolas distintas, sendo elas: o Colégio público Estadual Edvaldo Brandão Correia, e o Colégio Villa Campus. Considera-se como Novas Tecnologias de Informação e Comunicação as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da era digital (internet, celular televisão digital, computadores, tablets, etc.). Nesse sentido, o estudo visa mostrar as consequências do uso das NTICs na prática cotidiana de educadores e educadoras em espaços diferenciados que produzem significado na vida dos educandos. A metodologia empregada na pesquisa e que nos auxilia no processo de escrita, é de cunho qualitativo, a qual possibilitou a aplicação dos questionários realizados e a avaliação dos dados e enunciados obtidos. Na análise dos dados coletados, verificou-se que as tecnologias fazem parte da vida de muitos educandos, mas é necessário avaliá-la de modo crítico, pois seu acesso ainda está restrito a uma pequena parcela da população. Além disso, a sua incorporação no âmbito educativo promove a criação de novos entornos didáticos que afetam de maneira direta, tanto os atores do processo de ensino e aprendizagem, como o próprio cenário da escola.
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    Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades em três colégios públicos de salvador/BA (2020 - 2023)
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-04-15) Lima, Lílian Magalhães Santos; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)
    As tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, e com a disruptividade de padrões proporcionada pela pandemia de Covid-19, o seu uso foi intensificado em todos os setores possibilitando a continuidade de diversas atividades, dentre elas as educacionais, viabilizadas através do ensino remoto. Neste contexto, objetivou-se analisar o ensino vinculado às tecnologias durante o período da pandemia e pós-pandemia, especificamente entre 2020 a 2023, a partir das práticas adotadas em três colégios públicos de Salvador-BA, o Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia e o Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizados em territórios distintos da cidade. A fim de possibilitar uma análise mais abrangente, o estudo comparativo de cunho quali/quantitativo, com abordagem multidisciplinar, buscou referenciar experiências relatadas pelos professores e gestores dos referidos colégios, com base em indicadores de desafios e possibilidades evidenciados a partir do levantamento de dados, coletados por meio de questionário disponibilizado durante o período de março a abril de 2023. Apesar de considerar que nem todos os colégios citados tiveram/têm a mesma desenvoltura com o uso das tecnologias, foi possível observar que mesmo com os inúmeros desafios encontrados para adequação ao cenário proporcionado pela pandemia, a maioria dos respondentes conseguiu utilizar as ferramentas digitais para executar as atividades remotamente, mesmo não considerando esta a melhor modalidade de ensino, vislumbrando, inclusive, o uso das tecnologias pós-pandemia de forma indissociável da educação, porém ressalvando a necessidade ainda de investimento para lidar com as TICs agregadas a sala de aula de forma equitativamente inclusiva.
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    Florim: a representação da mulher negra na cidade de Salvador
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-04-22) Macedo, Isabele Brotas do Rosário; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)
    A presente dissertação objetiva refletir sobre a representação da mulher negra na cidade de Salvador através da trajetória da personagem Dita, na obra Florim (2020), da escritora baiana Luciany Aparecida, que assina a obra por Ruth Ducaso. A partir de uma perspectiva multidicsiplinar embasada nos estudos sobre interseccionalidade, estudos urbanos e literários propostos por González (2020), Santos (2020) e Dalcastagné (2012), o trabalho está organizado em três capítulos que estabelecem esforços analíticos para pensar sobre a questão dos limites e possibilidades impostas à mulher negra nos espaços urbanos, na Literatura e na sociedade, o trabalho resulta na percepção de que o racismo, o capitalismo e o patriarcado atuam juntos como forças opressoras que limitam, excluem e invalidam a presença da mulher, em qualquer desses espaços, e a escrita literária da mulher negra resulta em contraponto às formas de opressões gerenciadas pela raça, classe e gênero que encena um caminho de liberdade onde as territorialidades femininas e negras se fazem presentes.
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    O direito da mulher à cidade: opressões no espaço público de Itabuna-Ba
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-04-20) Nascimento, Milena Damasceno; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.); Oliveira, Liana Silvia Viveiros de Viveiros (Coorient.)
    O processo de formação das cidades se deu de forma patriarcal e racista, onde somente os homens brancos tinham o direito à participação e guiavam as decisões relacionadas ao planejamento urbano para atenderem às suas necessidades e desejos. Com isso, as mulheres tiveram a sua presença e permanência no espaço público segregadas e as cidades foram postas como espaços que não as pertencem. A cidade de Itabuna, localizada no sul do Estado da Bahia, não foge à regra. Seu ordenamento urbano parte de uma visão androcêntrica, onde as mulheres estão sujeitas a seguir um papel social e um comportamento pré-definido para evitar sofrer assédio e violência de gênero. A pesquisa tem como objetivo principal analisar em quais dimensões o ordenamento da cidade interfere no exercício do direito à cidade das mulheres de Itabuna. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários, tanto no Centro da cidade quanto de forma online, com mulheres cisgênero e transgênero, entre dezoito e setenta anos, com o intuito de apreender como são suas rotinas na cidade, de que forma o espectro da violência interfere em seus caminhos, quais as emoções atreladas às suas vivências e como esses fatores interferem não só no seu direito à cidade como também no seu entendimento do que é a cidade. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, com foco na análise das subjetividades presentes nos relatos fornecidos pelas entrevistadas. Por meio de quadros, gráficos, nuvem de palavras e mapeamento colaborativo, desenvolvidos através desta análise, é possível constatar que o espectro do medo orienta a forma como as mulheres de Itabuna vivenciam e interpretam a cidade. As discussões estão apoiadas em um referencial teórico multidisciplinar nos estudos de gênero, cuidado, planejamento urbano e direito à cidade, guiadas autores e autoras com contribuições relevantes e atuais sobre os temas, como David Harvey (2022), Lefebvre (2016), Leslie Kern (2021), Maricarmen Gómez (2022) e Serafina Amoroso (2022). Os resultados aqui apresentados demonstram que o urbanismo e o planejamento urbano da cidade necessitam ser repensados a partir de uma perspectiva de gênero que inclua as experiências das mulheres em suas políticas públicas e propriamente urbanas. Além disso, é proposta a via da socialização do cuidado, entendendo que, por serem as maiores responsáveis pelo trabalho de cuidado, as mulheres necessitam que haja uma coexistência entre o espaço privado e público, que possibilite a divisão destas tarefas e o alívio em suas jornadas de trabalho, para que assim elas consigam dispor de tempo para atuar como agentes participativas e transformadoras nas esferas de decisão que envolvem o planejamento das cidades.

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