Browsing by Author "Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)"
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Item Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades em três colégios públicos de salvador/BA (2020 - 2023)(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-04-15) Lima, Lílian Magalhães Santos; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)As tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, e com a disruptividade de padrões proporcionada pela pandemia de Covid-19, o seu uso foi intensificado em todos os setores possibilitando a continuidade de diversas atividades, dentre elas as educacionais, viabilizadas através do ensino remoto. Neste contexto, objetivou-se analisar o ensino vinculado às tecnologias durante o período da pandemia e pós-pandemia, especificamente entre 2020 a 2023, a partir das práticas adotadas em três colégios públicos de Salvador-BA, o Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia e o Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizados em territórios distintos da cidade. A fim de possibilitar uma análise mais abrangente, o estudo comparativo de cunho quali/quantitativo, com abordagem multidisciplinar, buscou referenciar experiências relatadas pelos professores e gestores dos referidos colégios, com base em indicadores de desafios e possibilidades evidenciados a partir do levantamento de dados, coletados por meio de questionário disponibilizado durante o período de março a abril de 2023. Apesar de considerar que nem todos os colégios citados tiveram/têm a mesma desenvoltura com o uso das tecnologias, foi possível observar que mesmo com os inúmeros desafios encontrados para adequação ao cenário proporcionado pela pandemia, a maioria dos respondentes conseguiu utilizar as ferramentas digitais para executar as atividades remotamente, mesmo não considerando esta a melhor modalidade de ensino, vislumbrando, inclusive, o uso das tecnologias pós-pandemia de forma indissociável da educação, porém ressalvando a necessidade ainda de investimento para lidar com as TICs agregadas a sala de aula de forma equitativamente inclusiva.Item Florim: a representação da mulher negra na cidade de Salvador(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-04-22) Macedo, Isabele Brotas do Rosário; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)A presente dissertação objetiva refletir sobre a representação da mulher negra na cidade de Salvador através da trajetória da personagem Dita, na obra Florim (2020), da escritora baiana Luciany Aparecida, que assina a obra por Ruth Ducaso. A partir de uma perspectiva multidicsiplinar embasada nos estudos sobre interseccionalidade, estudos urbanos e literários propostos por González (2020), Santos (2020) e Dalcastagné (2012), o trabalho está organizado em três capítulos que estabelecem esforços analíticos para pensar sobre a questão dos limites e possibilidades impostas à mulher negra nos espaços urbanos, na Literatura e na sociedade, o trabalho resulta na percepção de que o racismo, o capitalismo e o patriarcado atuam juntos como forças opressoras que limitam, excluem e invalidam a presença da mulher, em qualquer desses espaços, e a escrita literária da mulher negra resulta em contraponto às formas de opressões gerenciadas pela raça, classe e gênero que encena um caminho de liberdade onde as territorialidades femininas e negras se fazem presentes.Item O direito da mulher à cidade: opressões no espaço público de Itabuna-Ba(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-04-20) Nascimento, Milena Damasceno; Jesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.); Oliveira, Liana Silvia Viveiros de Viveiros (Coorient.)O processo de formação das cidades se deu de forma patriarcal e racista, onde somente os homens brancos tinham o direito à participação e guiavam as decisões relacionadas ao planejamento urbano para atenderem às suas necessidades e desejos. Com isso, as mulheres tiveram a sua presença e permanência no espaço público segregadas e as cidades foram postas como espaços que não as pertencem. A cidade de Itabuna, localizada no sul do Estado da Bahia, não foge à regra. Seu ordenamento urbano parte de uma visão androcêntrica, onde as mulheres estão sujeitas a seguir um papel social e um comportamento pré-definido para evitar sofrer assédio e violência de gênero. A pesquisa tem como objetivo principal analisar em quais dimensões o ordenamento da cidade interfere no exercício do direito à cidade das mulheres de Itabuna. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários, tanto no Centro da cidade quanto de forma online, com mulheres cisgênero e transgênero, entre dezoito e setenta anos, com o intuito de apreender como são suas rotinas na cidade, de que forma o espectro da violência interfere em seus caminhos, quais as emoções atreladas às suas vivências e como esses fatores interferem não só no seu direito à cidade como também no seu entendimento do que é a cidade. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, com foco na análise das subjetividades presentes nos relatos fornecidos pelas entrevistadas. Por meio de quadros, gráficos, nuvem de palavras e mapeamento colaborativo, desenvolvidos através desta análise, é possível constatar que o espectro do medo orienta a forma como as mulheres de Itabuna vivenciam e interpretam a cidade. As discussões estão apoiadas em um referencial teórico multidisciplinar nos estudos de gênero, cuidado, planejamento urbano e direito à cidade, guiadas autores e autoras com contribuições relevantes e atuais sobre os temas, como David Harvey (2022), Lefebvre (2016), Leslie Kern (2021), Maricarmen Gómez (2022) e Serafina Amoroso (2022). Os resultados aqui apresentados demonstram que o urbanismo e o planejamento urbano da cidade necessitam ser repensados a partir de uma perspectiva de gênero que inclua as experiências das mulheres em suas políticas públicas e propriamente urbanas. Além disso, é proposta a via da socialização do cuidado, entendendo que, por serem as maiores responsáveis pelo trabalho de cuidado, as mulheres necessitam que haja uma coexistência entre o espaço privado e público, que possibilite a divisão destas tarefas e o alívio em suas jornadas de trabalho, para que assim elas consigam dispor de tempo para atuar como agentes participativas e transformadoras nas esferas de decisão que envolvem o planejamento das cidades.