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Browsing by Author "Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.)"

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    A competitividade das instituições bancárias brasileiras com o crescimento das FINTECHS
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-05) Jesus, Daniel Falcão de; Fernandes, Jesus José da Silva; Peixinho, Lucas Vieira; Oliveira, Rodrigo Cardoso de; Silva Filho, Wagner Luiz Pereira da; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Sanches, Cristina Argiles (Membro da Banca); Seixas, Patrícia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)
    Este artigo irá trazer um panorama da história dos bancos no Brasil, desde sua fundação até os dias atuais. Destacamos a importância dos bancos como intermediários financeiros ao longo da história, exercendo funções como emprestadores, cambistas, depositários e garantidores de transações econômicas, explanando um panorama histórico da evolução dos bancos no Brasil, evidenciando momentos-chave, crises e transformações ao longo do tempo. O artigo também irá abordar o surgimento das fintechs, mostrando-as que são empresas que utilizam tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma inovadora e eficiente, que elas surgiram como alternativa aos bancos tradicionais, oferecendo soluções mais simples, baratas e acessíveis para a população e que a crise financeira de 2008 e a evolução tecnológica foram fatores que impulsionaram o seu surgimento. Traremos também que no Brasil existem diversas categorias de fintechs, como as de investimento, criptomoeda e blockchain, seguros, pagamentos, gestão financeira, crowdfunding, empréstimos, eficiência financeira, contabilidade e negociação de dívidas e que cada categoria oferece soluções específicas para atender às necessidades financeiras dos clientes, que elas estão ganhando espaço no mercado financeiro, antes considerado impenetrável e dominado por grandes bancos, mostrando que o Brasil teve um crescimento expressivo de fintechs e mais de 250 milhões de contas digitais criadas. Por último, mostraremos que as fintechs ainda enfrentam desafios para se consolidar e se diferenciar no mercado brasileiro e que para superá-las, elas precisam contar com uma equipe qualificada, cultura inovadora, estratégia bem definida e execução eficaz e da acessibilidade tecnológica para grande parte da população do Brasil.
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    Análise da metodologia do censo demográfico de 2022: uma realidade vivida em Salvador Bahia
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-11-22) Barreiros, Ana Carolina Dias Portela; Vieira, Bernardo Jorge Gomes; Almeida, Guilherme Bahia Bbraz de; Santos, Rafael Soares dos; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Figueirêdo, Maria Gorete Borges (Membro da Banca); Seixas, Patrícia Conceição Ramos C. Seixas (Membro da Banca)
    O conhecimento sobre a importância da realização do censo é fundamental para obtenção de melhorias na qualidade de vida da população, bem como organizar e administrar os desafios da coleta de informações em esferas da sociedade. O propósito deste estudo é analisar a metodologia do censo demográfico diante das dificuldades encontradas pelos recenseadores durante a coleta dos dados censitários de 2022 nos bairros Boca do Rio e Caminho das Árvores em Salvador, Bahia. O objetivo desse estudo é tornar a coleta dos dados censitários eficaz, para a formulação de políticas públicas feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi abordada em três fases: na primeira fase, foi analisada a importância do censo demográfico, mediante o problema das recusas nas respostas da pesquisa. No segundo momento, foram vistas as estratégias para os recenseadores coletarem informações da população periférica e de áreas nobres. E, por fim, apresenta-se os recursos tecnológicos e meios para o aprimoramento do sistema censitário, com o intuito de melhorar a forma como são coletados, processados e apresentados os resultados à população, com a finalidade de fomentar as políticas públicas. O estudo foi conduzido por meio da revisão de literatura, através de uma abordagem qualitativa. A análise das recusas no censo de 2022, de acordo com o relato de um recenseador, destaca a importância de estratégias eficazes para abordar esses desafios, promovendo melhorias na sociedade. A colaboração entre o IBGE e outros órgãos é fundamental para desenvolver programas, como um aplicativo, mencionado ao decorrer desta pesquisa.
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    Inclusão e diversidade nas organizações
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-06-11) Melo, Anderson Luiz Pinto de; Carvalho, Tiago Santana; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.)
    O presente estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da gestão de pessoas baseada no processo de inclusão e diversidade dentro da organização, investigando como esses elementos influenciam a cultura organizacional, o desempenho dos colaboradores e a reputação da empresa. E como objetivos específicos, temos: identificar os principais conceitos e teorias relacionadas à gestão de pessoas, inclusão e diversidade no ambiente organizacional; analisar as práticas de gestão de pessoas adotadas pela organização em relação à inclusão e diversidade; e avaliar o impacto dessas práticas na cultura organizacional, considerando aspectos como clima organizacional, satisfação dos colaboradores e identificação com os valores da empresa. A pergunta norteadora, se deu a partir do pensamento de "Como a implementação eficaz de práticas de inclusão e diversidade na gestão de pessoas impacta a cultura organizacional e o desempenho dos colaboradores em uma organização?" A inclusão e a diversidade têm se tornado temas cada vez mais relevantes nas organizações contemporâneas, não apenas como uma questão de responsabilidade social, mas também como um fator determinante para o sucesso organizacional. A gestão de pessoas desempenha um papel crucial na promoção desses valores, pois é responsável por criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, capaz de atrair, reter e motivar talentos diversos. Este artigo pretende atender aos envolvidos direta e indiretamente na área da Administração Pública e Privada, voltando-se à necessidade da conscientização da inclusão e diversidade nas empresas. A metodologia se trata de um estudo do tipo levantamento bibliográfico, e para o seu desenvolvimento foram escolhidos as bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library On-line), acessados via internet, foram selecionados artidos e materiais de pesquisam que se adequassem ao tema escolhido, e publicados nos últimos anos. Conclui-se que ao promover um ambiente onde todos os indivíduos têm a oportunidade de contribuir plenamente, as empresas não apenas melhoram seu desempenho interno, mas também fortalecem sua posição no mercado global, garantindo um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva duradoura.
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    Marketing digital: estratégias aplicadas pós-pandemia
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-11-20) Santana, Alessandra Santos; Genaro, Amanda Azevedo; Ramos, Antonio Hercules Barbosa; Pinho Filho, Edivaldo Silva; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Seixas, Patrícia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)
    O século XXI testemunhou avanços tecnológicos impressionantes, notadamente no campo do marketing digital, revolucionando a dinâmica entre empresas e consumidores. A rápida propagação da pandemia acelerou ainda mais essa transformação, desafiando as empresas a ajustarem suas estratégias para o mundo digital. Neste contexto, o marketing digital emergiu como um elemento incontestável e crucial em diversos setores, remodelando completamente a forma como as empresas interagem com seu público. Empresas ágeis e proativas na adaptação de estratégias digitais durante e após a pandemia demonstraram notável resiliência. A capacidade do marketing digital em se ajustar rapidamente às mudanças do ambiente de negócios foi um fator determinante para essas organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das estratégias de marketing digital pós-pandêmicas. Exploraremos as táticas implementadas, identificamos os desafios e avanços no contexto digital e avaliamos como a gestão de marca aliada a estratégias de marketing contribuíram significativamente para o desempenho empresarial nesse cenário em constante evolução.
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    O impacto da inteligência artificial nas empresas: oportunidades e desafios
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-01-23) Santos, Cidlane Damasceno dos; Sacramento, Cristina Barbosa do; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.)
    A inteligência artificial (IA) revolucionou a forma como as empresas operam, oferecendo capacidades avançadas de análise de dados, automação de tarefas e tomada de decisões informadas. Este artigo busca aprofundar o entendimento sobre o impacto da IA na gestão empresarial, explorando suas diversas aplicações, benefícios substanciais e os desafios inerentes à sua adoção. Explorando as oportunidades e desafios na implementação da IA no ambiente corporativo. As vantagens da IA incluem a geração de insights acionáveis para gestores, antecipação de tendências e identificação de oportunidades de negócios. No entanto, a adoção desta tecnologia também traz desafios, como impactos sociais e éticos, além da necessidade de entender suas regulamentações. No entanto, para colher os benefícios plenos da IA, as empresas devem enfrentar os desafios com determinação e adotar uma abordagem estratégica e ética para sua implementação.
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    Superando os desafios dos negócios digitais: uma abordagem baseada na experiência dos marketplaces
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-06-07) Alexandre, Amanda Mirella da Silva; Barros, Daniel Torquato; Souza, Lorena Kelly Pires; Lopes, Tales Henrique Costa; Cerqueira, Thais Gonçalves; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Muniz, Tiago Pereira (Membro da Banca); Seixas, Patricia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)
    O texto aborda os desafios enfrentados pelos negócios digitais, com destaque para o papel dos marketplaces como facilitadores na conexão entre consumidores e empresas. A metodologia empregada neste estudo foi baseada em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Para coletar dados relevantes sobre o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando a revisão da literatura como método. Concluiu-se que o marketplace, em particular, tem contribuído para democratizar o acesso ao mercado digital, permitindo que empresas menores compitam em um ambiente antes dominado pelas grandes corporações e apesar dos desafios enfrentados, as empresas continuam a se beneficiar significativamente ao aderir a essas plataformas, especialmente quando combinam essa estratégia com uma eficiente gestão logística.

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