menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Nery, Maria Goreth e Silva (Membro da Banca)"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    Letramento financeiro em contextos rurais e urbanos: um estudo com jovens da 3ª série do ensino médio
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-05-26) Santos, Deyse Queirós; Mourad, Laila Nazem (Orient.); Santos, Carla Liane Nascimento (Membro da Banca); Faria, Ediênio Vieira de (Membro da Banca); Jesus, Liliane Vasconcelos de (Membro da Banca); Nery, Maria Goreth e Silva (Membro da Banca)
    A construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende do papel da educação na formação de indivíduos críticos e autônomos, capazes de transformar suas realidades. Nesse contexto, o letramento financeiro surge como uma ferramenta essencial para a emancipação social, indo além da mera transmissão de conteúdos técnicos para se constituir como um direito fundamental. Este estudo teve como objetivo analisar como a implementação do letramento financeiro entre alunos da 3ª série do Ensino Médio de Bom Jesus da Lapa-BA e das Escolas Família Agrícola (EFAs) do Território Velho Chico, à luz das novas diretrizes curriculares, se relaciona com as especificidades socioeconômicas e culturais da região, e de que forma pode contribuir para a justiça social e o desenvolvimento local. A pesquisa fundamenta-se na Teoria do Reconhecimento Social e nas práticas associativas solidárias, compreendendo o letramento financeiro como um direito social e uma ferramenta de transformação econômica e cultural. O estudo utilizou uma abordagem metodológica mista (qualitativa e quantitativa), com base em três tipos de pesquisa: bibliográfica, documental e de campo. A etapa de campo foi realizada em seis colégios públicos e privados da cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, envolvendo 91 estudantes da 3ª série do Ensino Médio e entrevistas com suas equipes pedagógicas. Além disso, foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e os Planos de Ensino das EFAs, compondo a dimensão documental da investigação. A análise dos dados foi conduzida com o uso do software MAXQDA, por meio de procedimentos de análise qualitativa e documental. Os resultados indicam que o letramento financeiro é abordado de forma desigual nas EFAs, com pouca integração interdisciplinar e limitada incorporação de tecnologias, o que compromete seu potencial emancipador. A formação docente mostrou-se um fator decisivo, sendo deficitária nas escolas públicas e muitas vezes instrumentalizada nas escolas privadas. Estudos internacionais analisados reforçam a importância de metodologias ativas, centradas no estudante e adaptadas aos contextos socioculturais. Conclui-se que práticas pedagógicas transformadoras, quando bem articuladas às realidades locais, promovem autonomia, cidadania e desenvolvimento sustentável. Reconhecer as EFAs como agentes estratégicos de transformação social é essencial para fortalecer uma educação crítica e comprometida com a justiça social na região do Velho Chico.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback