menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Oliveira, Joelma Cerqueira de"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    Educação inclusiva dos alunos com deficiência na rede pública estadual de Salvador-Ba: desafios e perspectivas
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-03-29) Oliveira, Joelma Cerqueira de; Silva, Maina Pirajá (Orient.)
    Nas últimas décadas, o Brasil tem evidenciado o processo de inclusão social de maneira transformadora. Esses avanços têm se multiplicado a diversos contextos, principalmente na área da educação. Todavia, o número de indivíduos que se apresentam à margem do sistema educacional, sobretudo os que possuem alguma deficiência, ainda é grande, o que demonstra a necessidade de desenvolver e implementar políticas públicas de educação inclusiva mais efetivas. É neste contexto que este trabalho se propôs a responder a seguinte questão norteadora: Qual é a realidade, os desafios e as perspectivas dos atores envolvidos no processo da educação inclusiva dos alunos com deficiência em escolas regulares públicas estaduais de Salvador? O objetivo foi analisar a inclusão desses alunos em escolas públicas de Salvador, tendo como estudos de caso dois colégios da rede estadual: Edvaldo Fernandes e Central da Bahia, cujo intuito é entender as dificuldades e desafios enfrentados para o acesso desses discentes ao ensino. Os caminhos percorridos para a elaboração deste trabalho se embasaram em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como método de procedimento o monográfico (estudos de caso), e foi baseada em uma pesquisa participante. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, coleta de dados em sites oficiais e aplicação de questionários semiestruturados com diferentes atores envolvidos no processo de inclusão escolar, além de observações in loco. Por fim, com os resultados obtidos foi possível identificar que tanto a escola, como os professores, corpo gestor, educandos e familiares precisam se fortalecer enquanto cidadãos e agentes transformadores para mudar a realidade atual que envolve o processo de inclusão escolar, enfrentar os problemas e desafios de forma coletiva para garantir a todos igualdade de oportunidades, e juntos — comunidade e escola —, poderão proporcionar ações que vão assegurar a inclusão dos educandos com deficiência no contexto escolar em Salvador.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback