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Browsing by Author "Pereira, Aliger dos Santos (Membro da Banca)"

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    Caminhos e desafios da educação ambiental: o caso da Escola Municipal Parque Verde, Camaçari - Bahia
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2021) Lima, Carlos Martins Cardoso; Silva, Maina Pirajá (Orient.); Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez (Membro da Banca); Pereira, Aliger dos Santos (Membro da Banca)
    Toda pesquisa é provocada e fomentada por um questionamento que, de certa forma, promove inquietação ao pesquisador. Neste trabalho, essa inquietação encontra-se na relação entre a escola e a Educação Ambiental (EA), mais especificamente, com a forma e com o modo que a educação ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar. A realização de pesquisas que envolvam a educação ambiental centrada no desenvolvimento de habilidades inerentes a este campo do sabe, e com objetivos voltados para a formação da consciência ambiental, traz mudanças, principalmente, de atitudes e valores comportamentais através de ações participativas dos sujeitos em formação. Por conseguinte, o docente nas escolas precisa aos poucos inserir essas habilidades e competências em sua formação inicial e continuada, além de ter clareza em relação à concepção da educação ambiental no cenário atual, para o exercício de seu trabalho pedagógico, traduzido em ações que buscam a manutenção e a melhoria da qualidade de vida. Vale ressaltar que uma concepção distorcida, desconexa sobre educação ambiental no contexto escolar pode vir a provocar o desenvolvimento de uma práxis pedagógica isolada, disciplinar ou pontual, teórica, sem a necessária contextualização, contribuindo para uma visão fragmentada da temática. No cerne desse contexto que visamos investigar de que maneira a educação ambiental está sendo desenvolvida nas escolas públicas no município de Camaçari, estado da Bahia, estudando o caso da Escola Municipal Parque Verde, bem como analisar os desafios da educação ambiental na formação dos seus discentes. Nesse ínterim temos os objetivos específicos pautados em: (i) Indicar e analisar os incentivos à pratica da educação ambiental, as ações pedagógicas e as mais importantes leis e diretrizes; (ii) Ponderar sobre a educação ambiental e o ensino remoto em tempos de pandemia; (iii) Descrever e analisar o processo de ensino-prática da educação ambiental abordado na Escola Municipal Parque Verde; e (iv) Analisar os desafios existentes para o desenvolvimento da educação ambiental em ambiente escolar. A pesquisa também partiu de 3 (três) questões norteadoras: Como a educação ambiental está sendo trabalhada na Escola Municipal Parque Verde? Qual o conhecimento do aluno sobre questões e problemáticas ambientais? Após a pesquisa participante realizada sobre educação ambiental na referida escola, os alunos conseguiram ter uma alteração significativa em relação ao seu entendimento sobre questões e problemáticas ambientais e das consequências e responsabilidades sobre as interações sociedade-natureza, na concepção de meio ambiente de caráter mais político, emancipador e reflexivo? Assim, para esta investigação, quanto ao seu modo operativo e natureza metodológica, optamos para um estudo quali-quanti, centrado nos métodos de procedimentos exploratório e descritivo, articulado a um levantamento bibliográfico e documental. Os resultados obtidos demonstram que a EA não estava sendo abordada com preceitua a Lei, uma vez que ainda existe uma abordagem isolada dessa temática pelas disciplinas. Ao que concerne aos alunos considera-se que foi bem perceptível que não é tão simples para que os discentes entender-se como parte de um meio ambiente equilibrado, quando ela compreende o ser humano como um agente causador de desequilíbrios ambientais. Esta pesquisa pôde demonstrar ser possível a transição de uma concepção ambiental para outra, a depender da maneira como ocorre a inserção da EA no âmbito escolar, além de promover que a EA pode contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilita ampliar a percepção ambiental dos sujeitos envolvidos, mas é válido destacar que nesse processo de investigação reverbera os desafios e possibilidades que se apresentam para a efetivação da educação ambiental no contexto escolar.

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