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Browsing by Author "Pinto, Jeremias Pereira"

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    Uma crítica sobre o racismo científico, o mito da democracia racial e apresentação de um novo olhar sobre racismo no Brasil
    (Universidade Católica do Salvador, 2019-10) Pinto, Jeremias Pereira; Silva, Julie Sarah Lourau Alves da; UCSAL, Universidade Católica do Salvador
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    O desenvolvimento das política culturais do subúrbio ferroviário da Cidade do Salvador – BA: um olhar para o Centro Cultural Plataforma
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-09-18) Pinto, Jeremias Pereira; Silva, Julie Sarah Lourau Alves da (Orient.)
    O objetivo deste estudo é investigar como foram desenvolvidas as Políticas Públicas Culturais no bairro de Plataforma, em Salvador, Bahia, a partir de 2007, ano em que o Cine-Teatro Plataforma passou a ser denominado Centro Cultural Plataforma (CCP). A escolha do espaço para o desenvolvimento deste estudo foi o bairro de Plataforma, parte do aglomerado de bairros localizado no Subúrbio de Salvador, tendo o Centro Cultural Plataforma como objeto de pesquisa. Para melhor apresentar o contexto onde situa-se o objeto estudado, apresenta-se um arcabouço literário que envolve uma abordagem sobre o direito à cultura no Brasil, parte integrante dos direitos fundamentais, art. 215 da Constituição Federal de 1988; traz o processo histórico dos direitos fundamentais; as mudanças legislativas relacionadas aos Governos, criação do Programa Nacional de Apoio à Cultura, Leis de incentivo à cultura; discute a cidade contemporânea, o direito à cidade incluindo as especificidades regionais, as desigualdades e exclusões sociais; apresenta como recorte geográfico as políticas culturais no estado da Bahia, o cenário regional no período de redemocratização do país, após um repressor regime de Ditadura Militar, com ordem cronológica dos principais acontecimentos; dá ênfase ao cenário político no plano municipal, tendo a cidade do Salvador como pano de fundo e os equipamentos culturais no aglomerado de bairros do Subúrbio Ferroviário, instalações/distribuição, buscando compreender a dinâmica social, a aplicação das políticas culturais nesse espaço e finaliza com uma análise sobre o bairro de Plataforma, local onde situa-se o objeto de estudo, desde a sua origem, os sistemas de transportes, de comunicação e infraestrutura, até o ano 2023. A metodologia usada reuniu, além da revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo com relatos de pessoas que participaram da luta pela reabertura do Centro Cultural Plataforma, com contextualização histórica e cultural do equipamento. O levantamento de informações locais forneceu evidências empíricas, o que apoia esta proposição, constituída por experiências vividas, experiências sensoriais da população local, valioso conhecimento para a academia e para a sociedade em geral, pois servem de subsídios teóricos, com vistas a contribuir com a memória popular dos fatos políticos e sociais que compreendem o desenvolvimento das Política Culturais do Subúrbio Ferroviário da cidade do Salvador. Os resultados deste estudo mostraram que a história do Centro Cultural Plataforma não pode ser contada sem que sejam destacadas a luta e a participação dos integrantes dos movimentos populares do subúrbio, peças importantes para reivindicar junto aos dirigentes do Estado, a reabertura de um equipamento que já fazia parte da história e da vida de todos. Também não podemos deixar de fora a importância do bairro de Plataforma e todo o aglomerado de bairros do Subúrbio Ferroviário, no que se refere à sua diversidade cultural. Sendo assim, ratificamos a tese de que as atividades desenvolvidas no e pelo equipamento cultural, bem como o processo de reabertura do Cine Teatro-Plataforma e sua transformação em Centro Cultural, só foram possíveis em resultado de ações promovidas pelo coletivo de ativistas e grupos culturais que mobilizaram a comunidade e buscaram junto à SECULTBA a efetivação das políticas culturais implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, visto que estas não têm se mostrado eficazes, em especial no que se refere à garantia do direito à cultura pelas populações das periferias de Salvador. Dessa forma, esperamos que os entes públicos, principalmente a SECULTBA, busque elaborar e implementar políticas culturais que promovam, de modo efetivo, o direito à cultura no subúrbio, atentando-se para a necessidade de apoiar os grupos, centros e espaços culturais já existentes, nas áreas periféricas da cidade do Salvador, na Bahia.
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    Transformações socioespaciais de Salvador e a formação do subúrbio ferroviário
    (Universidade Católica do Salvador, 2018-10) Pinto, Jeremias Pereira; Souza, Tatiana Araújo de; UCSAL, Universidade Católica do Salvador
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    Transformações socioespaciais do bairro de Itacaranha a partir da abertura da Avenida Afrânio Peixoto em Salvador - BA
    (Universidade Católica do Salvador, 2017-04-06) Pinto, Jeremias Pereira; Alencar, Cristina Maria Macêdo de; http://lattes.cnpq.br/2257876241055037; Vasconcelos, Pedro de Almeida; Lage, Cleuza Santos
    This dissertation entitled Socio-spatial Transformations of the Itacaranha neighborhood from the opening of the Afrânio Peixoto Avenue has the main objective to analyze socio-spatial transformations in the district of Itacaranha resulting from the opening of Afrânio Peixoto Avenue, from 1970 to the present day, in order to understand the conditions of habitability and possibilities of improvement for the residents of the neighborhood. It was established as a main hypothesis that the emergence and population densification of the district of Itacaranha are linked to interventions in the infrastructure of the city of Salvador, specifically the transformations that intensified from the 1970s, specifically the opening of Afrânio Peixoto Avenue, better known like Suburban Avenue. The qualitative approach and techniques of in loco research (focus group, application of questionnaire and bibliographical and documentary research) were adopted. The theoretical bases approached the concepts of city, suburb, periphery and neighborhood. It was observed, through the field visits, that the district of Itacaranha is not a homogeneous space, although they have similarities. In the three sectors (Sector 1 - old, Sector 2 - middle and Sector 3 - recent), it was observed that there are similarities and differences regarding infrastructure deficiencies, such as lack of asphalt cover, garbage, public transportation, education and leisure equipment. The analyzes of the conversations with the local inhabitants, the sources of documentary and photographic information proved the initial hypothesis that the opening of Afrânio Peixoto Avenue brought significant transformations to the district of Itacaranha, which formed only by villages, traditional communities of fishermen and vacationers to become a densely occupied neighborhood, also moved by the transformations in space, by the installation of in the most diverse segments: mechanical workshops, construction material, fuel, etc.

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