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Browsing by Author "Rabinovich, Elaine Pedreira (Superv.)"

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    Análise documental em dissertações e teses: educação e contextos familiares no Programa de Família na Sociedade Contemporânea (2014-2024)
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-09-05) Azambuja, Rosa Maria da Motta; Rabinovich, Elaine Pedreira (Superv.)
    O estudo da família, constitui um amplo campo de investigação, tendo em vista o interesse de pesquisadores nas áreas das ciências humanas e sociais. O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar o que foi produzido sobre o tema “Educação”. Trata-se de uma revisão integrativa em dissertações e teses, desenvolvida e fundamentada em análise de bases de dados no Programa de Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de pesquisa “Contextos familiares e subjetividade”, onde abriga as pesquisas que abordam as relações familiares em diversos contextos. Inclui, ainda, estudos sobre as implicações de tais relações na constituição da subjetividade. Assim, o recorte temporal estabelecido para o estudo foi o período de 2014 a 2024, com a finalidade de mapear e discutir as pesquisas nos últimos dez anos. A questão que norteou a elaboração desta revisão consistiu em: Qual é a produção científica disponíveis sobre educação, temáticas e lacunas que emergem das pesquisas no Programa? A coleta de dados foi realizada on-line nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDBDT); Repositório Institucional (UCSAL). A opção por trabalhar apenas com artigos disponíveis eletronicamente foi baseada no fato de que essa produção é arbitrada e viável para acesso e com a consulta do texto completo. Foram levantadas as seguintes categorias de análise: (1) temáticas; (2) objetivos; (3) abordagens teóricas (4) abordagens metodológicas; (5) lacunas. A análise, quanto as sínteses dos dados extraídos dos estudos foram realizadas de forma descritiva, possibilitando observar, contar, descrever e classificar os dados, com o intuito de reunir o conhecimento produzido sobre o tema explorado na revisão. Em relação ao delineamento da pesquisa foi pautado em expoentes da área. Os resultados indicaram que os temas mais recorrentes nos estudos enfatizam os termos: escola, ensino, aluno e família. Os objetivos estiveram alinhados aos temas propostos. Observou-se grande variedade nas abordagens teóricas, considerando o caráter multidisciplinar do programa, que abrange tanto os temas investigados quanto as áreas de formação dos pesquisadores com predominância da abordagem qualitativa. As lacunas identificadas na literatura indicam a necessidade de aprofundamento das investigações. Por fim, evidenciou-se que a parceria entre família e escola, somada ao uso de metodologias de ensino eficazes, constitui base relevante para a educação, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.
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    O casal e as relações com os sogros enquanto avós
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-01-31) Neves, Sinara Dantas; Rabinovich, Elaine Pedreira (Superv.)
    O expressivo aumento da longevidade humana tem contribuído para que várias gerações convivam simultaneamente, tornando mais frequente e prolongada a interação recíproca de ensinamentos entre avós e netos. Garantir a convivência com eles perpassa pela intenção de manter uma relação harmônica com filhos, filhas, genros e noras. O presente estudo analisa como as relações com os sogros se modificam quando eles se tornam avós, investigando as percepções das avosidades e os impactos disso na conjugalidade, envolvendo todos os atores sociais dessa dinâmica familiar. Consiste num estudo qualitativo, com delineamento de estudo de casos múltiplos, a partir de uma abordagem fundamentada na epistemologia sistêmica. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dois casais e seus respectivos pais/sogros/avós, com os seguintes critérios de inclusão: possuírem de 25 a 45 anos de idade; serem de classe média; heterossexuais; possuírem filhos e grau de instrução médio ou superior; estarem em primeira união conjugal; terem os dois representantes parentais vivos e casados. Os dados foram analisados inicialmente isolados, caso a caso, separando a história do marido/pai com seus sogros, da história da esposa/mãe com os seus sogros, antes e depois do casal ter procriado, assim como a perspectiva desses sogros/avós sobre a relação com seu genro ou nora, também antes e depois da avosidade. A partir daí, utilizou-se, a estratégia de análise dos dados pelo “método comparativo constante”, trazendo resultados que confirmam a chegada dos netos como um fator de transformação, promovendo a reconfiguração dos papéis dos sogros e uma maior aproximação com genros/noras. Embora não se trate de um estudo generalizável, a complexidade da análise, e das dinâmicas identificadas, justifica uma extensão na compreensão do tema através de novos estudos, a partir dos seguintes eixos interpretativos revelados: 1) Propensão a discutir sobre vínculos parentais, ao tratar da avosidade; 2) Identificação de padrões de repetição no modo de serem sogros; 3) Identificação de padrões intergeracionais de avosidades (avós que tiveram / avós que seus pais foram / avós que são); 4) Comparação de avosidades (materno/paterno; distanciamento/proximidade), através dos quais ocorrem variações nas interações pais/sogros/avós – filhos/genros/noras – netos.

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