Browsing by Author "Sanches, Cristina Argiles (Membro da Banca)"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item A competitividade das instituições bancárias brasileiras com o crescimento das FINTECHS(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-05) Jesus, Daniel Falcão de; Fernandes, Jesus José da Silva; Peixinho, Lucas Vieira; Oliveira, Rodrigo Cardoso de; Silva Filho, Wagner Luiz Pereira da; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Sanches, Cristina Argiles (Membro da Banca); Seixas, Patrícia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)Este artigo irá trazer um panorama da história dos bancos no Brasil, desde sua fundação até os dias atuais. Destacamos a importância dos bancos como intermediários financeiros ao longo da história, exercendo funções como emprestadores, cambistas, depositários e garantidores de transações econômicas, explanando um panorama histórico da evolução dos bancos no Brasil, evidenciando momentos-chave, crises e transformações ao longo do tempo. O artigo também irá abordar o surgimento das fintechs, mostrando-as que são empresas que utilizam tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma inovadora e eficiente, que elas surgiram como alternativa aos bancos tradicionais, oferecendo soluções mais simples, baratas e acessíveis para a população e que a crise financeira de 2008 e a evolução tecnológica foram fatores que impulsionaram o seu surgimento. Traremos também que no Brasil existem diversas categorias de fintechs, como as de investimento, criptomoeda e blockchain, seguros, pagamentos, gestão financeira, crowdfunding, empréstimos, eficiência financeira, contabilidade e negociação de dívidas e que cada categoria oferece soluções específicas para atender às necessidades financeiras dos clientes, que elas estão ganhando espaço no mercado financeiro, antes considerado impenetrável e dominado por grandes bancos, mostrando que o Brasil teve um crescimento expressivo de fintechs e mais de 250 milhões de contas digitais criadas. Por último, mostraremos que as fintechs ainda enfrentam desafios para se consolidar e se diferenciar no mercado brasileiro e que para superá-las, elas precisam contar com uma equipe qualificada, cultura inovadora, estratégia bem definida e execução eficaz e da acessibilidade tecnológica para grande parte da população do Brasil.