menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Santos, Adiane de Souza Santos dos"

Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    Educação como instrumento de realização de sentido: a luz da Logoterapia e Análise Existencial em o primeiro da classe
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Adiane de Souza Santos dos; Coelho, Maria Luiza da Silva; Souza, Taise Rodrigues Pereira de; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    Este artigo analisa o filme “O Primeiro da Classe” à luz da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a educação como instrumento de realização de sentido. A metodologia qualitativa baseia-se em revisão bibliográfica e análise interpretativa de falas e ações de Brad Cohen, protagonista que supera os desafios da síndrome de Tourette e transforma adversidades em propósito. Fundamentado nos conceitos de Viktor Frankl, o estudo aborda a Logoeducação como prática que transcende técnicas pedagógicas, promovendo uma visão humanizadora que valoriza a singularidade de cada aluno. Brad exemplifica o papel do educador como mediador de sentidos, capaz de inspirar inclusão, empatia e autotranscendência. O trabalho reforça a relevância da educação como resposta às crises existenciais e desintegração de valores na atualidade, destacando seu potencial para o desenvolvimento integral do ser humano e para uma sociedade mais ética e solidária.
  • No Thumbnail Available
    Item
    O sofrimento como fenômeno da vida: superando pensamentos suicidas através da logoterapia
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Adiane de Souza Santos dos; Souza, Taise Rodrigues Pereira de; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    O presente artigo, apresenta ao leitor aspectos fundamentais da Logoterapia e Análise existencial, tendo com objetivo geral desta pesquisa, compreender como essa abordagem terapêutica pode contribuir para a superação de pensamentos suicidas, uma vez que o sofrimento e o vazio existencial fazem parte da vida. Diante do número crescente de morte por suicídio faz-se necessário para compreendermos esse fenômeno, refletirmos e encontrarmos subsídios e técnicas logoterapêuticas que podem auxiliar na prevenção do suicídio. Sendo assim esse trabalho tem como metodologia o levantamento de dados qualitativos através de revisão bibliográfica, utilizando bases de dados acadêmicos, livros e artigos. Para os indivíduos que enfrentam pensamentos suicidas, a sensação de perda de propósito e liberdade interior frequentemente intensifica o desespero. A partir das técnicas logoterapêuticas, como a descoberta de valores, encontro de propósito (ou do sentido) diante do sofrimento e a liberdade de escolha, é possível transformar a percepção da dor e encontrar novos caminhos de significado e sentido de vida.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback