Browsing by Author "Silva, Maria Madalena Lima"
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Item Construindo caminhos: empoderamento, educação e resiliência na jornada de uma tia afrodescendente na família extensa(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-03-26) Silva, Maria Madalena Lima; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Souza, Cinthia Barreto Santos (Coorient.)O objetivo principal desta pesquisa consistiu em saber como eu, na condição de tia de uma família afrodescendente coletivista, influenciei o desenvolvimento educacional de meus sobrinhos e demais familiares. Além disso, busquei compreender a ancestralidade familiar, explorando os valores e a cultura de uma família afrodescendente baiana, cuja origem foi a bisavó, uma ex-escravizada. O estudo também teve como propósito descrever os diversos territórios ou espaços ocupados pelos integrantes dessa família, fornecendo o contexto e explorando suas interrelações simbólicas e afetivas. Ao mesmo tempo, caracterizei os papéis desempenhados pelas tias na família, objeto de estudo. Nesta pesquisa adotei a abordagem da autoetnografia (ELLIS, 2004), partindo do meu relato memorialístico e ampliando para narrativas fornecidas por duas tias e uma prima. Explorei os espaços e o tempo vividos em estreita conexão com a cultura, economia, hábitos, costumes e o panorama político da época. Para contextualizar essas narrativas, apresentei um panorama da cidade de origem da família da ex-escrava e sua posterior mudança para a cidade de Salvador-Bahia. Essa contextualização é crucial, pois responde, ainda que parcialmente, à indagação: "De onde eu vim?". Assim, compartilho tudo o que a memória me permitiu acessar da minha infância. Em seguida, obedecendo à linha temporal, narro minha adolescência e, continuando esse fluxo, exponho minha vida adulta e o processo de envelhecimento no qual me encontro hoje, aos sessenta e seis anos de idade. A abordagem teórica principal aqui adotada baseou-se nos estudos sociológicos de gênero, raça e etnia de escritoras e escritores afrodescendentes, bem como na perspectiva freireana sobre educação no sentido de promotora da liberdade. A metodologia do estudo compreendeu-se de uma abordagem qualitativa narrativa, evidenciando a história oral e de cunho autoetnográfico. Nas análises, busquei dialogar com diversas/os autoras e autoras os quais permitiram inferir que os membros das famílias se envolvem pessoalmente, vivenciando a realização do projeto de vida dos seus filhos e sobrinhos, atualizando e reatualizando as práticas ancestrais de origem africana. Também foi possível o entendimento de que a inserção produtiva do conjunto dos membros familiares não pode ser separada dos papéis sociais que esses membros desempenham, ou seja, do trabalho da tia, centralizadora nessa família. Desse modo, essa tia somente pode se constituir nessa relação, enquanto ser dotado de poder econômico e psicossocial.Item A contribuição dos tios e tias na vida dos sobrinhos em uma escola pública de um bairro da periferia de Salvador-Ba(Universidade Católica do Salvador, 2019-03-19) Silva, Maria Madalena Lima; Rabinovich, Elaine Pedreira; http://lattes.cnpq.br; Silva, Cirlene Francisca Sales da; http://lattes.cnpq.br; Bastos, Ana Cecília de Sousa; http://lattes.cnpq.br; Santos, José Eduardo Ferreira; http://lattes.cnpq.brThe present study aimed to investigate the place of uncles and aunts in the socialization of nephews, focusing on the different ways that this contribution may happen, such as: financial assistance, care and affectivity. We opted for carrying out a quantitative, descriptive and exploratory research, based on statistics (percentage) as an attempt to explain in greater depth the meaning and characteristics of the result of information obtained through semi-open questions. The population studied is composed by members of families belonging to the popular class, residents in the Suburb Railroad of the Salvador city. The proposal of this investigation emerged from existing gaps on the literature about the specific role of uncles / aunts in the family contexts. As theoretical contributions were considered studies on human evolutionary theory and human ethology as well as family and society. Responding to emerging issues, we could assume that: a) even knowing that parents, in general, occupy the main place in the children's lives, uncles / aunts invest in their nephews and nieces: i) due to the new family configurations; (ii) because of inclusive fitness, aiming at the likelihood of their own genes in the population ("selection of relatives"); iii) considering specifically the population examined, residents of outlying districts of Salvador, the lack or lack of assistance and public policies to his nephews and nieces influence uncles and aunts to accept the responsibility to contribute to the improvement of life of the nephews; b) uncles / aunts perceive their participation in processes of socialization of the nephews as of great importance. Thus, they act in the most different aspects of their lives, such as affective, financial. The analyzes provided relevant information on the role of uncles and aunts in the life of their nephews and nieces, such as: i) the main role played by uncles is the affective; ii) aunts are the most mentioned as active in seeking the welfare children and adolescents; iii) unmarried aunts and uncles are the most mentioned as caregivers; iv) the understanding that the other family members are willing to and are accepted into care activities is ratified. At long last, we cannot fail to point out many questions have emerged from this study and that further researches, broadening the analysis and gathering information are needed.