CAEX - Centro de Ações Comunitárias e de Extensão
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Browsing CAEX - Centro de Ações Comunitárias e de Extensão by Author "Lima, Mariana Victória Guimarães dos Santos (Colab.)"
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Item Relatório Técnico Misturaê 2024(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024) Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Coord.); Galvão, Verena Loureiro (Colab.); Rocha, Fernanda Batista (Colab.); Lima, Mariana Victória Guimarães dos Santos (Colab.); UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de ExtensãoA curricularização da extensão representa uma inovação no ensino superior ao integrar, de forma estruturada, atividades extensionistas ao currículo dos cursos, consolidando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e promovendo o protagonismo discente no processo formativo (BRASIL, 2018; AZEVEDO; ZAMPA, 2021). Ao propor a realização de uma feira universitária, buscamos promover a consolidação da aprendizagem teórica por meio de uma exposição dinâmica do conhecimento, estimulando o protagonismo dos estudantes e valorizando suas potencialidades (ARRUDA-BARBOSA et al., 2019). Essa proposta contribui para que os alunos desenvolvam habilidades estratégicas essenciais, como iniciativa, criatividade, análise crítica e trabalho em equipe, além de favorecer a interdisciplinaridade ao demonstrar como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes áreas e contextos (SILVA et al., 2013). A curricularização da extensão na UCSAL também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao valorizar serviços e projetos que impactam positivamente a sociedade, promovendo saúde, bem-estar e inclusão social (ONU, 2015). Ao envolver alunos de diferentes cursos na organização de uma feira, estimula-se o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o compromisso social, a formação cidadã e a aproximação entre universidade e comunidade (TOMELIN et al., 2018). Dessa forma, a experiência extensionista torna-se um espaço privilegiado para a construção de uma consciência crítica e reflexiva, para o fortalecimento do pertencimento institucional e para a promoção do desenvolvimento sustentável (AZEVEDO; ZAMPA, 2021).