CAEX - Centro de Ações Comunitárias e de Extensão

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    Relatório social exercício fiscal 2023
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023) UCSal, Universidade Católica do Salvador; AUCBA, Associação Universitária e Cultural da Bahia; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade de (Org.); CAEX, Centro de Ações Comunitárias e Extensão; PROEXT, Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária
    Este ano, marcado por desafios significativos, foi, acima de tudo, palco de notáveis conquistas que refletem a resiliência e comprometimento de toda a nossa comunidade. Em meio a um cenário complexo, avançamos com determinação, mantendo nosso compromisso com a excelência acadêmica e a formação humana integral de nossos estudantes. A UCSal consolidou-se como referência no ensino superior, pautada pela inovação, inclusão, valores éticos e, especialmente, pela nossa nota 5 junto ao processo de recredenciamento do MEC. Esse recredenciamento é um testemunho da grandeza e qualidade acadêmica da nossa instituição, resultado da união, dedicação e carinho em cada etapa desse processo. Nossas adversidades nos fortaleceram e impulsionaram iniciativas que ampliaram nosso impacto social. Por meio de programas de responsabilidade social e ações com foco em retribuição para a sociedade, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento humano e comunitário, fundamentado em nossa identidade Católica As conquistas ao longo deste ano são fruto do empenho coletivo de nossos docentes, discentes, colaboradores e parceiros. O lançamento de novos cursos, a participação em eventos de relevância nacional e internacional, e a obtenção da nota máxima juto ao MEC, consolidam a presença institucional da UCSal como uma referência em qualidade acadêmica e social. Ao refletirmos sobre 2023, expressamos nossa gratidão a todos que contribuíram para o sucesso das ações que envolvem o tripé ensino-pesquisa-extensão na UCSal. Olhamos para 2024 com otimismo, cientes de que continuaremos a trilhar o caminho da educação transformadora, guiados pela excelência, inovação, valores Católicos e sociais que nos definem. Que o próximo ano seja repleto de realizações, aprendizados e novas oportunidades para todos nós.
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    Relatório social exercício fiscal 2022
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022) UCSal, Universidade Católica do Salvador; AUCBA, Associação Universitária e Cultural da Bahia; PROEXT, Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e Extensão; Medeiros, Lea Maria Andrade (Org.); Sousa, Ana Cláudia Silva de (Org.)
    A Associação Universitária e Cultural da Bahia (AUCBA), entidade beneficente de assistência social, aderente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), vem através deste relatório apresentar o conjunto de suas atividades em Assistência Social desenvolvidas no exercício fiscal 2022. A AUCBA é a mantenedora da Universidade Católica do Salvador (UCSal), instituição educacional de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como Universidade Livre Equiparada através do Decreto nº 58, de 18 de outubro de 1961, sendo a segunda Universidade instalada no Estado da Bahia, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia. A UCSal apresenta natureza confessional, comunitária e filantrópica, de caráter público, não estatal e tem como missão: “Formar, pelo amor à busca da verdade, cidadãos éticos e profissionais comprometidos em servir ao ser humano e colaborar com o desenvolvimento social através da excelência no ensino, pesquisa e extensão”.
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    Relatório social exercício fiscal 2021
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2021) UCSal, Universidade Católica do Salvador; AUCBA, Associação Universitária e Cultural da Bahia; PROEXT, Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e Extensão
    A Associação Universitária e Cultural da Bahia (AUCBA), entidade beneficente de assistência social, aderente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), vem através deste relatório apresentar o conjunto de suas atividades em Assistência Social desenvolvidas no exercício fiscal 2021. A AUCBA é a mantenedora da Universidade Católica do Salvador (UCSal), instituição educacional de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como Universidade Livre Equiparada através do Decreto nº 58, de 18 de outubro de 1961, sendo a segunda Universidade instalada no Estado da Bahia, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia. A UCSal apresenta natureza confessional, comunitária e filantrópica, de caráter público, não estatal e tem como missão: “Formar, pelo amor à busca da verdade, cidadãos éticos e profissionais comprometidos em servir ao ser humano e colaborar com o desenvolvimento social através da excelência no ensino, pesquisa e extensão”.
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    Relatório social exercício fiscal 2020
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2020) UCSal, Universidade Católica do Salvador; AUCBA, Associação Universitária e Cultural da Bahia; PROEXT, Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e Extensão
    A Associação Universitária e Cultural da Bahia (AUCBA), entidade beneficente de assistência social, aderente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), vem através deste relatório apresentar o conjunto de suas atividades em Assistência Social desenvolvidas no exercício fiscal 2020. A AUCBA é a mantenedora da Universidade Católica do Salvador (UCSal), instituição educacional de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como Universidade Livre Equiparada através do Decreto nº 58, de 18 de outubro de 1961, sendo a segunda Universidade instalada no Estado da Bahia, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia. A UCSal apresenta natureza confessional, comunitária e filantrópica, de caráter público, não estatal e tem como missão: “Formar, pelo amor à busca da verdade, cidadãos éticos e profissionais comprometidos em servir ao ser humano e colaborar com o desenvolvimento social através da excelência no ensino, pesquisa e extensão”.
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    Relatório social exercício fiscal 2018
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2018) UCSal, Universidade Católica do Salvador; AUCBA, Associação Universitária e Cultural da Bahia; PROEXT, Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e Extensão
    A Associação Universitária e Cultural da Bahia (AUCBA), entidade beneficente de assistência social, aderente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), vem através deste relatório apresentar o conjunto de suas atividades em Assistência Social desenvolvidas no exercício fiscal 2018. A AUCBA é a mantenedora da Universidade Católica do Salvador (UCSal), instituição educacional de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como Universidade Livre Equiparada através do Decreto nº 58, de 18 de outubro de 1961, sendo a segunda Universidade instalada no Estado da Bahia, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia. A UCSal apresenta natureza confessional, comunitária e filantrópica, de caráter público, não estatal e tem como missão: “Formar, pelo amor à busca da verdade, cidadãos éticos e profissionais comprometidos em servir ao ser humano e colaborar com o desenvolvimento social através da excelência no ensino, pesquisa e extensão”.
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    Manual oferta de eventos e oficinas de extensão
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024) UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de Extensão; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Coord.); Teixeira, Elisângela Muniz dos Santos (Colab.); Armetano, Sheila Santos (Colab.)
    Este manual é uma iniciativa do Centro de Ações Comunitárias e de Extensão (CAEX), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, Extensão e Ação Comunitária da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Foi desenvolvido com o intuito de ser uma ferramenta abrangente e esclarecedora, destinada a todos os interessados na oferta de eventos e oficinas de extensão. Diante do crescente interesse por eventos e oficinas, tanto por parte dos docentes da UCSal quanto de proponentes externos, e em resposta ao aumento das consultas e questionamentos, identificamos a necessidade de elaborar este documento. Nosso objetivo é proporcionar clareza e simplificar o processo de planejamento e registro dessas atividades. Para garantir acessibilidade e facilidade de compreensão, adotamos uma linguagem clara e direta, complementada pela inclusão de um fluxograma simplificado. Esperamos que este manual seja uma fonte de orientação confiável para todos os envolvidos. A equipe do CAEX está empenhada em apoiar a realização eficiente e ágil de eventos e oficinas de extensão, atendendo às expectativas tanto da nossa equipe organizadora quanto dos proponentes externos. Agradecemos a todos que contribuíram para a elaboração deste manual e esperamos que ele seja uma ferramenta valiosa para a comunidade acadêmica da UCSal.
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    Regimento das Atléticas Acadêmicas da Universidade Católica do Salvador – UCSal
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024) UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de Extensão
    O presente regimento tem por objetivo estabelecer as normas institucionais que presidirão o funcionamento e das atividades relacionadas às Atléticas Acadêmicas, dos cursos de graduação e pós graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal).
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    Manual para oferta de curso de extensão
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024) UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de Extensão; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Coord.); Teixeira, Elisângela Muniz dos Santos (Colab.); Armetano, Sheila Santos (Colab.)
    Este manual é uma iniciativa do Centro Ações Comunitárias e de Extensão (CAEX) e da Pró-Reitoria de Graduação, Extensão e Ação Comunitária da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Ele reúne e organiza diversos dados relevantes, com o objetivo de servir como uma referência para o preenchimento do formulário para oferta de cursos de extensão por parte dos interessados. Com o aumento da demanda por oferta de cursos, tanto por parte dos docentes vinculados à UCSal, quanto por proponentes externos e o crescente número de questionamentos sobre o tema, tornou-se necessário elaborar um documento que pudesse esclarecer as principais dúvidas. Ao adotar uma linguagem clara e direta, juntamente com a inclusão de um fluxograma simplificado, visamos facilitar a compreensão das etapas do preenchimento e registro para os interessados. Espera-se que este manual auxilie no desenvolvimento de todas as etapas/ procedimentos para oferta de cursos de extensão de forma eficiente e ágil. Agradecemos a todos que contribuíram para a elaboração deste manual e esperamos que ele seja uma ferramenta valiosa para a comunidade acadêmica da UCSal.
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    Manual orientações gerais para ligas acadêmicas
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024) UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de Extensão; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Coord.); Teixeira, Elisângela Muniz dos Santos (Colab.); Armetano, Sheila Santos (Colab.)
    Ligas Acadêmicas são grupos de estudantes que se reúnem para aprofundar seus conhecimentos em um tema específico, funcionando como clubes de estudos. Sob a orientação de professores, esses grupos se dedicam a três pilares fundamentais da universidade: Ensino (aprofundamento no assunto), Pesquisa (investigação e descobertas) e Extensão (compartilhamento do conhecimento com a comunidade). Esses grupos desempenham um papel crucial tanto na universidade quanto na comunidade. Realizam atividades que beneficiam a sociedade e aplicam o conhecimento adquirido na universidade para ajudar quem precisa, oferecendo serviços gratuitos à população. Registrar as Ligas junto ao CAEX (Centro de Ações Comunitárias e de Extensão) é essencial para formalizar sua criação e atividades. Isso permite que a UCSal (Universidade Católica do Salvador) possa certificar os participantes, os eventos realizados e os cursos oferecidos. Este manual segue as diretrizes das Ligas Acadêmicas da UCSal e detalha os princípios, conceitos, objetivos e etapas para a criação de uma Liga Acadêmica, com a validação da Pró-Reitoria de Graduação, Extensão e Ação Comunitária. Centro de Ações Comunitárias e de Extensão e Ação Comunitária.
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    Relatório Técnico Misturaê 2022
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022) Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Org.); Sousa, Ana Cláudia Silva de (Org.); Galvão, Verena Loureiro (Org.); Seixas, Patrícia Conceição Calmon Ramos (Org.); UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de Extensão
    O Misturaê trata-se de um projeto de extensão universitária que prioriza a apreensão e utilização do conhecimento prático dos alunos de acordo com Resolução no 7/2018, que fundamenta a meta 12.7 da Lei no 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação 2014-2024. O projeto visa mobilizar os alunos dos diversos cursos em uma atividade acadêmica para desenvolver a visão empreendedora em sua formação profissional e ao mesmo tempo interagir entre si, assim como expositores, empreendedores, convidados e com a comunidade.
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    Relatório Técnico Misturaê 2023
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-05-19) Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Coord.); Galvão, Verena Loureiro (Colab.); Seixas, Patrícia Conceição Calmon Ramos (Colab.); Rocha, Fernanda Batista (Colab.); UCSal, Universidade Católica do Salvador; CAEX, Centro de Ações Comunitárias e de Extensão
    A aprendizagem é um processo vivenciado no qual é essencial a observação de diferentes modelos de ensino para abranger a variabilidade das formas de apreensão de conhecimento (cinestésico, auditivo e visual). É essencial que o educador possa reconhecer estas diferenças para que possa propiciar ao indivíduo melhores perspectivas de aprender, de se relacionar, de lidar com seus pares e resolução de problemas. A integralização da aprendizagem propicia uma amplitude relacionada ao sentido da formação e é um instrumento eficaz para a emancipação humana. (Azevedo e Zampa, 2021). As estratégias extensionistas possibilitam uma complementação do ensino teórico e propiciam uma aprendizagem significativa, uma vez que os alunos podem experimentar e exercer parte de seu papel social (Arruda-Barbosa et al., 2019) quando se aproxima da comunidade oferecendo esclarecimentos e prestação de serviços qualificados e, principalmente, quando o próprio aluno pode criar e objetivar suas ações de maneira sequenciada e colaborativa por parte da universidade. O ensino das habilidades e competências para a tríade do ensino, pesquisa e extensão são fundamentais no conceito da universidade para uma formação humanística. A capacidade de extrapolar o conteúdo didático para propiciar o refinamento de emoções sociais e empatia, faz com que o egresso possa se tornar um profissional mais qualificado. O desenvolvimento das competências deve estar voltado para que haja um maior pensamento crítico e reflexivo por meio de experiências educativas pela racionalidade técnica dos conteúdos teóricos fundamentais do processo. (Silva et al., 2018). Dentre as abordagens educacionais, o reconhecimento das diferenças, assim como a redução das diferentes barreiras (sociais, físicas, ambientais, tecnológicas) pode ser uma ação concreta da vivência da limitação e da deficiência, ampliando o valor da diversidade para romper as tensões culturais, promovendo uma maior convivência entre as diferenças. (SILVA, 2022) Ao organizar uma feira, os alunos têm a oportunidade de se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem. Eles podem selecionar um tema relacionado ao conteúdo teórico estudado em sala de aula e desenvolver projetos práticos para apresentar ao público. Isso requer pesquisa, análise crítica e síntese de informações, o que fortalece a compreensão do conhecimento teórico. Uma feira acadêmica também permite que os alunos se expressem de maneira criativa e inovadora. Eles podem utilizar diferentes formatos de apresentação, como pôsteres, maquetes, demonstrações práticas, experimentos, protótipos, entre outros, para compartilhar seu aprendizado de forma atrativa e envolvente. Essa abordagem dinâmica desperta o interesse dos participantes e torna a experiência de aprendizagem mais significativa. O impacto da educação inclusiva nos é apresentado sob forma do reconhecimento da realização pessoal, na conquista de amizades, no acolhimento e em propiciar a identificação e apropriação das competências individuais. (Tomelin et al., 2018). A partir do momento no qual o aluno se torna um sujeito ativo na aprendizagem, existe o incentivo a autonomia e a responsabilidade, a integração entre os saberes e a prática que incentiva além do aprendizado técnico, a formação humanística, o comprometimento associados à cidadania, a ética e a autonomia. Tudo isto culmina em uma aprendizagem cidadã, ética e política pelo desenvolvimento do compromisso social da universidade. (SILVA et al., 2013) A experiência de uma exposição integrada em uma universidade que possui as três áreas do conhecimento pode possibilitar ao aluno um maior conhecimento do seu processo de aprendizagem e a construção de uma consciência crítica e reflexiva, além da valorização do trabalho coletivo e colaborativo, além de ser uma estratégia importante de gestão onde há uma ampliação de pertencimento ao curso e à Universidade. Ao reunir diferentes disciplinas e abordagens, a interdisciplinaridade mostra aos alunos como o conhecimento é interconectado e pode ser aplicado em várias áreas. Isso ajuda a ampliar a visão dos alunos sobre os temas estudados e a compreender sua relevância em contextos diversos. A diversidade aliada à equidade e a inclusão deve ser uma premissa básica para uma formação humanística onde a inclusão possa ocorrer de maneira plena. Esta deve envolver ativamente o aluno e, para seu desenvolvimento, requer a criação de um ambiente seguro, respeitoso e livre de discriminação, onde as diferentes vozes sejam ouvidas e valorizadas.