menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Almeida, Vanessa Cunha"

Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    O acompanhante terapêutico no processo de inclusão educacional de alunos com autismo no Brasil
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-06-22) Almeida, Vanessa Cunha; Cerqueira, Gustavo Luis Caribé (Orient.)
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - V), se encontra na categoria de Transtorno do Neurodesenvolvimento, uma vez que se manifesta cedo e acarreta prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional (APA, 2014). O TEA é caracterizado por alterações significativas na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades (SANCHACK e THOMAS, 2016). Por se tratar de um espectro, as manifestações do transtorno variam a depender do grau de comprometimento, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica (AGRIPINO-RAMOS e RIBEIRO SALOMÃO, 2014). Segundo o DSM - V (2014), o espectro autista pode ser dividido em três níveis de suporte, mudando com relação a sua gravidade, que vai desde pessoas independentes, que necessitam de pouco apoio, até pessoas que necessitam de maior auxílio para realizar competências básicas do cotidiano.
  • No Thumbnail Available
    Item
    Questões desafiadoras da educação contemporânea e o papel do psicólogo escolar
    (Universidade Católica do Salvador, 2019-10) Araújo, Luana Mendez; Santos, Maria Passos de Jesus dos; Almeida, Vanessa Cunha; Sarno, Silvana Maria Grisi; UCSAL, Universidade Católica do Salvador

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback