Browsing by Author "Azevedo, Renata Berenstein de (Orient.)"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item A perspectiva da criança da institucionalização à adoção: uma revisão de literatura(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-28) Almeida, Júlia Passos Sandes de; Azevedo, Renata Berenstein de (Orient.)O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a visão sobre o tema de adoção na perspectiva de crianças institucionalizadas ou adotadas de acordo com a literatura científica nacional. A metodologia usada é a revisão sistemática de literatura. Os resultados deste trabalho foram diferentes tipos de sentimentos que emergiram nas crianças e que foram categorizados em eixos temáticos. A última categoria representa uma conclusão sobre a relevância da perspectiva da criança para as pesquisas sobre o tema. Conclui-se com este trabalho que a busca pela perspectiva da criança em casos de adoção ou institucionalização é importante para o processo psicológico individual da criança. No sentido científico, é relevante produzir material científico sobre adoção na perspectiva dos adotados pois contribui para efetivação de políticas públicas que incorporam as crianças na construção dos seus direitos.Item Loucura, vínculo e teatro: contribuições da experiência a formação em psicologia(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-16) Santos, Felipe Jesus Dos; Azevedo, Renata Berenstein de (Orient.)O presente trabalho tem como objetivo refletir criticamente sobre as contribuições da experiência à formação em psicologia. Para tanto, se apoiará em relato de experiência de um estágio extracurricular em um grupo de teatro composto por atores atravessados pelo sofrimento psíquico. O trabalho foi dividido em eixos temáticos, representativos da experiência do estágio: Loucura, vínculo e teatro, analisados frente às contribuições de Jorge Larrosa ao valor formativo da experiência. Suas considerações finais apontam para a centralidade da experiência na tecitura de novos sentidos quanto a apropriação singular pelo estudante do dizer e do fazer psicologia.