menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Mascarenhas, Elisa Lima"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    A psicoacústica como dimensão da percepção no processo de ensino-aprendizagem: um survey em psicologia
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-16) Mascarenhas, Elisa Lima; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)
    Este estudo consistiu em um Survey de abordagem quantitativa, que teve como objetivo compreender relações entre a percepção sonora e o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em ambientes universitários. A pesquisa foi realizada em ambiente virtual com duzentos e seis estudantes ouvintes e com desenvolvimento típico, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, regularmente matriculados no semestre corrente do período da coleta de dados. As entrevistas foram realizadas por meio da Plataforma Google Forms. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Todos os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e, em alguns casos, interferenciais de relação. Os participantes relataram que a presença de ruídos interfere no processo de ensino-aprendizagem e que os espaços das instituições são considerados como ambientes ruidosos, indicando concordância em relação ao incômodo causado pelos ruídos. Além disso, os resultados foram agrupados em diferentes categorias temáticas centrais: (a) Percepção sonora e (b) Ruído e o processo de ensino-aprendizagem. As considerações finais revelam que depender exclusivamente de relatos para compreender psicoacústica no processo de ensino-aprendizagem corre o risco de ter dados compostos pela má interpretação, diferenças entre ambientes utilizados como referência, percepções individuais, podendo ocasionar discrepâncias em fatores equivalentes e parecidos, e isso foi a principal limitação do estudo.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback