menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Pessoa, Oberdam de Carvalho"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    A família homoparental e sua relação com a escola: desinformação e preconceito
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2025-03-28) Pessoa, Oberdam de Carvalho; Costa, Lívia Alessandra Fialho da (Orient.)
    Esta dissertação investiga a relação entre famílias homoparentais e a escola, com foco nas experiências de preconceito. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o estudo de caso múltiplo e concentrou-se sobretudo em torno de relatos de famílias como estratégia de investigação, com a participação de dois casais homoparentais (um casal de mulheres e um casal de homens), três professores e um gestor escolar, na cidade de Santa Inês, no Estado do Maranhão. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em diferentes locais que priorizaram o conforto e a privacidade dos participantes. A análise dos dados, fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), revelou que a invisibilidade, a falta de representatividade e o preconceito ainda são desafios a serem superados no ambiente escolar. Os núcleos de significado revelaram que as experiências dos casais transitam entre, por um lado, discriminação e preconceito; influência da religião e invisibilidade; por outro lado, exige-se conscientemente que as experiências sejam de acolhimento e respeito, comunicação aberta representatividade. As falas dos participantes evidenciaram a necessidade de ações e projetos que promovam a inclusão das famílias homoparentais, a desconstrução de estereótipos e preconceitos, e a construção de uma comunidade escolar mais acolhedora e respeitosa à diversidade familiar. A pesquisa também evidenciou a importância da formação continuada de professores e gestores para lidar com as diferentes configurações familiares e com questões de gênero e sexualidade na educação. Os resultados do estudo contribuem para a compreensão da complexa relação entre famílias homoparentais e a escola, e apontam caminhos para a construção de um ambiente educacional mais justo, igualitário e acolhedor para todos.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback