Browsing by Author "Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)"
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Item A relação entre avós e netos: a ótica de servidores de uma escola confessional católica(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-24) Santos, Maria das Graças Fonseca dos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Azambuja, Rosa Maria da Motta (Coorient.)Este estudo tomou como objeto as relações entre avós e netos vistos a partir de profissionais de uma escola confessional católica. Adotou a abordagem relacional que analisa e interpreta os aspectos que ligam as pessoas para cooperar em sua convivência social com o objetivo de compreender a relação avós e netos na ótica de Irmãs Religiosas Educadoras e de membros da equipe de apoio administrativo, pedagógico e funcionários de uma escola confessional. Partiu da questão de como Irmãs Educadoras Religiosas Consagradas e a equipe de apoio administrativo, técnico pedagógico percebem a relação entre avós e netos na escola. Para tal, objetivou descrever a tipologia dos avós, segundo a ótica da instituição escolar, quanto à linhagem materna e paterna, tipo de convivência e o papel na dinâmica escolar; vínculo entre avós-escola estabelecido através da frequência de contatos e atividades desenvolvidas juntos na instituição; a influência do convívio avós-netos no contexto educacional; os fatores percebidos que facilitam ou obstaculizam o relacionamento entre avós-escola. Seu marco teórico foram as contribuições de Donati; Dias; Coutrim, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de confissão católica de I e II graus no município de Salvador, Bahia, com 15 participantes, sendo 05 irmãs religiosas, 05 especialistas e 05 funcionários da equipe de apoio e administrativo. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos netos matriculados e avós no contexto escolar; e os dados decorrentes das entrevistas que foram organizados nos seguintes tópicos: presença dos avós: assuntos e atividades institucionais; influência dos avós no processo escolar dos netos; fatores facilitadores e dificultadores no relacionamento avós/netos. Os resultados confirmaram a presença dos avós no cenário escolar, quer como apoio social, instrumental e afetivo aos pais em seu cuidado aos filhos, quer assumindo a educação total de seus netos, inclusive na vida escolar.Item Construindo caminhos: empoderamento, educação e resiliência na jornada de uma tia afrodescendente na família extensa(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-03-26) Silva, Maria Madalena Lima; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Souza, Cinthia Barreto Santos (Coorient.)O objetivo principal desta pesquisa consistiu em saber como eu, na condição de tia de uma família afrodescendente coletivista, influenciei o desenvolvimento educacional de meus sobrinhos e demais familiares. Além disso, busquei compreender a ancestralidade familiar, explorando os valores e a cultura de uma família afrodescendente baiana, cuja origem foi a bisavó, uma ex-escravizada. O estudo também teve como propósito descrever os diversos territórios ou espaços ocupados pelos integrantes dessa família, fornecendo o contexto e explorando suas interrelações simbólicas e afetivas. Ao mesmo tempo, caracterizei os papéis desempenhados pelas tias na família, objeto de estudo. Nesta pesquisa adotei a abordagem da autoetnografia (ELLIS, 2004), partindo do meu relato memorialístico e ampliando para narrativas fornecidas por duas tias e uma prima. Explorei os espaços e o tempo vividos em estreita conexão com a cultura, economia, hábitos, costumes e o panorama político da época. Para contextualizar essas narrativas, apresentei um panorama da cidade de origem da família da ex-escrava e sua posterior mudança para a cidade de Salvador-Bahia. Essa contextualização é crucial, pois responde, ainda que parcialmente, à indagação: "De onde eu vim?". Assim, compartilho tudo o que a memória me permitiu acessar da minha infância. Em seguida, obedecendo à linha temporal, narro minha adolescência e, continuando esse fluxo, exponho minha vida adulta e o processo de envelhecimento no qual me encontro hoje, aos sessenta e seis anos de idade. A abordagem teórica principal aqui adotada baseou-se nos estudos sociológicos de gênero, raça e etnia de escritoras e escritores afrodescendentes, bem como na perspectiva freireana sobre educação no sentido de promotora da liberdade. A metodologia do estudo compreendeu-se de uma abordagem qualitativa narrativa, evidenciando a história oral e de cunho autoetnográfico. Nas análises, busquei dialogar com diversas/os autoras e autoras os quais permitiram inferir que os membros das famílias se envolvem pessoalmente, vivenciando a realização do projeto de vida dos seus filhos e sobrinhos, atualizando e reatualizando as práticas ancestrais de origem africana. Também foi possível o entendimento de que a inserção produtiva do conjunto dos membros familiares não pode ser separada dos papéis sociais que esses membros desempenham, ou seja, do trabalho da tia, centralizadora nessa família. Desse modo, essa tia somente pode se constituir nessa relação, enquanto ser dotado de poder econômico e psicossocial.Item Maternidade interrompida? o luto e o sentido da vida de mães em face da morte dos seus filhos adolescentes por meio de suicídio(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-05-26) Fontoura, Clarissa Santos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias (Coorient.)A experiência da morte por meio de suicídio tem causado impacto na sociedade, com ênfase nas famílias diretamente afetadas. Especificamente em casos de morte por suicídio de adolescentes, o impacto ocorre fortemente na vida de mães enlutadas. Diante disso, a presente tese de doutorado objetiva conhecer as experiências de mães em face da morte de seus filhos adolescentes por meio de suicídio, buscando, como objetivos específicos: compreender o impacto da morte do(a) filho(a) nas relações familiares; identificar qual sentido a mãe atribui à morte de seu filho; e quais as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas mães em face da morte de seus filhos. Em um estudo qualitativo, seis mães cujos filhos adolescentes cometeram suicídio foram entrevistadas em local de sua conveniência. Essas mães foram indicadas pela pesquisadora, psicóloga e suicidologista Karina Okajima Fukumitsu. Para a coleta de dados, foi construído um roteiro de entrevista com questões predominantemente abertas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Católica do Salvador. As entrevistas foram gravadas e transcritas pela pesquisadora. Os dados foram analisados e, consequentemente, elaborados núcleos de sentido. Os resultados encontrados foram elencados em resposta aos objetivos propostos e versam sobre o impacto da morte do(a) filho(a) nas relações familiares, a atribuição de sentido para a morte do(a) filho(a) e estratégias de enfrentamento utilizadas pelas mães em face da morte de seu(sua) filho(a). Verificou-se maior aproximação entre os familiares envolvidos após a morte do(a) filho(a). Constatou-se a valoração da maternidade, independente da presença física do(a) filho(a). Houve um consenso entre as entrevistadas no que tange ao estigma sofrido, ficando evidente a necessidade de que esta temática seja esclarecida pela sociedade. Com relação à atribuição de sentido para a morte do(a) filho(a), das seis mães entrevistadas, três consideraram haver sentido para a morte de seus filhos e três consideraram que não houve sentido para a morte de seus filhos. Das mães que avaliaram haver algum sentido, houve o reconhecimento da máxima de que nada na vida acontece por acaso. Com relação às estratégias de enfrentamento, as estratégias encontradas corresponderam a uma abertura à transcendência e espiritualidade e à resiliência. As estratégias associadas à resiliência foram subdivididas em: práticas terapêuticas como o acesso a profissionais de psicoterapia e psiquiatria, dentre outros; a importância do trabalho como forma de enfrentamento do luto; falar e escrever sobre a perda como recurso terapêutico; e a prática do serviço ao próximo como importantes formas de enfrentamento e ressignificação. Conclui-se que a maternidade é central na vida dessas mulheres: mesmo sem a presença física dos(as) filhos(as), as mães entrevistadas permanecem com sentimento e função materna intactos e que a espiritualidade se apresenta como importante suporte no enfrentamento da perda. Sugere-se, a partir do estigma sofrido pelas mães e familiares, a necessidade de maior esclarecimento social em torno da temática do suicídio. Dada a complexidade do assunto pesquisado, aponta-se para a necessidade de estudos futuros que aprofundem a temática.Item O inventário judicial como ferramenta para um ajuste de contas na família: o dilema dos irmãos(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-17) Lima, Fernanda Viana; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)A família, na perspectiva relacional, configura-se a partir das interações na conjugalidade, parentalidade, fratria e parentela. Embora se espere ser um espaço de desenvolvimento de laços fraternos e afetivos, as relações familiares podem se revelar como espaços onde se travam relações conflituosas e desarmônicas. Esta pesquisa se propôs a analisar as relações familiares na fratria, a partir dos processos judiciais de Inventário, que tramitam nas Varas de Família e Sucessões de Itabuna e Ilhéus, na Bahia. O inventário é o procedimento sucessório judicial para a partilha de bens deixados pelo falecido, cujos herdeiros são instados a compor, quando não existir consenso entre eles. Através da combinação entre a metodologia quantitativa, na primeira fase da pesquisa, e a qualitativa, na segunda etapa, buscou-se inicialmente a contabilização dos processos de inventário nos quais se verificasse o litígio entre irmãos, e posteriormente, a partir do critério da acessibilidade, foi realizada entrevista narrativa com irmãos na condição de litigantes em juízo. A relação fraterna sofre influência parental e de terceiros, como os cunhados, cuja influência pode impactar de forma a fortalecer os vínculos, ou ao contrário, a afastar os irmãos, a ponto de causar o rompimento das relações. Os resultados encontrados na primeira etapa, indicaram que a morosidade dos processos de inventário não possui como causa principal o litígio entre irmãos, mas o não pagamento do ITCMD. Na etapa da pesquisa qualitativa, constatou-se que o processo judicial é utilizado como uma forma de ajuste de conta entre os irmãos. Outro fator encontrado foi a interferência negativa dos cunhados na relação da partilha dos bens, como fator agravante do litígio entre irmãos.Item Resiliência familiar: a experiência dos casais homoafetivos face aos desafios da parentalidade(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-06-13) Machado, Paula Dioné Casais e Silva; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)Ao empregar esforços na obtenção de reconhecimento do seu direito de casar-se e ter filhos, pessoas homoafetivas vêm transformando a instituição mais básica da organização humana ao longo da história: a família. Estudos científicos no Brasil sobre homoparentalidade são recentes e em baixa escala, havendo também grande demanda por estudos que propiciem entendimento sobre os processos promotores de resiliência nas famílias homoafetivas, considerando-se que se impõe a estas famílias lidar com o preconceito e a discriminação. Este trabalho desenvolve, em caráter descritivo-exploratório, um enfoque qualitativo para o estudo de casos, sendo entrevistados três casais homoafetivos formados por mulheres com filhos, pertencentes à classe B e alcançados através do método da bola de neve. Foram utilizados como critérios de inclusão a convivência em união estável há pelo menos dois anos e a convivência com menor de idade de pelo menos dois anos em relação filial, residindo no mesmo domicílio e sendo os filhos gerados a partir de procedimentos de reprodução assistida. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada, explorando aspectos associados à experiência parental, ao entendimento de família e às estratégias de resiliência adotadas pelos casais homoafetivos face aos desafios cotidianos da parentalidade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, de modo que foram propostos dois eixos para exposição: o desejo de ter filhos e as estratégias empregadas ante a discriminação vivenciada na parentalidade homoafetiva, descrevendo o percurso dessas famílias para a resiliência. Verificou-se uma associação entre vivências pessoais de discriminação e preocupação com as vivências que a prole enfrentará, sendo adotadas estratégias voltadas para o desenvolvimento de respeito e boa convivência em sociedade.Item Tornar-se negrogay: a história de vida de um homem-professor situado e sitiado(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-16) Souza, Antonio José de; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)A presente tese é produto de um projeto de pesquisa que se debruçou sobre a identidade negra e gay na relação intrínseca entre o ‘eu-outro’ situados em um contexto conflagrado no qual se exige do negrogay tomar consciência ‘de si’. Negrogay, escrito na forma de um único termo, porque é unificado por experiências estigmatizantes oriundas do processo de racialização das relações sociais que, quando imbricado com a homofobia, reproduz na contemporaneidade o passado violento de um Brasil ávido por construir o ideário do ‘homem de verdade’. O estudo teve como objetivo geral compreender como as construções das identidades negrogays, de três professores da educação básica do Estado da Bahia, emergiam das suas histórias de vida engendradas na intimidade das famílias interraciais e heterossexuais e suas reverberações no cotidiano da profissão docente; objetivos específicos: i) i)identificar, nas histórias de vida dos professores, os eventos/fatos marcantes no processo da construção ‘de si’ negrogay a fim de trazer à tona o que esses eventos/fatos fizeram e o que foi feito com suas repercussões; ii) analisar a influência da relação familiar no processo da construção ‘de si’ negrogay com o propósito de fazer irromper os fenômenos que regem os relacionamentos íntimos; iii) verificar como esses eventos/fatos, vivenciados pelos professores negrogays, reverberam no cotidiano ‘de si’ na profissão docente. No âmbito do projeto de pesquisa, a hipótese de partida considerou os intercâmbios familiares enquanto influenciadores do processo da construção ‘de si’ negrogay no sentido da emanci- pação (ser) ou da interdição (não ser), posto que o negrogay passa por uma relação persecutória entre a subjetividade e o corpo, compondo às vicissitudes ‘de si’ negrogay; o negrogay, na intimidade da família inter-racial e heterossexual, não tem inicialmente identidades positivas as quais possa afirmar, tratam-se de identidades rechaçadas sob o ponto de vista do ‘outro’, contudo, o esforço dialético do ‘eu’ e do ‘outro’ é parte do processo da construção ‘de si’ negrogay. O trabalho desenvolveu-se no terreno da pesquisa qualitativa, através da metodologia (Auto)Biográfica e do instrumento entrevista narrativa, acessando as histórias de vida que foram sistematizadas pela técnica dos Núcleos de Signifi- cação e analisadas à luz da Psicanalise Existencial do filósofo Jean-Paul Sartre. Trata-se de um estudo que fora atravessado pelos princípios da fenomenologia-hermenêutica. A tese toma como texto-base a história de vida de um dos três professores participes da pesquisa, Rubião Bovary (nome fictício), que surgiu como protagonista e objeto de análise devido à complexidade do relato memorialístico e de suas inúmeras e cruzadas imbricações. Os resultados apontam para a família confrontada em seu papel imprescindível na construção das identidades; o ser-negro negado como parte de uma realidade imaginária criada a partir do desejo de ser um ‘outro’ próximo do ‘ser branco’ em autodefesa diante da situ- ação marcada pela estigmatização pública do seu ser-gay. R. Bovary foi uma criança violentada pelo olhar do ‘outro’ que o transformou em objeto, deixando-o com medo e vergonha de assumir-se negrogay. Ele é alcançado por uma estrutura discriminatória que o situa na elaboração das significações singularizadas a partir das coisas do mundo, objetivando-se em ações e significações próprias do homem historicizado. A docência é o lugar das realizações, mediações e da possibilidade de ‘assumir-se’ na totalidade. Uma radicalidade que falta a R. Bovary que está atado à ‘cor da pele’ tanto quanto à ‘sexualidade’ e a sua vivência depende da sobrevivência de todos os seus ‘eus’.