Browsing by Author "Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)"
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Item A relação entre avós e netos: a ótica de servidores de uma escola confessional católica(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-24) Santos, Maria das Graças Fonseca dos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Azambuja, Rosa Maria da Motta (Coorient.)Este estudo tomou como objeto as relações entre avós e netos vistos a partir de profissionais de uma escola confessional católica. Adotou a abordagem relacional que analisa e interpreta os aspectos que ligam as pessoas para cooperar em sua convivência social com o objetivo de compreender a relação avós e netos na ótica de Irmãs Religiosas Educadoras e de membros da equipe de apoio administrativo, pedagógico e funcionários de uma escola confessional. Partiu da questão de como Irmãs Educadoras Religiosas Consagradas e a equipe de apoio administrativo, técnico pedagógico percebem a relação entre avós e netos na escola. Para tal, objetivou descrever a tipologia dos avós, segundo a ótica da instituição escolar, quanto à linhagem materna e paterna, tipo de convivência e o papel na dinâmica escolar; vínculo entre avós-escola estabelecido através da frequência de contatos e atividades desenvolvidas juntos na instituição; a influência do convívio avós-netos no contexto educacional; os fatores percebidos que facilitam ou obstaculizam o relacionamento entre avós-escola. Seu marco teórico foram as contribuições de Donati; Dias; Coutrim, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de confissão católica de I e II graus no município de Salvador, Bahia, com 15 participantes, sendo 05 irmãs religiosas, 05 especialistas e 05 funcionários da equipe de apoio e administrativo. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos netos matriculados e avós no contexto escolar; e os dados decorrentes das entrevistas que foram organizados nos seguintes tópicos: presença dos avós: assuntos e atividades institucionais; influência dos avós no processo escolar dos netos; fatores facilitadores e dificultadores no relacionamento avós/netos. Os resultados confirmaram a presença dos avós no cenário escolar, quer como apoio social, instrumental e afetivo aos pais em seu cuidado aos filhos, quer assumindo a educação total de seus netos, inclusive na vida escolar.Item Construindo caminhos: empoderamento, educação e resiliência na jornada de uma tia afrodescendente na família extensa(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-03-26) Silva, Maria Madalena Lima; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Souza, Cinthia Barreto Santos (Coorient.)O objetivo principal desta pesquisa consistiu em saber como eu, na condição de tia de uma família afrodescendente coletivista, influenciei o desenvolvimento educacional de meus sobrinhos e demais familiares. Além disso, busquei compreender a ancestralidade familiar, explorando os valores e a cultura de uma família afrodescendente baiana, cuja origem foi a bisavó, uma ex-escravizada. O estudo também teve como propósito descrever os diversos territórios ou espaços ocupados pelos integrantes dessa família, fornecendo o contexto e explorando suas interrelações simbólicas e afetivas. Ao mesmo tempo, caracterizei os papéis desempenhados pelas tias na família, objeto de estudo. Nesta pesquisa adotei a abordagem da autoetnografia (ELLIS, 2004), partindo do meu relato memorialístico e ampliando para narrativas fornecidas por duas tias e uma prima. Explorei os espaços e o tempo vividos em estreita conexão com a cultura, economia, hábitos, costumes e o panorama político da época. Para contextualizar essas narrativas, apresentei um panorama da cidade de origem da família da ex-escrava e sua posterior mudança para a cidade de Salvador-Bahia. Essa contextualização é crucial, pois responde, ainda que parcialmente, à indagação: "De onde eu vim?". Assim, compartilho tudo o que a memória me permitiu acessar da minha infância. Em seguida, obedecendo à linha temporal, narro minha adolescência e, continuando esse fluxo, exponho minha vida adulta e o processo de envelhecimento no qual me encontro hoje, aos sessenta e seis anos de idade. A abordagem teórica principal aqui adotada baseou-se nos estudos sociológicos de gênero, raça e etnia de escritoras e escritores afrodescendentes, bem como na perspectiva freireana sobre educação no sentido de promotora da liberdade. A metodologia do estudo compreendeu-se de uma abordagem qualitativa narrativa, evidenciando a história oral e de cunho autoetnográfico. Nas análises, busquei dialogar com diversas/os autoras e autoras os quais permitiram inferir que os membros das famílias se envolvem pessoalmente, vivenciando a realização do projeto de vida dos seus filhos e sobrinhos, atualizando e reatualizando as práticas ancestrais de origem africana. Também foi possível o entendimento de que a inserção produtiva do conjunto dos membros familiares não pode ser separada dos papéis sociais que esses membros desempenham, ou seja, do trabalho da tia, centralizadora nessa família. Desse modo, essa tia somente pode se constituir nessa relação, enquanto ser dotado de poder econômico e psicossocial.Item Furando a bolha do habitus: mobilizações das famílias e de uma escola pública em Salvador e na Ilha do Sal em Cabo Verde, sob a ótica dos seus jovens na elaboração dos seus sonhos(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2019-11-29) Abreu, Elmar Silva de; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)A presente pesquisa, de natureza qualitativa, investigou de que forma 14 jovens, dez brasileiros e quatro cabo-verdianos, percebem os suportes oferecidos pelas suas famílias e pela escola na elaboração dos seus projetos de vida, podendo favorecer mudanças nas suas condições socioeconômico-educacionais. Todos os participantes são de escolas públicas, incluindo três egressos. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada. Os conceitos de campo vital de Lewin (1973), combinados com a Lei da Inércia, compuseram o aporte teórico da pesquisa. O construto do habitus de classe, apresentado por Bourdieu (1983), também mostrou importância na construção do referido trabalho. Estes elementos imbricaram-se e, durante a pesquisa, ocorreu a emersão de um método que possibilitou analisar múltiplos fatores, aqui apontados como forças em interação. Sob a percepção dos jovens, a resultante dessas forças de naturezas diversas contendo suas direções e intensidades, foram algumas restritivas, aqui nomeadas como forças de manutenção, como o habitus para os que estão em classes menos favorecidas, e outras impulsionadoras, como o suporte familiar e escolar, aqui nomeadas como forças de expansão. Essas forças definem a forma de locomoção destes em seus espaços de vida. Deste modo, este estudo traz a percepção desses jovens quanto às forças envolvidas no processo de elaboração dos seus projetos de vida (unidades de análise), destacando-se as forças dos ambientes escolar e familiar, e ainda sob suas percepções, a geração de possibilidades de mudanças nas suas condições socioeconômico-educacionais, através de suas locomoções, possibilidades que aqui nomeamos como “furo na bolha do habitus”.Item Imagens e símbolos da família sob a ótica do casal: uma visão Junguiana(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2019-11-21) Barros, Camila Barreto Matos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)Esta pesquisa teve como foco analisar o relacionamento do casal sob o ponto de vista das imagens e símbolos da família, utilizando os conceitos da psicologia junguiana de projeção, complexo, persona/sombra, animus/anima e individuação para atingir seus objetivos. Os conceitos de animus e anima estão diretamente relacionados as estruturas da conjugalidade e do apaixonamento. A anima personifica as tendências psicológicas femininas na psique do homem e o animus personifica as tendências psicológicas masculinas na psique da mulher. Baseou-se na premissa de que cada casal carrega uma bagagem imagética de suas relações familiares e que estas podem influenciar a dinâmica do relacionamento atual. O acesso a essas imagens deu-se através do Jogo de Areia, que consiste em um instrumento que permite a construção de cenários em uma caixa, sendo um campo favorável à representação e expressão de conteúdos da psique do indivíduo e também do casal. O método escolhido foi o qualitativo por meio de um estudo de casos múltiplos. Foram analisados dois casais com mais de dois anos de casados. A investigação foi realizada em cinco encontros para cada casal, em um total de dez encontros. O foco do estudo incidiu na criação de cenários, através do Jogo de Areia, em que pudessem ser observados três momentos: a) família de origem, b) visão do casamento atual sob a ótica individual, e c) visão do casamento atual sob a ótica do casal. Foi utilizado também o questionário sociodemográfico para acessar informações do casal, como: idade, profissão, o tempo de casados, moradia, entre outros. A análise dos resultados sugeriu que cada indivíduo traz o imaginário da relação familiar e que este pode influenciar na dinâmica da relação atual. Assim, no Casal 1, aspectos adquiridos na família de origem influenciam a relação do casal atuando de forma a “impedir” uma vida mais autônoma e criativa em ambos; enquanto no Casal 2, o bom desenvolvimento da anima e do animus na relação faz com que os dois tenham recursos para não ficarem paralisados diante das exigências anímicas na família. Consideramos que o Jogo de Areia como instrumento técnico de acesso ao fenômeno cumpriu sua função nesta pesquisa.Item Maternidade interrompida? o luto e o sentido da vida de mães em face da morte dos seus filhos adolescentes por meio de suicídio(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-05-26) Fontoura, Clarissa Santos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias (Coorient.)A experiência da morte por meio de suicídio tem causado impacto na sociedade, com ênfase nas famílias diretamente afetadas. Especificamente em casos de morte por suicídio de adolescentes, o impacto ocorre fortemente na vida de mães enlutadas. Diante disso, a presente tese de doutorado objetiva conhecer as experiências de mães em face da morte de seus filhos adolescentes por meio de suicídio, buscando, como objetivos específicos: compreender o impacto da morte do(a) filho(a) nas relações familiares; identificar qual sentido a mãe atribui à morte de seu filho; e quais as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas mães em face da morte de seus filhos. Em um estudo qualitativo, seis mães cujos filhos adolescentes cometeram suicídio foram entrevistadas em local de sua conveniência. Essas mães foram indicadas pela pesquisadora, psicóloga e suicidologista Karina Okajima Fukumitsu. Para a coleta de dados, foi construído um roteiro de entrevista com questões predominantemente abertas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Católica do Salvador. As entrevistas foram gravadas e transcritas pela pesquisadora. Os dados foram analisados e, consequentemente, elaborados núcleos de sentido. Os resultados encontrados foram elencados em resposta aos objetivos propostos e versam sobre o impacto da morte do(a) filho(a) nas relações familiares, a atribuição de sentido para a morte do(a) filho(a) e estratégias de enfrentamento utilizadas pelas mães em face da morte de seu(sua) filho(a). Verificou-se maior aproximação entre os familiares envolvidos após a morte do(a) filho(a). Constatou-se a valoração da maternidade, independente da presença física do(a) filho(a). Houve um consenso entre as entrevistadas no que tange ao estigma sofrido, ficando evidente a necessidade de que esta temática seja esclarecida pela sociedade. Com relação à atribuição de sentido para a morte do(a) filho(a), das seis mães entrevistadas, três consideraram haver sentido para a morte de seus filhos e três consideraram que não houve sentido para a morte de seus filhos. Das mães que avaliaram haver algum sentido, houve o reconhecimento da máxima de que nada na vida acontece por acaso. Com relação às estratégias de enfrentamento, as estratégias encontradas corresponderam a uma abertura à transcendência e espiritualidade e à resiliência. As estratégias associadas à resiliência foram subdivididas em: práticas terapêuticas como o acesso a profissionais de psicoterapia e psiquiatria, dentre outros; a importância do trabalho como forma de enfrentamento do luto; falar e escrever sobre a perda como recurso terapêutico; e a prática do serviço ao próximo como importantes formas de enfrentamento e ressignificação. Conclui-se que a maternidade é central na vida dessas mulheres: mesmo sem a presença física dos(as) filhos(as), as mães entrevistadas permanecem com sentimento e função materna intactos e que a espiritualidade se apresenta como importante suporte no enfrentamento da perda. Sugere-se, a partir do estigma sofrido pelas mães e familiares, a necessidade de maior esclarecimento social em torno da temática do suicídio. Dada a complexidade do assunto pesquisado, aponta-se para a necessidade de estudos futuros que aprofundem a temática.Item O inventário judicial como ferramenta para um ajuste de contas na família: o dilema dos irmãos(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-17) Lima, Fernanda Viana; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)A família, na perspectiva relacional, configura-se a partir das interações na conjugalidade, parentalidade, fratria e parentela. Embora se espere ser um espaço de desenvolvimento de laços fraternos e afetivos, as relações familiares podem se revelar como espaços onde se travam relações conflituosas e desarmônicas. Esta pesquisa se propôs a analisar as relações familiares na fratria, a partir dos processos judiciais de Inventário, que tramitam nas Varas de Família e Sucessões de Itabuna e Ilhéus, na Bahia. O inventário é o procedimento sucessório judicial para a partilha de bens deixados pelo falecido, cujos herdeiros são instados a compor, quando não existir consenso entre eles. Através da combinação entre a metodologia quantitativa, na primeira fase da pesquisa, e a qualitativa, na segunda etapa, buscou-se inicialmente a contabilização dos processos de inventário nos quais se verificasse o litígio entre irmãos, e posteriormente, a partir do critério da acessibilidade, foi realizada entrevista narrativa com irmãos na condição de litigantes em juízo. A relação fraterna sofre influência parental e de terceiros, como os cunhados, cuja influência pode impactar de forma a fortalecer os vínculos, ou ao contrário, a afastar os irmãos, a ponto de causar o rompimento das relações. Os resultados encontrados na primeira etapa, indicaram que a morosidade dos processos de inventário não possui como causa principal o litígio entre irmãos, mas o não pagamento do ITCMD. Na etapa da pesquisa qualitativa, constatou-se que o processo judicial é utilizado como uma forma de ajuste de conta entre os irmãos. Outro fator encontrado foi a interferência negativa dos cunhados na relação da partilha dos bens, como fator agravante do litígio entre irmãos.Item O rito de casamento numa perspectiva junguiana: significados, motivações e os impactos psicológicos na contemporaneidade(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2019) Araújo, Elisa Maria Borges de; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)O contexto da formação das famílias e os papéis de gênero sofreram grandes transformações que impactaram diretamente na vivência do casamento. A cerimônia de casamento pode ser entendida como um dos ritos de passagem presentes e vividos na atual sociedade. Como rito, ela proporciona que o indivíduo rememore os mitos, reatualizando-os, possibilitando um retorno à origem e a beneficiar-se das forças e energias advindas dessas mesmas origens. Esta pesquisa busca compreender o significado do ritual de passagem do casamento contemporâneo no desenvolvimento de personalidade singular sob uma perspectiva da Psicologia Analítica. Para isso, analisou os significados dos rituais de casamento na sociedade contemporânea; as motivações que levam os sujeitos a formalizar a relação; como o arquétipo do casamento está sendo atualizado na contemporaneidade; e osimpactos psicológicos da vivência ritualística de casamento nas jornadas de desenvolvimento individuais dos cônjuges, sob a perspectiva da Psicologia Analítica. Foi realizada uma revisão de literatura sobre o significado do rito de casamento, usando como recurso metafórico a mitologia e a alquimia, e um estudo exploratório, qualitativo, de entrevistas narrativas com quatro casais, interpretadas através da metodologia de análise de discurso. Os resultados revelaram que o significado do ritual de casamento é ainda muito influenciado por crenças religiosas e pela vivência dos pais. Representa um marco de uma nova fase, permeado pelo sentido de responsabilidade, de formação de uma família própria e assume um papel social de declaração, de uma mudança individual e relacional. O dia é descrito como uma vivência única, numinosa, transcendente. São motivações que levam os casais a formalizarem uma relação: o desejo de consolidar a formação de uma família; a celebração, que eterniza um dia de felicidade; um caminho consciente para transformação e amadurecimento individual; e a declaração à sociedade de que não se é mais o mesmo. Quanto aos impactos psicológicos dessa vivência os casais que não coabitavam antes do ritual sentiram que a emoção vivida no dia do casamento representava um esvaziamento para que pudessem, a partir daquele momento, começar uma nova vida. Aqueles que já coabitavam perceberam mudanças mais individuais do que relacionais, considerando-se individualmente mais maduros. Este trabalho contribuiu para um maior entendimento do quanto a ritualização de uma relação impacta em como os sujeitos se percebem enquanto casal e como indivíduos em seu processo de desenvolvimento, o que permitiu uma análise psicológica sobre temas conjugais contemporâneos, como: sexualidade; filhos; conflitos e adaptações relacionais; individualidades; relações familiares.Item Os objetos biográficos em ILPI: modos de subjetivação no tempo e no espaço(2024-12-12) Meirelles, Gabriel Nunes Seixas de; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)O estudo analisou como a ausência de objetos biográficos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) impacta os modos de subjetivação e a construção identitária dos residentes. Esses objetos, carregados de memórias e significados pessoais e sociais, desempenham o papel de mediadores de identidade e podem servir como possíveis recursos para reconstruir as histórias de vida de seus proprietários. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com enfoque qualitativo, que utilizou o método de estudo de casos para compreender, de forma profunda e contextualizada, as experiências dos residentes em instituições de longa permanência. A análise de dados foi conduzida com base na análise temática, conforme o referencial teórico de Minayo (2014a, 2014b) e Dias e Mishima (2023). O estudo identificou três núcleos de sentido nas narrativas dos participantes: (1) Ruptura de Laços Familiares e Comunitários, (2) Memória e Identidade e Espaços de Habitação no Contexto Asilar, e (3) Valorização do Simbólico Frente ao Material. Os resultados da pesquisa evidenciam a complexa relação entre memória, identidade e objetos biográficos no ambiente institucional. A subjetivação dos residentes é diretamente influenciada pela apropriação dos espaços e pela presença ou ausência desses objetos, que funcionam como registros materiais das histórias de vida. Ao condensarem experiências passadas, os objetos biográficos oferecem uma possibilidade de composição de narrativas, contribuindo para a compreensão das dinâmicas sociais e emocionais nesses ambientes.Item Relacionamento fraterno em fase adulta: dinâmica e significado(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-03-29) Santos, Joana D'Arc Silva; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt (Coorient.)Este trabalho teve por objetivo analisar a dinâmica e o significado das relações entre irmãos em fase adulta mediana. Participaram da pesquisa 18 irmãos divididos em gênero e posição na fratria a saber: três primogênitos e três primogênitas; três irmãos do meio e três irmãs do meio; três caçulas homens e três caçulas mulheres com idades variando entre 40 e 57 anos. A partir das narrativas de vida dos irmãos buscou-se inferir sobre o que torna essa relação mais ou menos intensa, tendo em vista fatores que a facilitam ou a inibem. O referencial teórico utilizado para a embasar a análise dos dados foi o fenomenológico; sendo subsidiado por vários autores dentre eles: Adler, Zittoun, Lévinas, Cerveny Sharp, Conti e outros. A metodologia utilizada foi a qualitativa com a técnica narrativa de vida. Os resultados indicam dois sentimentos que permeiam a dinâmica do relacionamento entre os irmãos em fase adulta mediana: proximidade ou distanciamento emocional. Destacaram-se três núcleos facilitadores da relação: primeiro o cuidado entre os irmãos como resultado de uma obediência a um mandato parental; segundo a casa da mãe como local agregador para reuniões e festas em família; terceiro a utilização de recurso tecnológico (aplicativo para mensagens e chamada de voz) como mediador para a aproximação entre os irmãos. Dentre os fatores que dificultam o relacionamento entre os irmãos foram observados: pensamento e opiniões divergentes sobre assuntos diversos; ausência de contato pessoal ou comunicação via recurso tecnológico; diminuição dos encontros familiares. Os fatores que facilitam ou dificultam esse dinamismo emocional corroboram com a intensidade desses sentimentos; sugerindo que acolher o outro (irmão) vai além da obediência ao mandato parental: é livre escolha que cada um faz para exercer o cuidado e o respeito. Esses sentimentos não são exclusivos e podem ambos permear o relacionamento entre os irmãos. Num movimento sutil que, às vezes, os fazem oscilar entre sentimentos de proximidade e distanciamento emocional, a relação entre os irmãos vai sendo tecida. Foi observado também que as recordações do convívio dos irmãos na infância, de certo modo, funcionam como um recurso para aproximá-los subjetivamente em fase adulta. Elas minimizam a percepção de distanciamento emocional entre eles. Ao presentificar sentimentos e emoções vivenciadas na infância os irmãos podem, em certa medida, fortalecer suas relações em fase adulta mediana, ressignificando o que lhes transmite mais sentido sobre relacionar-se com um irmão: o companheirismo e a amizade.Item Resiliência familiar: a experiência dos casais homoafetivos face aos desafios da parentalidade(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-06-13) Machado, Paula Dioné Casais e Silva; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)Ao empregar esforços na obtenção de reconhecimento do seu direito de casar-se e ter filhos, pessoas homoafetivas vêm transformando a instituição mais básica da organização humana ao longo da história: a família. Estudos científicos no Brasil sobre homoparentalidade são recentes e em baixa escala, havendo também grande demanda por estudos que propiciem entendimento sobre os processos promotores de resiliência nas famílias homoafetivas, considerando-se que se impõe a estas famílias lidar com o preconceito e a discriminação. Este trabalho desenvolve, em caráter descritivo-exploratório, um enfoque qualitativo para o estudo de casos, sendo entrevistados três casais homoafetivos formados por mulheres com filhos, pertencentes à classe B e alcançados através do método da bola de neve. Foram utilizados como critérios de inclusão a convivência em união estável há pelo menos dois anos e a convivência com menor de idade de pelo menos dois anos em relação filial, residindo no mesmo domicílio e sendo os filhos gerados a partir de procedimentos de reprodução assistida. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada, explorando aspectos associados à experiência parental, ao entendimento de família e às estratégias de resiliência adotadas pelos casais homoafetivos face aos desafios cotidianos da parentalidade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, de modo que foram propostos dois eixos para exposição: o desejo de ter filhos e as estratégias empregadas ante a discriminação vivenciada na parentalidade homoafetiva, descrevendo o percurso dessas famílias para a resiliência. Verificou-se uma associação entre vivências pessoais de discriminação e preocupação com as vivências que a prole enfrentará, sendo adotadas estratégias voltadas para o desenvolvimento de respeito e boa convivência em sociedade.Item Retratos de família na poética de Carlos Drummond de Andrade(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-02-03) Lordelo, Jeane Alice da Silva Leite; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)Este estudo apresenta uma compreensão acerca dos Retratos de Família delineados na Poética de Carlos Drummond de Andrade. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, ancorada no método fenomenológico hermenêutico de Heidegger e como tal parte do significado de Poética na teoria heideggeriana. Nesta direção, discute como a iconografia poética drummondiana desvela a concepção de mundo a partir da família e se constituiu como um legado histórico sobre a vida em família no Brasil do século XX. Nossa investigação se debruçou de modo mais contundente na Trilogia Boitempo e na Antologia Poética, mas também garimpamos alguns poemas nos livros: Alguma Poesia, A Rosa do Povo, Claro Enigma, José e Lição de Coisas. Para fundamentar nosso estudo, recorremos ao suporte teórico de alguns críticos: Antonio Cândido (2017), Davi Arrigucci (2002) e José Guilherme Merquior (2012). Também nos amparamos em Belinda Mandeubaum (2010) que tem estudos sobre família no Brasil esteados na poética drummondiana. Nosso trabalho discorre sobre como o registro versejado ilustra dados do clã do poeta desde o núcleo até o grupo ampliado, evidenciando as relações familiares em meio ao contexto social e o processo de subjetivação e apreensão do social a partir da família. Aborda também como a tecitura versificada expõe episódios de famílias anônimas brasileiras e os cenários que espelham as vivências de família. Concluímos que os Retratos de Família versados por Carlos Drummond de Andrade revelam-se como um repertório documental sobre a história das famílias no Brasil, além de identificar a família como marca substancial que perpassa gerações e se transfigura de modo singular ao longo da existência de cada sujeito.Item Tornar-se negrogay: a história de vida de um homem-professor situado e sitiado(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-16) Souza, Antonio José de; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)A presente tese é produto de um projeto de pesquisa que se debruçou sobre a identidade negra e gay na relação intrínseca entre o ‘eu-outro’ situados em um contexto conflagrado no qual se exige do negrogay tomar consciência ‘de si’. Negrogay, escrito na forma de um único termo, porque é unificado por experiências estigmatizantes oriundas do processo de racialização das relações sociais que, quando imbricado com a homofobia, reproduz na contemporaneidade o passado violento de um Brasil ávido por construir o ideário do ‘homem de verdade’. O estudo teve como objetivo geral compreender como as construções das identidades negrogays, de três professores da educação básica do Estado da Bahia, emergiam das suas histórias de vida engendradas na intimidade das famílias interraciais e heterossexuais e suas reverberações no cotidiano da profissão docente; objetivos específicos: i) i)identificar, nas histórias de vida dos professores, os eventos/fatos marcantes no processo da construção ‘de si’ negrogay a fim de trazer à tona o que esses eventos/fatos fizeram e o que foi feito com suas repercussões; ii) analisar a influência da relação familiar no processo da construção ‘de si’ negrogay com o propósito de fazer irromper os fenômenos que regem os relacionamentos íntimos; iii) verificar como esses eventos/fatos, vivenciados pelos professores negrogays, reverberam no cotidiano ‘de si’ na profissão docente. No âmbito do projeto de pesquisa, a hipótese de partida considerou os intercâmbios familiares enquanto influenciadores do processo da construção ‘de si’ negrogay no sentido da emanci- pação (ser) ou da interdição (não ser), posto que o negrogay passa por uma relação persecutória entre a subjetividade e o corpo, compondo às vicissitudes ‘de si’ negrogay; o negrogay, na intimidade da família inter-racial e heterossexual, não tem inicialmente identidades positivas as quais possa afirmar, tratam-se de identidades rechaçadas sob o ponto de vista do ‘outro’, contudo, o esforço dialético do ‘eu’ e do ‘outro’ é parte do processo da construção ‘de si’ negrogay. O trabalho desenvolveu-se no terreno da pesquisa qualitativa, através da metodologia (Auto)Biográfica e do instrumento entrevista narrativa, acessando as histórias de vida que foram sistematizadas pela técnica dos Núcleos de Signifi- cação e analisadas à luz da Psicanalise Existencial do filósofo Jean-Paul Sartre. Trata-se de um estudo que fora atravessado pelos princípios da fenomenologia-hermenêutica. A tese toma como texto-base a história de vida de um dos três professores participes da pesquisa, Rubião Bovary (nome fictício), que surgiu como protagonista e objeto de análise devido à complexidade do relato memorialístico e de suas inúmeras e cruzadas imbricações. Os resultados apontam para a família confrontada em seu papel imprescindível na construção das identidades; o ser-negro negado como parte de uma realidade imaginária criada a partir do desejo de ser um ‘outro’ próximo do ‘ser branco’ em autodefesa diante da situ- ação marcada pela estigmatização pública do seu ser-gay. R. Bovary foi uma criança violentada pelo olhar do ‘outro’ que o transformou em objeto, deixando-o com medo e vergonha de assumir-se negrogay. Ele é alcançado por uma estrutura discriminatória que o situa na elaboração das significações singularizadas a partir das coisas do mundo, objetivando-se em ações e significações próprias do homem historicizado. A docência é o lugar das realizações, mediações e da possibilidade de ‘assumir-se’ na totalidade. Uma radicalidade que falta a R. Bovary que está atado à ‘cor da pele’ tanto quanto à ‘sexualidade’ e a sua vivência depende da sobrevivência de todos os seus ‘eus’.Item Velhice com dependência e cuidado: narrativas familiares(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-03-02) Santos, Flávia Guimarães Simões; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)O processo de envelhecimento, observado na população brasileira nas últimas décadas, traz, dentre outros desafios para as famílias, a sociedade e o poder público, a questão da velhice com dependência e os possíveis arranjos para prover os cuidados às pessoas idosas. O contexto atual é marcado pelo aumento da longevidade, crescimento da prevalência de doenças crônico-degenerativas e pelas mudanças sociais que impactam a solidariedade intrafamiliar, de modo que esta pesquisa se estrutura na perspectiva de responder às seguintes perguntas: Quais arranjos estão sendo utilizados pelos familiares no cuidado da pessoa idosa dependente? De que modo esse cuidado está sendo realizado? Qual a participação da rede social pessoal neste processo? No Brasil, historicamente, o cuidado desses idosos está quase que exclusivamente sob a responsabilidade familiar. Assim, o objetivo geral desta pesquisa visa compreender, a partir do ponto de vista do/a cuidador/a familiar, como as famílias estão enfrentando o envelhecimento de pessoas idosas com dependência que necessitam do cuidado de longa duração, ofertado em domicílio. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo, desenvolvida a partir da análise de cinco narrativas de cuidadores/as familiares de pessoas idosas, dependentes de cuidados de longa duração em domicílio, e atendidas em um Centro de Referência em Saúde do Idoso (CREASI), na cidade de Salvador-Bahia. Inicialmente, foi feita uma pesquisa documental a partir do prontuário clínico da pessoa idosa dependente para levantamento sociodemográfico do público-alvo desta pesquisa; e em um segundo momento, foram realizados encontros com cuidadores/as nas dependências do CREASI para fins de criação do Genograma da Família e do Mapa de Rede, mediadas por Entrevistas semiestruturadas, analisadas em profundidade por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Minayo. Conclui-se que o cuidado informal em domicílio é a principal fonte de cuidado aos idosos dependentes, estando a cargo de filhas que o fazem de forma não remunerada. Observa-se a presença crescente de homens nos cuidados. Há pouca participação da comunidade e do poder público no cuidado desse público-alvo. As Redes são restritas e sofrem sobrecarga. E a questão financeira é a principal preocupação dos cuidadores e motivo de contínuo estresse.Item Vivências de adolescentes durante a pandemia covid-19: desafios na construção do ser(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-03-01) Santos, Ana Cristina Santana dos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)Esta pesquisa teve como objetivo investigar e compreender como os adolescentes pertencentes à classe média da cidade de Salvador vivenciaram a pandemia da COVID-19 e o impacto de tal experiência na construção subjetiva do ser. Por meio da técnica de bola de neve, participaram da pesquisa dozes adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos incompletos, sendo seis do sexo feminino e seis do sexo masculino, moradores da capital Baiana. Os critérios de classificação dos adolescentes como pertencentes à classe média foram os seguintes: Bairro em que residiam, escola frequentada (no caso escola particular), acesso à internet, renda familiar, comodidades da residência. Para a análise das entrevistas, foram utilizados os conceitos de resiliência e de pontos de apoio de valência positiva e negativa. Os dados das entrevistas foram categorizados em: redes sociofamiliar: família; amigos; atividades criativas; autoconhecimento; rede social; rotina; e englobando todas essas categorias, a esperança. Deste modo, foi possível observar os desafios impostos pelo isolamento social decorrente da pandemia bem como os pontos de valência positivas e negativas emergentes do contexto sócio-histórico, intrafamiliar e relacional. Tal cenário mostrou-se convidativo ao amadurecimento e a família contribuiu significativamente como potencializador de resiliência. Foi possível observar também níveis elevados de ansiedade social nos adolescentes durante a pandemia.