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Browsing by Author "Reis, Wanderlene Cardozo Ferreira"

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    De barro e lama: trabalho, cultura e tradição em famílias artesãs do Recôncavo Baiano
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2019-09-11) Reis, Wanderlene Cardozo Ferreira; Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt (Orient.)
    Este estudo teve como objetivo investigar o papel da família-artesã ceramista, enquanto espaço pedagógico, buscando explicar como se deu a transmissão inter-trans e multigeracional de uma cultura com fortes marcas de ancestralidade em dois municípios do Recôncavo Baiano, bem como, analisar a relação das dinâmicas criativas encontradas com a atividade artesanal e sua influência no desenvolvimento local e intrafamiliar. Entendido como um processo psicossociocultural e fenomenológico, o estudo possibilitou esclarecer como ocorre a dinâmica entre tradição e modernidade e apontou signos, significados e práticas construídas no processo de transmissão cultural entre as diversas gerações familiares. A natureza metodológica desse estudo compreendeu uma abordagem qualitativa e fenomenológica, com uso de técnicas observacionais e participativa e estudo de caso, de caráter etnográfico, com duas famílias residentes, respectivamente, no Município de Aratuípe (Distrito de Maragogipinho) e Maragojipe (Coqueiros). Para coleta dos dados utilizou-se de entrevistas narrativas, construção do genograma, técnica de análise de fotografias e observação participante. A abordagem teórica principal aqui adotada baseou-se na Fenomenologia, discutindo o papel mediador da família, das experiências no contexto e da tradição, que respaldam as experiências do mundo da vida dos sujeitos participantes. Os principais resultados permitiram inferir que os membros das famílias artesãs se envolvem pessoalmente, vivenciando a realização do trabalho artesanal, atualizando e reatualizando essas práticas. Outros resultados permitiram propor que: 1) a família artesã representa um novo tipo de constelação familiar, por possuir um conjunto de características que diferem das demais já catalogadas, como por exemplo, apresentando-se numa correlação, onde a inserção produtiva do conjunto dos membros familiares não pode ser separada dos papéis sociais que estes membros desempenham, ou seja, trabalho e família estão intimamente entrelaçados. Desse modo a família artesã só pode se constituir nessa relação, enquanto unidade econômica e psicossocial, ou seja, não podemos separar a família do trabalho produtivo; 2) A formação da pessoa e da comunidade se dá pela e na empatia, tendo o barro como elemento unificador e construtor de subjetividades e intersubjetividades; e 3) A pedagogia do artesanato permite diversas elaborações, construção, formulação e descoberta de sentidos da vida, reestruturando as vivências idiossincráticas, permitindo aprendizagens que se dão no processo inter, trans e multigeracional.
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    Poético, afetivo e semiótico: o significado de quintal em narrativas de duas gerações de famílias
    (Universidade Catolica de Salvador, 2015-11-18) Reis, Wanderlene Cardozo Ferreira; Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/7406825750662792; Marsico, Giuseppina; Santos, José Eduardo Ferreira; Rabinovich, Elaine Pedreira
    Some aspects justify the need to study the permanence of backyards in the big cities: a) the remaining yards are important iconic and symbolic resources for socialization and transmission of culture to families and their descendants; so they are development environments; b) the yards may be the key to access to a deeper knowledge from the subjects’ life, rescuing relevant memories in an increasingly perfunctory world, automated and without affection; and (c) by the gaps observed in studies dealing with this topic, regarding the focus on subjectivity. Thus, the present study aimed to investigate the meanings assigned to backyards in narratives of different generations of families living in urban areas in the 21st century, in the city of Salvador, Bahia. The present study clearly ranks as an ethnographic and autoethnographic approach. On the symbolic processes, the different ways highlighted in which the person identifies itself with its surroundings, values and preserves the place by affective processes that are related to the attraction to the place-how this is "effected" and gives its personal well-being. The backyard is composite and modeled by its residents on the basis of these meanings attributed to the place. Therefore, it is a micro system built by the people who live in it. It is a cultural space that depends on the reviews, first, and then cognitive affective, because it seems to be associated, in the participants’ perspective, the desire for freedom, solidarity and love. The care given to the yard and the feeling dispensed with it were present in all age groups assessed, what constitutes an important finding. Differently from the agroforestry backyards, studied by various authors submitted, the urban backyards contribute very short for feeding households’ members. However, this process was not reflected in the disuse of itself, since other semiotic meanings, most affective character, enabled it to constitute like a "biographical space".

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