menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
menu.header.image.logo_repositoriomenu.header.image.logo_ucsal
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Log In
    New user? Click here to register. Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Santos, Sabrina Alcantara dos"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    Demandas psicológicas em alunos típicos do Ensino Fundamental II: o olhar da psicologia escolar
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-12-11) Santos, Sabrina Alcantara dos; Hide, Eurides Simões Soares (Orient.); Chagas, Naiane Maria Luca das (Membro da Banca); Sena, Isael de Jesus (Membro da Banca)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisou, a partir da perspectiva de psicólogas escolares, as demandas psicológicas mais frequentes entre alunos típicos do Ensino Fundamental II, buscando compreender de que maneira essas questões interferem no desenvolvimento social e no desempenho acadêmico desses estudantes. O estudo teve como objetivo explorar o impacto dessas demandas no rendimento escolar e nas relações sociais, identificar dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas apresentadas por esses alunos, além de analisar como essas manifestações se relacionam com o desempenho acadêmico. A pesquisa também incluiu a análise das intervenções utilizadas pelos psicólogas entrevistados, permitindo compreender como esses profissionais manejam as demandas identificadas no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada com 18 participantes, por meio de um levantamento de opinião composto por questões abertas e fechadas, analisadas por frequência e categorização temática. Os resultados evidenciaram que dificuldades emocionais como problemas de autorregulação, reconhecimento de emoções, inseguranças e efeitos do uso intenso de redes sociais são as mais recorrentes, seguidas por desafios comportamentais e cognitivos. Observou-se também fragilidade na parceria escola–família e sinais de imaturidade próprios da faixa etária, fatores que interferem diretamente no processo de aprendizagem. Conclui-se que a psicologia escolar exerce papel fundamental no manejo dessas demandas e na implementação de ações preventivas. A principal contribuição social deste estudo consiste em oferecer subsídios para que escolas, profissionais e gestores compreendam melhor as necessidades dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de práticas que promovam bem-estar, convivência saudável e melhorias no ambiente educacional.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback