Território, Ambiente e Sociedade
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O Programa de Pós Graduação em Território, Ambiente e Sociedade – PPGTAS está situado conforme as classificações de área da CAPES nas Ciências Sociais Aplicadas e na sub-área Planejamento Urbano e Regional. O Programa assume a complexidade da proposta como espaço de diálogos paradigmáticos cujos vetores transitam da natureza para a sociedade e da sociedade para a natureza, a partir dos cientistas que integram o seu corpo docente permanente e de colaboradores.
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Browsing Território, Ambiente e Sociedade by Author "Alencar, Cristina Maria Macêdo de (Orient.)"
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Item A utopia do reconhecimento da cidadania do agricultor familiar: existência e invisibilidade do cidadão rural na Bahia(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2021-12-21) Figueirêdo, Maria Gorete Borges; Alencar, Cristina Maria Macêdo de (Orient.)O presente trabalho aborda a questão do agricultor familiar não apenas o conceituado pelas políticas vigentes, mas os homens da terra, povos ou comunidades que fomenta debates acerca do processo de busca da concretização da cidadania, objeto desta pesquisa. A trajetória histórica do homem do campo, do rural, vai tecendo descompassos, violações e rupturas até os dias atuais onde o Estado posto no trilho democrático para reparar espaços e reconhecer direitos natos que foram violentados pelo Capital, em suas diversas frações, é engolido pelos interesses políticos quando se alia a esse mesmo Capital que atua sinuosamente para dificultar o processo de legalidade, legitimação e permanência do homem do campo, e das comunidades tradicionais que são agricultores nas suas histórias, na sua subsistência. Nessa construção foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o objeto de estudo se fazendo conhecer o processo histórico, como também foram levantados dados e informações acerca das políticas sociais e programas públicos que abarcam os agricultores familiares assim como indicadores sociais gerados. Como procedimento metodológico, foi adotado o método dedutivo buscando desvelar quem é o sujeito da agricultura familiar baiana e como se dá a sua construção cidadã permitindo olhar para o desenvolvimento social que lhe é ofertado, e num segundo momento em virtude da pandemia do Covid19 e por força de decretos estaduais e municipais estabelecendo distanciamento social, foi adotado como procedimento a análise de discurso de planejamentos e relatórios oficiais, indicadores sociais, encontros, lives, feiras, seminários e diálogos virtuais que ocorreram nesse período, tendo por norte o objeto de pesquisa. Nesse percurso foram identificadas discursos e práticas que favorecem o processo de subjugo, reconhecimento/negação dos direitos evidenciando a divergência entre o Estado e os interesses do agricultor familiar. Na conclusão, entre tantas reflexões revelam que de forma organizada e sistemática existe uma concertação política subalternizando os cidadãos diante das suas necessidades básicas não atendidas, até a garantia de direitos que não se concretiza na sua essência em favor da liberdade como o deveria, mas é usada como espaço de manobra pelo capital do agronegócio e o poder público, resultando numa distância abismal entre este sujeito social e a garantia da sua cidadania. Por fim, o estudo revela que os últimos acontecimentos políticos protagonizados pelo atual governo e o cenário econômico brasileiro atual são ainda mais adversos, mobilizando uma desconstrução da seguridade social, portanto da garantia dos direitos sociais, e do direito à terra. Contudo, a resistência e a luta no campo permanece em busca dos espaços e garantias almejadas desde os primórdios: o reconhecimento, a visibilidade, o direito à sua terra, à sua cultura, ao seu lugar, à sua cidadania.Item Condicionantes sociais na logística de distribuição para aquisição de produtos da agricultura familiar pelo plano nacional de alimentação escolar(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-05-27) Muniz, Tiago Pereira; Alencar, Cristina Maria Macêdo de (Orient.)Esta tese, sob o título Condicionantes Sociais na Logística de Distribuição para aquisição de Produtos da Agricultura Familiar pelo Programa Nacional de a limentação Escolar, tem por objetivo demonstrar que a existência de condicionantes sociais na logística de distribuição de alimentos originários da agricultura familiar para alimentação escolar pelo PNAE, reduzem a eficácia da gestão escolar no cumprimento da Lei Federal n° 11.947, em contexto de insegurança alimentar no Brasil. As condições socioeconômicas e políticas que são reiteradas historicamente é o que se denomina de condicionantes. Nesse contexto, o núcleo da questão é a integração da agricultura familiar pela produção de alimentos ao mercado institucional da merenda escolar através da logística de distribuição. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica sistematizada sobre o tema, onde buscou-se respostas, não só através de teorias, mas também, da possibilidade de refletir, a partir de entrevistas com agricultores familiares, da revisão bibliográfica, documental e dados, sobre o cotidiano de uma escola estadual de educação básica, no caso o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia (CEEBC), situado na cidade de Salvador, Estado da Bahia, no bairro de Cajazeiras IV, na Rua Virgílio Motta Leal, Quadra 3, s/n°. Os resultados alcançados evidenciaram que a existência de um mercado estabelecido para a compra de alimentos destinados à merenda escolar nas instituições de ensino público demonstra não apenas a dimensão social das disparidades que resultam em insegurança alimentar entre os alunos, mas também a fragilidade enfrentada pela agricultura familiar. Esta última, em sua capacidade de adaptação dentro da dinâmica do sistema capitalista, tende a se submeter à integração vertical na cadeia de produção por meio da logística de distribuição de alimentos, a qual molda o processo produtivo sem considerar os modos de vida dos diversos contextos rurais envolvidos. Entretanto, nota-se a ineficácia desse sistema de mercado institucional devido à diminuição da oferta direta de produtos provenientes de agricultores familiares para as escolas públicas estaduais de Salvador-BA acarretando impactos institucionais que colocam a administração escolar diante do desafio de cumprir de forma eficaz a obrigação estabelecida pelos artigos 2° e 14 do PNAE.Item Desconstrução teórico contextual da aferição do capital social: o caso de municípios no semiárido baiano sob política pública 2005 a 2012 [PUBLICAÇÃO NÃO AUTORIZADA](Universidade Católica do Salvador, 2019-03-29) Ornellas, Edith Lemos; Alencar, Cristina Maria Macêdo de (Orient.); Alencar, Cristina Maria Macêdo deItem Educação física em escolas públicas estaduais do município de Feira de Santana - Ba(Universidade Catolica de Salvador, 2013-02-04) Alencar, Cristina Maria Macêdo de (Orient.); Silva, Teirone Campos; Alencar, Cristina Maria Macêdo de; http://lattes.cnpq.br/2257876241055037; Freitas, Kátia Siqueira de; Castro Júnior, Luís VitorO objetivo desse trabalho foi verificar as diferenças e semelhanças existentes entre as aulas de Educação Física das Escolas Estaduais do município de Feira de Santana-BA, situadas no meio urbano e as aulas ministradas nos estabelecimentos de ensino, da mesma rede, localizados meio rural. Para realização desta pesquisa, foi escolhido um desenho de estudo qualitativo, por permitir uma melhor exploração acerca do tema. Foram identificadas diferenças e semelhanças existentes na prática pedagógica dos docentes das escolas públicas estaduais no município de Feira de Santana - Bahia, Mediante a realização de entrevistas com os docentes das referidas escolas. As entrevistas foram realizadas com oito professores(as) da rede estadual de ensino, sendo que quatro do meio rural destes duas professoras e dois professores e quatro professores do meio urbano a partir de um roteiro semi-estruturado, permitindo a livre expressão dos educadores - (MINAYO, 2005). Foi escolhido o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Uma pesquisa desta natureza suscita muitos questionamentos; dentre eles, os relacionados à compreensão do posicionamento do professor de Educação Física como mediador do processo de utilização de suas aulas, como meio de promover o desenvolvimento social de seus alunos; bem como conhecer o perfil do professor deste componente curricular da zona urbana e rural das escolas estudadas. As aulas de Educação Física, ministradas no meio rural, não levam em consideração a realidade dos alunos, tendo em vista o não aproveitamento das possibilidades de adequação das atividades desenvolvidas, resultando em uma transposição das aulas ministradas nas escolas situadas no meio urbano.