Browsing by Author "Avena, Maura Leite Espinheira (Orient.)"
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Item Serviço social e adoção tardia: a invisibilidade de crianças e adolescentes institucionalizados frente ao processo de adoção(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-06-18) Almeida, Sylvânia Santos; Farias, Thayná Fernanda Oliveira de; Carvalho, Victor Gomes de Jesus de; Avena, Maura Leite Espinheira (Orient.)Adoção tardia é caracterizada como um processo de adoção de crianças com idade superior a dois anos de idade. O presente trabalho surgiu a partir da inquietação dos discentes em torno do questionamento sobre fatores que influenciam no processo de adoção de crianças e adolescentes, visto que estes permanecem nas filas por um longo período de tempo. Tem por objetivo geral identificar os fatores que interferiram no processo de adoção de crianças e adolescentes institucionalizadas em Salvador, no período de 2020 até 2023. O levantamento bibliográfico referente à adoção tardia revelou entraves que impossibilitam e/ou dificultam a possibilidade de crianças e adolescentes crescerem em um lar repleto de amor e afeto. Dados revelaram que no momento do cadastro dos futuros pais no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), já é estipulado um “perfil desejado” do filho, onde, desde já, são deixadas (os) para trás inúmeras crianças e adolescentes por não se encaixarem no perfil. Para complementar, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com uma assistente social e uma psicóloga atuante em uma instituição de acolhimento. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo, que revelou não apenas um fator, como vários que ocasionam a adoção tardia, sendo os fatores deficiência e raça os que mais imprimem o preconceito enraizado, favorecendo a longa permanência institucional, na maioria dos casos, até atingir a maioridade. Ficou evidente a importância do profissional de Serviço Social no processo de adoção tardia.Item Serviço social e grupos étnico-raciais: refletindo sobre ações afirmativas e garantia de direitos(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-06-18) Souza, Camila Santos de; Pereira Neto, Crisóstomo Dias; Avena, Maura Leite Espinheira (Orient.)O presente trabalho de conclusão de curso propõe revisitar o debate sobre as ações afirmativas para grupos étnico-raciais no Brasil, realizando uma breve revisão bibliográfica sobre o seu processo sócio-histórico, sob o viés da constituição e de seu arcabouço legal. Trata-se, pois, de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, inserida na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Como objetivo geral pretende-se identificar as ações afirmativas no Brasil dirigidas aos grupos étnico-raciais e a participação do Serviço Social no apontamento de sua efetividade no que diz respeito à participação política civil nas garantias de direitos. Sendo assim, a revisão bibliográfica também buscou aprofundar a história do Serviço social no Brasil e em seu projeto ético-político e (des) articulações com a temática em questão. O estudo e a compreensão de vários autores em suas contribuições teóricas e práticas trouxeram o entendimento dos atravessamentos da questão racial nas expressões da questão social no Brasil; bem como as formas de suas manifestações como a desigualdade racial. Questões que se apresentam como matéria primordial frente ao projeto ético-político do Serviço Social em seus inúmeros desafios no processo de produção e reprodução das relações sociais em uma sociedade capitalista que se molda a cada dia acima de questões que durante séculos permanecem invisibilizadas.Item Serviço social na educação: o acompanhamento psicossocial de discentes para permanência e conclusão do ensino superior(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-06-19) Teixeira, Emily Muniz Dos Santos; Dantas, Priscila Tiano Gonçalves; Avena, Maura Leite Espinheira (Orient.)A presente monografia objetivou analisar, a partir da perspectiva dialética do materialismo histórico, os desafios psicossociais enfrentados pelos discentes universitários, bem como compreender o papel do assistente social no campo da educação, especificamente no ensino superior, e de que formas este profissional pode atuar para a superação desses desafios, visando à permanência e conclusão do ensino superior. Para tanto, foi utilizado a abordagem qualitativa, e, como procedimento de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico e da observação participante no período de estágio curricular obrigatório em um setor de acolhimento e atenção psicossocial de uma instituição de ensino privada. Por meio das pesquisas bibliográficas realizadas e da prática vivenciada no campo de estágio foi possível analisar as principais dificuldades apresentadas pelos universitários e como se dá a atuação do assistente social no enfrentamento dessas dificuldades visando à permanência e conclusão dos discentes no ensino superior, percebendo-se assim a relevância do serviço social no ensino superior para o enfrentamento das dificuldades psicossociais e expressões da questão social apresentadas pelos estudantes.Item Serviço social, família monoparental feminina e vulnerabilidade Social: abandono paterno nas famílias monoparentais chefiadas por mulheres em situação de vulnerabilidade social(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-06-17) Santos, Elisaiane Oliveira dos; Silva, Mariele Ponciano Lima; Souza, Maurina Alves de; Santos, Mila Lessa dos; Avena, Maura Leite Espinheira (Orient.)O presente trabalho refere-se ao estudo das famílias monoparentais femininas frente ao abandono paterno, visando compreender como o abandono paterno-filial reforça a condição de vulnerabilidade social destas famílias, visto que as mães acabam por assumir de maneira desigual e compulsória os encargos e suprimentos dos cuidados dos seus filhos e lares. Nesta direção, a pesquisa foi do tipo exploratório-explicativa, de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas com mães que enfrentaram à negativa de paternidade dos seus filhos, mesmo recorrendo aos sistemas de justiça, como também às assistentes sociais que atendem as demandas das mães solo. Também foram utilizados os materiais e anotações cotidianas do campo de estágio. No sentido de oferecer um melhor entendimento acerca desta problemática, o referencial teórico percorreu os caminhos das transformações da família, até chegarmos no fenômeno das famílias monoparentais femininas, considerando sua intrínseca relação com a pobreza e vulnerabilidade social no contexto brasileiro, atravessadas pela questão de gênero e formação dos papéis femininos e masculinos nas esferas privadas e públicas, que por sua vez, contribuem para a naturalização do abandono paterno. A discussão foi aprofundada por eixos de análises de conteúdo. Desta maneira, foi possível apreender os impactos do abandono paterno nas famílias monoparentais femininas que além de gerar uma isenção do homem sobre suas obrigações, intensificam a sobrecarga feminina nos cuidados e na provisão dos seus filhos (as), como também fragiliza a rede de proteção à criança e ao adolescente.