Família na Sociedade Contemporânea
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O Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC) completa 13 anos de existência no ano 2017. Ele nasceu com a proposta de tomar a família como objeto de estudo nas suas várias dimensões, tendo como especificidade investigar, numa perspectiva interdisciplinar, as mudanças pelas quais passam as famílias contemporâneas.
O PPGFSC incorpora estudos sobre as relações interpessoais da esfera doméstica como também pesquisas envolvendo as relações estabelecidas entre a sociedade e as famílias, em diversos contextos econômicos e culturais.
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Browsing Família na Sociedade Contemporânea by Subject "Acessibilidade"
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Item A família na inclusão das pessoas com deficiência(Universidade Católica do Salvador, 2014-07-30) Couto, Anabel Castelo Branco Moreira; Santos, Edilton Meireles de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6602550613140098; Pamplona Filho, Rodolfo Mário Veiga; Barbosa, Camilo de Lelis ColaniThis paper discusses the participation of the family in the process of inclusion of people with disabilities. Shows the trajectory of the disabled always permeated with prejudice and discrimination even within their own family. We clarify that disability and disability are not necessarily synonymous and almost always a disabled person is able to perform their activities and perform their work in search of survival. The social inclusion of people with disabilities is accompanied by a number of relevant issues raised in this paper that must be faced by households, by state and by society at large. Defends itself an effective participation of the family in order to accept the disabled person with their limitations and direct them towards overcoming numerous obstacles imposed by the disability either through own actions or seeking support for various entities such as, for example, APAE and the include project. People with disabilities need to be involved in the labor market to have their dignity respected, once the work is extremely relevant in people's lives to survive, perform their activities in a dignified and completely and feel good and confident before the world which we live. The issue of accessibility is intrinsically linked to the theme since it becomes essential to remove barriers to accessibility in various areas, including in the work and home environment. We also highlight the important role played by the ministry of labor in overseeing the hiring of disabled persons by companies and agencies.Item O acesso, a acessibilidade e a permanência no ensino superior: trilhas, desafios e expectativas da pessoa com deficiência e sua família(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2019-08-29) Freitas, Juliana Viana; Rabinovic, Elaine Pedreira (Orient.); Sá, Sumaia Midlej Pimentel (Coorient.)Este estudo tem por objetivos compreender o processo de permanência de pessoas com deficiência física ou visual matriculadas em uma instituição de ensino superior (IES); identificar os elementos facilitadores e/ou dificultadores para o acesso e a permanência dos universitários com deficiência física ou visual; identificar o papel da família no processo de inclusão e permanência dos universitários com deficiência física ou visual; e mapear, identificar e descrever de que forma o campus de uma IES está estruturado para garantir acessibilidade física e visual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que tem como lócus o campus de uma Universidade em Salvador, Bahia. A coleta de dados foi conduzida em duas etapas: inicialmente foi feito o mapeamento da acessibilidade física do campus; em seguida, foram realizadas entrevistas com todos os estudantes que declararam deficiência física ou visual no ato da matrícula em cursos alocados no campus do estudo. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados os checklists de acessibilidade baseados na NBR 9050/15; um formulário sociodemográfico; e um roteiro de entrevista narrativa, aplicada mediante o uso da técnica walking interview. Para análise das entrevistas foi empregado o método de interpretação de sentidos. Os resultados revelam que o campus não atende plenamente as normas de acessibilidade física e que, mesmo com os investimentos institucionais na eliminação de barreiras arquitetônicas, as ações ainda são realizadas de forma pulverizada e pouco planejada de modo que as soluções apresentadas não conseguem contemplar plenamente as necessidades específicas dos estudantes com deficiência. A partir das narrativas foi possível verificar que as dificuldades vivenciadas pelos estudantes entrevistados estão mais associadas às barreiras atitudinais do que as arquitetônicas. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é complexa e requer uma ressignificação das práticas educacionais. A presença destes estudantes nas IES não impacta apenas na infraestrutura, mas também na riqueza da oportunidade do encontro com a pessoa com deficiência, que irá promover a formação de professores e profissionais mais sensíveis e preparados para viver a diversidade.