Desenvolvimento de um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com síndrome de Down: uma abordagem utilizando elementos de gamificação como estratégia educacional
No Thumbnail Available
Date
2023-06-27
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
UCSal - Universidade Católica do Salvador
Abstract
Esse Trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo
gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com Síndrome
de Down com foco na faixa etária de 7 a 15 anos. O protótipo do aplicativo foi
validado junto ao público alvo, a fim de perceber a receptividade desse público
com a interface projetada. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia da
gamificação como mecanismo para o aprendizado da matemática com base
nas contribuições do artigo "A identificação, análise e priorização de
requisitos de aplicações gamificadas para o ensino de crianças com Síndrome
de Down", por Souza et al. [36] que afirma que a gamificação é uma
possibilidade viável para auxiliar o ensino das crianças com Síndrome de
Down. O trabalho aborda ainda a importância da matemática unificada com a
gamificação, como uma maneira de tornar o aprendizado mais envolvente e
eficiente para o público alvo da pesquisa. Ficou claro, ao final do experimento,
que o aplicativo de gamificação ainda tem alguns tópicos para evoluir, mas sua
aplicação para apresentar melhorias no desenvolvimento da disciplina de
matemática para crianças com Síndrome de Down demonstrou ser possível.
Description
Keywords
Aplicativo gamificado, Gamificação como estratégia educacional, Síndrome de Down, Gamificação, Tecnologia educacional, Tecnologia Assistiva na Educação, Educação especial, Matemática