Especialização em História da Bahia

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 11 of 11
  • Item
    Cemitério de escravizados no Campo da Pólvora e as práticas fúnebres na Salvador oitocentista (1825-1836)
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025) Silva, Elza Elisa Pereira da; Nunes, Giovanna Ferreira (Orient.)
    Este artigo propõe-se a analisar o Cemitério que por cerca de 200 anos teve a função de acomodar os sepultamentos de negros escravizados, indigentes, revoltosos e pessoas marginalizadas, localizado nas imediações do Campo da Pólvora, na cidade de Salvador – Bahia, com recorte temporal concentrado entre os anos de 1825 e 1840. A pesquisa busca compreender, a partir da História Social, as práticas e representações ligadas ao trato com o corpo negro no pós-morte, analisando a relação da sociedade oitocentista com os ritos fúnebres, as cerimônias de enterramento e a influência da posição social dos indivíduos na forma como eram sepultados. O estudo se fundamenta em revisão bibliográfica e análise de fontes primárias, como os livros de Banguê sob a guarda da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Através dessas fontes, é possível evidenciar o papel central exercido por essa instituição no monopólio dos serviços funerários da cidade, sendo responsável por determinar os locais e modos de sepultamento, inclusive daqueles destinados às populações escravizadas. Examina-se como essa instituição intermediava o acesso a práticas funerárias dignas, especialmente no que tange ao sepultamento em igrejas, um privilégio geralmente negado aos corpos negros. Ao investigar essas dinâmicas, o trabalho contribui para a compreensão das hierarquias sociais e raciais que se estendiam mesmo após a morte, revelando um aspecto importante das sociabilidades e da cultura material e simbólica no Brasil escravista.
  • Item
    Freguesia de São Bartolomeu de Pirajá, século XIX: aspectos socioeconômicos
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-09-19) Santos, Félix Souza; Cruz, Alessandra Carvalho da (Orient.)
    É um estudo de História Social elaborado a partir da análise e síntese críticas das fontes coligidas. Prioriza as relações dialéticas do trabalho com o capital e o Estado. O objeto de análise é a formação histórica e o desenvolvimento socioeconômico da freguesia de São Bartolomeu de Pirajá com sua ênfase no século XIX. Registra os marcos históricos da sua formação social e os fundamentos da sua estrutura fundiária e socioeconômica. Acompanha o surgimento e a permanência das lavouras e/ou roças de mandioca, o cultivo e o processamento da cana-de-açúcar e os seus engenhos de açúcar. Averigua os eventos políticos relacionados ao 2 de julho de 1823 e as transformações socioeconômicas ocorridas nesta freguesia no final do século XIX. Registra a presença do capital financeiro e a sua participação na instalação de fábricas têxteis, seguida da decadência da estrutura açucareira. Contribui na compreensão crítica da formação histórica e do desenvolvimento socioeconômico da região de São Bartolomeu de Pirajá, componente do subúrbio ferroviário da cidade do Salvador.
  • Item
    Música e resistência negra na Bahia: Afoxé entre repressão e cultura (1900-1915)
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-09-30) Carvalho, Luana Souza; Cruz, Alessandra Carvalho da (Orient.)
    Neste artigo, analiso o afoxé como manifestação central de resistência negra na Bahia durante a Primeira República, com ênfase no período entre 1900 e 1915. A pesquisa discute como a repressão institucional buscou controlar e marginalizar práticas culturais de matriz africana, interferindo diretamente na vida artística e social da época. Ressaltar esse tema contribui não apenas para a produção acadêmica, mas também para ampliar o entendimento social sobre as origens e sentidos dessas expressões, evidenciando como o preconceito atual se relaciona com processos históricos de criminalização e exclusão. Para isso, utilizo bibliografia especializada, artigos acadêmicos e fontes documentais — como jornais e registros oficiais — privilegiando o contexto baiano do início do século XX.
  • Item
    Legislação abolicionista e as lutas por cidadania no pós-abolição
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-09-24) Almeida, Albérico José Tourinho; Cruz, Alessandra Carvalho da (Orient.)
    O objetivo deste artigo é destacar os movimentos abolicionistas na década de 1880 e como sucederam os conflitos envolvendo os libertos na Bahia no pós-Abolição, as leis abolicionistas, como foi o reconhecimento do 13 de maio de 1888 e de que maneira os escravocratas baianos receberam a nova lei e como os escravizados continuaram lutando pela sua liberdade mesmo depois da assinatura da Lei Áurea.
  • Item
    Lutando contra o racismo religioso em sala de aula: uma análise do livro “Os Candomblés da Bahia” de Edison Carneiro
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-09-20) Silva, Júlia Souza Lima da; Cruz, Alessandra Carvalho da (Orient.)
    O Objetivo deste trabalho é analisar a potencial contribuição da obra “Candomblés da Bahia” de Edison Carneiro para desconstruirmos os estereótipos e preconceitos que sofrem as Religiões de Matriz Africana na sociedade brasileira mesmo depois de 22 anos de publicação da lei 10.639/2003. Nesse sentido, o artigo busca construir um plano de aula destacando a trajetória de mãe Aninha e outros personagens da obra como referências para um Ensino de História e uma Educação antirracista.
  • Item
    O racismo religioso e o papel da Imprensa na Bahia (2020-2024)
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2025-09-19) Mehmeri, Jean Izmir de Jesus; Cruz, Alessandra Carvalho da (Orient.); Dantas Júnior, Álvaro Pinto (Membro da Banca)
    Os contínuos e atuais ataques sofridos pelos praticantes de religiões de matriz africanas, sobretudo o Candomblé, são consequências de heranças advindas de um vasto processo histórico e estrutural que constitui o racismo e o preconceito religioso no país, perdurando à contemporaneidade e sendo possível evidenciar a ausência de medidas de combate em conformidade às negligências evidenciadas mediante as matérias encontradas no Jornal A TARDE, entre 2020 e 2022. O presente trabalho objetiva dar um novo passo em tais estudos, de forma quantitativa, a fim de atualizar com a análise do mesmo objeto o período de junho de 2023 à junho de 2024, levando em consideração a alteração do cenário político brasileiro ao que tange o Poder Executivo. A partir de uma nova e ampla busca quantitativa que envolve as edições do jornal no período, bem como um seleto grupo bibliográfico, busca-se perceber se houve e quais foram as possíveis mudanças significativas em relação ao quantitativo dos casos noticiados, bem como seu panorama social.
  • Item
    Divergentes: os saraus de poesia negra e marginal da cidade de Salvador do início do século XXI e sua história pública (2009-2017)
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-11-14) Almeida, Paulo Conceição; Martins, Luciana Conceição de Almeida; http://lattes.cnpq.br/
  • Item
    Olhares sobre o cangaço (1930-1990)
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-05-13) Dias, Natália Góes; Oliveira, Renata Soraya Bahia de; http://lattes.cnpq.br
    In this study analysis of publications about cangaço and the phenomenon of northeastern banditry was made, taking into account the role of cangaço and the relationships of dialogues, controls and tensions raised by authors who dedicated themselves to the study of the theme in the period from 1930 to 1980. At the beginning of the Estado Novo, while the ideals that inspired the reformists was to transform Brazil into a progressive, modern and unitary society, the hinterland was left to shells of political chiefs and cangaceiros who represented a danger to the project of a nation that came into force when Getulio Vargas was in power. In the twentieth century, the authors, mostly from the Northeast region, more concentrated in the states of: Ceará, Sergipe and Pernambuco, dedicate themselves to examining the different policies, using sources that go through decades demonstrating the power and alliances in the games of interests between the Government and “cangaceiros”, with Lamp being the leader of the gang. It is interesting to note that the repercussion on Cangaço has been discussed intensely by historians and although Lamp' s group has been defeated by the authorities and the remainder have been fragmented by different regions of Brazil, the figure and greatness of the man we expand the analysis to the phenomenon of social banditry and its dynamics.
  • Item
    A atuação de Cosme de Farias na liga da educação para erradicação do analfabetismo em Salvador de 1910 a 1920
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-16) Serra Júnior, Renê dos Santos; Santos, Aline de Assis; http://lattes.cnpq.br
    This article has as its theme the role of Cosme de Farias in the League of Bahia against illiteracy in Salvador. Thus, the objective is to highlight the importance of Cosme de Farias in the literacy process of poor Bahians during the old Republic. The methodology adopted is based on a literature review of the literature, with a qualitative approach and descriptive character, based on a theoretical survey of authors who address the topic under study. Thus, it is understood that it is undeniable the importance of Cosme de Farias as one of the main promoters of the improvements and possible eradication of illiteracy in Salvador, in the beginning of the 20th century. It is also important to note that the data in relation to the control of illiteracy through the ABC letter method applied in the Old Republic in Salvador show alterations in the illiteracy rates of most of the children under 7 to 11 years old at school age.
  • Item
    Por entre fotos e nomes: a criminalidade na perspectiva dos jornais de Salvador (1910-1915)
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-15) Sepúlveda, Patrick Moraes; Martins, Luciana Conceição de Almeida; http://lattes.cnpq.br
    This article seeks to understand the newspapers' perspectives on crime and how the spread of the news was concerned with influencing Salvadoran social relations, with a view to maintaining social order. As well as presenting the trajectories of the subordinate groups, their experiences and the reactions to the forms of control, in a context of diverse urban transformations in the First Republic.
  • Item
    A construção ferroviária em uma cidade atlântica chamada Salvador: dilemas socioeconômicos na freguesia suburbana de Nossa Senhora do Ó de Paripe 1850-1870
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-15) Angelo, Carlos Augusto Fiuza; Martins, Luciana Conceição de Almeida; http://lattes.cnpq.br
    This article is an unfolding of the research I have been doing since 2015 on the historic suburban parish of Nossa Senhora do Ó de Paripe. Region that was during the colonial period a pulsating heart of sugar production and currently corresponds to the main neighborhoods in the suburb of the city of Salvador. In this journey, however, we noticed the lack of historiographical productions about an important region for the construction of Bahia's history. Therefore, this study deals with the implementation of the railway in the parish of Paripe between 1850-1870, under the lens of Social and Public History, in order to develop a Weblog for interaction and dissemination of historical knowledge. For this, we will anchor the arguments based on bibliographies and documentary corpus.