Psicologia
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O curso de Psicologia oferece uma educação abrangente que explora as teorias, técnicas de avaliação e intervenção em diversas áreas da mesma. Os alunos têm a oportunidade de aplicar seu conhecimento em estágios avançados, adquirindo habilidades práticas em ambientes clínicos, educacionais e organizacionais. A ênfase é dada à empatia, ao respeito pela diversidade e à ética profissional na prática da psicologia. Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira, como psicólogos clínicos, escolares, organizacionais, terapeutas, sociais e neuropsicólogos. Habilidades como empatia, comunicação eficaz, aconselhamento, análise crítica e ética são fundamentais para o sucesso na área.
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Browsing Psicologia by Author "Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)"
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Item Cognição social e transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-19) Garrido, Marina Machado; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve prejuízos na interação e comunicação social, bem como comportamentos enrijecidos e repetitivos. O perfil cognitivo deste transtorno engloba diferentes alterações a exemplo da cognição social que se refere a processos em que sujeitos conseguem receber, interpretar e utilizar informações sobre si próprias, os outros e as relações sociais. O objetivo do presente trabalho é caracterizar o desempenho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em componentes da Cognição Social (CS). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em português na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com inclusão de seis artigos para análise. A literatura coletada foi categorizada nos resultados a partir dos componentes Teoria da Mente, Reconhecimento de Emoções e Aprendizado Social. Nenhum estudo coletado apresentou desfechos relacionados aos domínios Empatia, Percepção de Movimento Biológico e Reconhecimento de Agente, Motivação Social e Atenção Social. Os resultados indicam que crianças dentro do espectro do TEA apresentam limitações em CS quando comparadas a grupos de crianças neurotípicas. Apesar dos avanços na compreensão da CS em pessoas com TEA, esta revisão integrativa revelou algumas lacunas na produção científica acerca do tema. Embora existam, os instrumentos para verificar CS na população com TEA ainda são insuficientes para abranger os seus diversos componentes, e os desafios ligados à falta de consenso na própria teoria resultam em avaliações pouco específicas dos domínios desta área. Desse modo, é importante que mais pesquisas sejam realizadas para consensuar as habilidades em CS.Item Estereótipos associados a pessoas com transtorno do espectro autista nas redes sociais(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-12-18) Menezes, Rafaela Cupertino; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)Estereótipo social é definido como uma crença coletiva que é compartilhada acerca de alguma característica relacionada a um grupo de pessoas. Uma das funções mais utilizadas nas redes sociais digitais é a comunicação, e a publicação de fotos e vídeos, o que contribui na disseminação de opiniões. Assim, pessoas diagnosticadas com autismo podem ser alvo de inúmeros comentários nas mídias sociais. Este estudo tem como objetivo investigar estereótipos associados a autistas nas redes sociais. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado o YouTube, Instagram e TikTok, e selecionado o total de 7 perfis. A análise de dados foi proposta de acordo com a ideia de Bardin (2011), assim, foi categorizado entre traços psicológicos e físicos, atributos, capacitismo, estereótipos familiar e rede de apoio. Os comentários demonstram ambivalência nos discursos, uns com estereótipos disfarçados e outros com estereótipos nítidos. Os vídeos podem corroborar para a quebra desses estereótipos, no entanto, alguns comentários podem dar suporte para que surja mais discriminação através do capacitismo. O estudo pode auxiliar na reflexão de atitudes e julgamentos, e no maior entendimento da singularidade em torno do Transtorno do Espectro Autista.Item O sofrimento psicológico em vítimas de abuso sexual infantil(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-12-18) Silva, Raquel Bento da; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)Segundo a Legislação Brasileira (Lei no 13.431/2017), a violência sexual é toda ação que intimide a criança e adolescente, mantendo relação sexual ou não, incluindo também o exibicionismo atráves das mídias ou não. Diante da extensão das consequências provocadas pelo abuso sexual, Habigzang e Koller (2011) apontam quatro categorias de alterações decorrentes desta violência na infância: cognitivas, comportamentais, emocionais e físicas. O objetivo deste estudo é de investigar alterações emocionais e comportamentais em crianças vítimas de abuso sexual infantil, a partir do relato de profissionais de psicologia. Este estudo trata-se de uma pesquisa narrativa, com profissionais que atenderam dois casos de crianças/ou adolescentes, com idade atual entre 1 e 18 anos, que foram vítimas de abuso sexual na infância (ocorrido no período do 1 a 12 anos). Os relatos incluíam cinco crianças a partir do relato de casos de três dos psicólogos clínicos. Os resultados corroboram a literatura sobre as consequências físicas, comportamentais, emocionais, cognitivas e também as psicopatologias das crianças vítimas de abuso sexual. O estudo ressalta a importância de investigações futuras sobre o tema, principalmente envolvendo estudos longitudinais que possam acompanhar profissionais e crianças para intervenções e prevenções.Item Os efeitos da terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) no tratamento da insônia em adultos(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-10-20) Caetano, Lorena Marcia Cordeiro; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)O transtorno da insônia é o mais prevalente entre os demais transtornos do sono, além de ser o problema de saúde pública mais frequente na população e na prática clínica, porque gera importantes prejuízos na saúde e funcionalidade diurna do indivíduo. A teoria cognitivo |comportamental para insônia (TCC-I) é considerada primeira linha de tratamento da insônia, de acordo com guidelines nacionais e internacionais, e preza pela melhora da gravidade da insônia e qualidade do sono através de intervenções durante as sessões de psicoterapia. A presente revisão busca identificar os efeitos da terapia cognitivo comportamental para insônia (TCC-I) no tratamento da insônia na população adulta e avaliar a viabilidade desse tratamento não farmacológico para os indivíduos insones, tão pouco disponível para a população brasileira. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, cujo método permite a potencialização da busca e reflexões posteriores sobre o material pesquisado. Para a inclusão, os artigos deveriam ser referentes a pesquisas empíricas, publicados entre os anos de 2013 a 2023, em português ou inglês, estar disponíveis em versão digital completa e também deveriam apresentar resultados relacionados aos processos envolvidos no tratamento da insônia através da TCC-I. Os resultados mostraram que após intervenções da TCC-I é possível observar redução nos sintomas da insônia, alívio dos sintomas do humor, melhora da qualidade de vida e funcionamento diurno do indivíduo. Através dessa revisão podemos concluir que geralmente, a TCC-I é eficaz no tratamento da insônia em uma variedade de populações e em diferentes ambientes, mas apesar de existir uma literatura considerável sobre a eficácia do tratamento cognitivo-comportamental (TCC) para a insônia que confirma seus efeitos positivos, na prática clínica, em geral, esse impacto tem sido limitado por estar pouco disponível à população.