Teses de Doutorado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Teses de Doutorado by Author "Borges, Ângela Maria Carvalho (Orient.)"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Educação profissional na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado da Bahia: uma política de expansão com precarização do trabalho docente(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2021) Silva, Eliezer Santos da; Borges, Ângela Maria Carvalho (Orient.)A presente tese analisa a precarização do trabalho docente, a partir da política de expansão da na Educação Profissional da rede pública estadual de ensino do estado da Bahia, em um contexto marcado por novos processos de produção e de trabalho. Para responder aos objetivos a serem alcançados, optou-se por realizar uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, com estudo de caso, tendo o Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá como campo de pesquisa. A população investigada está formada por 20 docentes do referido Centro. Com relação à revisão bibliográfica, recorreram-se aos estudos sobre o regime de acumulação flexível, sobre os processos de desestruturação do sindicalismo e da subproletarização, sobre a precarização do trabalho na dinâmica do capitalismo flexível e sobre o caráter estrutural da precarização do trabalho, entre outros. Assim, no intuito de analisar o contexto de precarização do trabalho docente, empreendeu-se um percurso de análise conjuntural, passando pela atuação dos organismos multilaterais, a exemplo do Banco Mundial, na definição de políticas com vistas a promover a remodelagem da gestão pública e a redução dos gastos públicos em diversos setores, até o processo de flexibilização das relações de trabalho, que instaurou condições permanentes de instabilidade, insegurança, desemprego, informalidade, competição entre os trabalhadores, fragmentação dos coletivos de trabalhadores, entre outras. Esse processo, decorrente da incapacidade do fordismo e do keynesianismo de conter as incertezas e as contradições inerentes ao capitalismo, deu origem a um novo regime: a acumulação flexível. Além da precarização do trabalho, esse novo regime é marcado pela destruição e reconstrução de habilidades. É neste aspecto que a Educação Profissional ganha relevância, por ser uma modalidade de ensino voltada à qualificação da classe trabalhadora. Assim, nas últimas décadas, ocorre no Brasil uma expansão da oferta dessa modalidade de ensino. Na Bahia, essa expansão se inicia em 2007, com a aprovação de alguns marcos, a exemplo do Plano de Educação Profissional e da criação dos Centros Territoriais de Educação Profissional. No entanto, constata-se que esta expansão, até 2019, foi acompanhada de um processo de precarização do trabalho docente, que alcançou, principalmente, os professores que lecionam os componentes curriculares responsáveis pela formação técnica específica. Esse processo de precarização é marcado pela vulnerabilidade das formas de inserção, intensificação do trabalho, insegurança, perda das identidades individual e coletiva e fragilização da organização dos trabalhadores.Item Trajetórias das juventudes em tempos sombrios: um olhar para a educação e o trabalho das juventudes do Brasil(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-05-27) Lima, Mara Rute dos Santos; Borges, Ângela Maria Carvalho (Orient.)Tendo em vista as trajetórias de vida das juventudes brasileiras nos últimos anos, a presente tese busca entender os percursos de vários jovens entre 1998 e 2021 acompanhando as políticas ampliadas de acesso ao ensino superior, as principais políticas educacionais, o próprio exame do ENEM e, em especial, as expectativas, realidades e frustrações frente ao processo de formação e acesso ao mercado de trabalho dos participantes. Esses jovens são estudantes da Bahia que moravam em cidades próximas a Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Salvador e Vitória da Conquista - onde a pesquisadora lecionava. Além disso, são provenientes de escolas públicas e privadas e atuam em diversas profissões, algumas inclusive não ligadas às suas áreas de formação. A pesquisa de cunho quali/quantitativo acompanhou – através de questionário e de uma produção textual – a trajetória de 44 jovens brasileiros e o próprio percurso da autora dessa tese como jovem e professora nos últimos 23 anos (1998-2021). O estudo traça um panorama deste grupo social que entrou na universidade com a ideia de - através dos estudos – estar no caminho do sucesso profissional e apresenta insights de suas visões. O aparato teórico, que sustenta essa pesquisa, compreende um estudo histórico sociológico com enfoque para trabalhos que se centram ao longo do século XX e apresenta desde as principais escolas de Sociologia da Juventude até a visão dos estudos sobre jovens na América Latina e no Brasil, para depois se debruçar nas questões temáticas da juventude como protagonismo juvenil, autonomia, inserção laboral, formação e mercado de trabalho. A pesquisa bibliográfica também foi utilizada para compor o capítulo em que se delineia a trajetória do ENEM alinhada à da autora da pesquisa dedicado a entender as mudanças pelas quais as políticas educacionais do Brasil passaram, aplicando a pesquisa-Participante aos moldes utilizados por Paulo Freire. Valendo-se desse modelo, e levando em consideração a relação da autora com o objeto da pesquisa buscou-se construir um panorama do ENEM e da sua trajetória como jovem e educadora fugindo da visão tradicional da pesquisa que exclui do campo educacional e sociológico o contexto social do objeto pesquisado, incorporando-o como mero dado condicionante. Nessa direção, intentou-se, através da via da profundidade e sensibilidade analítica, entender de que forma os jovens de 15 a 29 anos pensam e vivem como geração. Os destaques da pesquisa, estão refletidos nos insights (perspectivas/visões) que estão ligados a um tema e se desdobram em pontos relevantes dentro do pensamento apresentado. O trabalho empírico é de ilustrar essas perspectivas através de depoimentos coletados em campo, com a intenção de trazer à tona o tom e a voz das juventudes. Para além, o trabalho empírico constitui-se de análises que servirão para montar um panorama das Juventudes que em junção com o capítulo em que se constrói a trajetória da educação ajudarão na produção de interpretações, não somente sobre a maneira como os jovens brasileiros apresentam dúvidas, esperanças e receios nestes “tempos sombrios”, como também um olhar para a maneira com que o conjunto social tem influenciado na construção desse cenário em que esses sujeitos são, muitas vezes, marcados pela frustração, pela precariedade e pela falta de políticas protetivas.