Teses de Doutorado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Teses de Doutorado by Subject "Adolescente - desconexão escola"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item O adolescente (des) conectado em teias de relações(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-03-23) Brandão, Elenilda Alves; Carrera, Gilca Oliveira (Orient.); Fornasier, Rafael Cerqueira (Coorient.)Esse estudo busca identificar e analisar as teias relacionais dos adolescentes em meio à conectividade na realidade contemporânea, procurando destacar as modificações que as TICs vêm interferindo na dinâmica das relações interpessoais construídas/ demolidas pelos adolescentes. Os participantes da pesquisa, adolescentes do sexo feminino e masculino e nenhum declarou ter outra orientação sexual. Foram estudantes de uma escola da rede pública de ensino (ERPU), e outra escola particular (EPR) de uma cidade do interior da Bahia. Buscou- se analisar, sob a tríade familiar-educacional-social, a intervenção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) entre os espaços dialógicos ocupados/desocupados pelo adolescente (des) conectado, ou seja, que se desconectam da realidade e se conectam a outras, especificamente a partir do uso do instrumento mais utilizado por este público, o celular. Tomou-se por referência algumas demarcações teórico filosóficas, cujas inserções contextualizam conceitos como: diferença, (Deleuze; Guatarri); adolescência(s) (Calligaris); família, TDIC, (Harari) relações, educação/dialogicidade, (Paulo Freire). Trata-se de uma abordagem qualitativa exploratória. Qualitativa quando ressalta as experiências humanas nos ambientes onde acontecem, englobando as suas complexidades no terreno das inter-relações experienciadas pelos sujeitos na vida real (MINAYO, 2008). Exploratória, pois, instiga um fenômeno pouco investigado, buscando salientar fatos ainda não revedo sobe o mesmo (GIL, 2002). O estudo aconteceu no recorte histórico contemporâneo no período pré-pandêmico e pandêmico, o que resultou numa leitura da realidade experienciada pelos adolescentes intrinsecamente relacionados nos eixos: relações, TICs e a pandemia da COVID-19. Participaram da pesquisa 14 adolescentes, 8 estudantes da (ERPU) e 6 da (ERP), com idade entre 14 e 17 anos. Por possibilitar a abordagem de questões objetivas e subjetivas e favorecer a expressividade livre dos participantes, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, o instrumento de pesquisa, o roteiro de entrevista com cerca de 14 perguntas objetivas e subjetivas, audiogravadas e transcritas. O tratamento dos dados coletados seguiu a anásile de conteúdo sob a visão de Bardim (2002). Em seu conjunto, os resultados apresentam influências das TDIC como aproximações/distanciamentos nas relações instituídas pelos adolescentes no contexto pandêmico; contradições na realidade sociopolítica, tal como acessos aos bens tecnológicos.