O outro e a urbe: seu lugar no discurso de adolescentes de classe média alta residentes em condomínios fechados de Salvador/Ba
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Date
2021-12-17
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Publisher
UCSal - Universidade Católica do Salvador
Abstract
O presente trabalho se propõe a identificar e analisar os significados e sentimentos presentes no
discurso de adolescentes de classe média alta, residentes em condomínios fechados de
Salvador/BA, com relação a sua circulação em espaços públicos da cidade. Para a produção dos
dados, optou-se pela técnica do grupo focal, do qual participam quatro adolescentes entre 15 e
17 anos, qualificados para a discussão em foco neste Trabalho de Conclusão de Curso por sua
classe social e vivências cotidianas em condomínios fechados de Salvador/BA. As falas e
interações dos participantes são analisadas com fundamento na Análise Lacaniana de Discurso
proposta por Ian Parker e na teoria dos quatro discursos desenvolvida por Jacques Lacan.
Verificou-se, a partir da análise de suas falas e interações, que os adolescentes participantes da
pesquisa não aplicam os atributos de precariedade, desordem, insegurança e descaso
indiscriminadamente à cidade, demonstrando saber que ela abriga em seu seio experiências
extremas. Os atributos referidos são aplicados a regiões afastadas, favelas, nomeadamente. O
outro que habita a cidade aparece convertido em ameaça, devendo ser mantido afastado,
silenciado, invisibilizado, uma vez que reconhecer-se nele revela-se improvável.
Compreendemos, com base nos dados produzidos neste trabalho, que o discurso em torno dos
condomínios, fortemente assimilado pelos adolescentes que participam da pesquisa, e a vida
que eles levam no interior dessas edificações-fortalezas, não colaboram para o estabelecimento
de laços ou vínculos entre esses adolescentes e a cidade onde moram e crescem.
Description
Keywords
Condomínios fechados, Muros, Adolescentes, Discurso, Lacan