Educação de jovens e adultos (EJA) e os desafios de oferta, acesso e permanência do alunado: um estudo de caso em uma Escola Municipal de Salvador – Ba entre os anos de 2014-2024

Abstract

A temática da pesquisa é Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desafios relacionados à oferta, acesso e permanência do alunado: um estudo de caso em uma escola Municipal de Salvador – BA, no período de 2014 a 2024. A unidade escolar oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Regularização do Fluxo e Educação de Jovens e Adultos EJA I e EJA II, funcionando nos três turnos. A pesquisa, de base empírica, participante. Tem como objetivo geral: analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Salvador – BA, no que tange à oferta, ao acesso e à permanência do alunado entre os anos de 2014 e 2024. Como técnica de coleta de dados, utilizei a análise documental, incluindo documentos como o Plano Nacional de Educação, o Plano Municipal de Educação, a LDB/9394/96 a C.F de 88, dentre outros. A questão norteadora buscou responder: quais são os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito à oferta, ao acesso e à permanência do alunado em uma escola municipal de Salvador – BA? Esse questionamento se faz necessário para traçar caminhos e buscar soluções que favoreçam a implementação de uma EJA que atenda, de forma efetiva, a todos que necessitam ingressar nessa modalidade de ensino. inicialmente, foram estabelecidos diálogos com autores que trouxeram importantes contribuições para o desenvolvimento da pesquisa, como Freire (1967; 1980; 1996), Pedroso (2013), Ribeiro (2017), Arroyo (2005), Piletti (1997), Minayo (2001), entre outros.

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Keywords

Educação de jovens e adultos, Marcos legais e políticas públicas para EJA, EJA - educação de jovens e adultos

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