Especialização em Logoterapia e Análise Existencial

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 20 of 29
  • Item
    O manejo do sucídio na psicoterapia sob a perspectiva da logoterapia e análise existencial de Viktor E. Frankl
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Márcia Nascimento dos; Santos, Vinícius Cerqueira Bastos dos (Orient.)
    Esse artigo tem como objetivo fazer uma pesquisa para estudo do fenõmeno suicídio, a partir da obra O Suicídio: estudo de sociologia, do sociólogo Émile Durkheim, e, também, entender qual a visão da Logogoterapia e Análise Existencial na perspectiva de Viktor Frankl sobre o suicídio, e como ela funciona na psicoterapia de pacientes com comportamento suicida. A pesquisa é teórica, qualitativa e instrumentalizada através do método de revisão de literatura, de caráter exploratório. Demonstrou que o fenômeno suicídio é multicausal, e, embora, tenha nos aspectos sociais um forte desencadeador, também, é justificado pelo vazio existencial proposto por Viktor Frankl, que é consequência da perda gradativa dos instintos naturais do homem e do enfraquecimento das tradições como norteadores da conduta do indivíduo na sociedade. Os dois autores convergem nesse aspecto da perda das tradições como fator desencadeador e na identificação da família e da espiritualidade como fatores de acolhimento, proteção e prevenção contra o suicídio. Porém, divergem na visão sobre o posicionamento humano frente ao suícidio, porque Durkheim apresenta uma visão fortemente determinista em relação a influência do meio social sobre o indivíduo. Já Frankl considera que o ser humano é potencialmente capaz de se posicionar diante da vida e do sofrimento, com liberdade e responsabilidade, realizando os valores existenciais como caminhos para encontrar e realizar o sentido vital.
  • Item
    Vazio existencial enquanto fenômeno manifestado no comportamento de jovens [PUBLICAÇÃO NÃO AUTORIZADA]
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Picanço, Ana Paula Alves; Pacheco, Karoline Fernandes Almeida; Santos, Vinícius C. Bastos dos (Orient.)
    PUBLICAÇÃO NÃO AUTORIZADA
  • Item
    O sentido do amor conjugal: uma análise do filme quarto de guerra sob a ótica da logoterapia e análise existencial
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Isabela Maria Lima; Coelho, Maria Luiza da Silva; Santos, Vinicius Cerqueira Bastos dos (Orient.)
    Este estudo oferece uma reflexão teórica e prática da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a importância do amor na relação conjugal sustentado pela busca de sentido e valores existenciais. Na contemporaneidade, o amor conjugal é frequentemente idealizado e associado ao prazer imediato, ignorando os desafios e os compromissos necessários para uma relação. A pesquisa revisa a literatura sobre o conceito de amor nas obras de Viktor Frankl e realiza uma análise filmográfica do longa “Quarto de Guerra” das cenas-chave e diálogos envolvendo os personagens Elizabeth, Tony Jordan e Clara Williams. A análise evidencia que a Logoterapia, com sua ênfase na busca por sentido e valores existenciais, contribui para uma compreensão mais fecunda e prática das dinâmicas conjugais. Ao reconfigurar as relações em torno do verdadeiro sentido do amor, propósito e do compromisso, a terceira escola vienense de psicoterapia demonstra possuir caminhos psicoterapêuticos relevantes para enfrentar os desafios do casamento na contemporaneidade.
  • Item
    A influência da família na busca de sentido da vida dos jovens e adolescentes
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Pereira, Edneide Santana; Pacheco, Karoline Fernandes Almeida; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    Este artigo apresenta uma investigação sobre o papel da família na busca por sentido da vida de jovens e adolescentes, com base em uma experiência prática desenvolvida no projeto JIPFO. O projeto, implementado em um município brasileiro, visou fortalecer a autoestima, o senso crítico e o protagonismo juvenil através de atividades que integravam a logoterapia e a participação comunitária. A pesquisa, de natureza qualitativa, combinou revisão bibliográfica e relato de experiência para analisar a influência da família na construção do sentido de vida dos participantes. Os relatos indicaram que a família desempenha um papel central na busca por sentido, fornecendo suporte emocional, valores e modelos de comportamento. A logoterapia, por sua vez, proporcionou ferramentas para que os jovens e adolescentes explorassem suas experiências de vida e encontrassem um sentido pessoal. O estudo demonstra que a integração da logoterapia em projetos socioeducativos pode ser uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes. Ao fomentar a reflexão sobre a vida e o papel da família, a logoterapia contribui para a construção de identidades mais sólidas e para o desenvolvimento de projetos de vida mais significativos.
  • Item
    O sofrimento como fenômeno da vida: superando pensamentos suicidas através da logoterapia
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Adiane de Souza Santos dos; Souza, Taise Rodrigues Pereira de; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    O presente artigo, apresenta ao leitor aspectos fundamentais da Logoterapia e Análise existencial, tendo com objetivo geral desta pesquisa, compreender como essa abordagem terapêutica pode contribuir para a superação de pensamentos suicidas, uma vez que o sofrimento e o vazio existencial fazem parte da vida. Diante do número crescente de morte por suicídio faz-se necessário para compreendermos esse fenômeno, refletirmos e encontrarmos subsídios e técnicas logoterapêuticas que podem auxiliar na prevenção do suicídio. Sendo assim esse trabalho tem como metodologia o levantamento de dados qualitativos através de revisão bibliográfica, utilizando bases de dados acadêmicos, livros e artigos. Para os indivíduos que enfrentam pensamentos suicidas, a sensação de perda de propósito e liberdade interior frequentemente intensifica o desespero. A partir das técnicas logoterapêuticas, como a descoberta de valores, encontro de propósito (ou do sentido) diante do sofrimento e a liberdade de escolha, é possível transformar a percepção da dor e encontrar novos caminhos de significado e sentido de vida.
  • Item
    A utilização da arte na educação pela logoterapia e análise existencial [PUBLICAÇÃO NÃO AUTORIZADA]
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Lins, Mayana Louise Silva; Seixas, Luís Augusto; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    À luz da Logoterapia e Análise Existencial com seus fortíssimos pilares e o luxuoso suporte da Arte, pode-se desempenhar tarefas professorais instigando os alunos em busca de sentido. O dia-a-dia empenhado e amoroso fará certamente que, no futuro, as escolhas, profissionais e pessoais sigam o mesmo critério de escolhas e responsabilidades...
  • Item
    Educação como instrumento de realização de sentido: a luz da Logoterapia e Análise Existencial em o primeiro da classe
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Adiane de Souza Santos dos; Coelho, Maria Luiza da Silva; Souza, Taise Rodrigues Pereira de; Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)
    Este artigo analisa o filme “O Primeiro da Classe” à luz da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a educação como instrumento de realização de sentido. A metodologia qualitativa baseia-se em revisão bibliográfica e análise interpretativa de falas e ações de Brad Cohen, protagonista que supera os desafios da síndrome de Tourette e transforma adversidades em propósito. Fundamentado nos conceitos de Viktor Frankl, o estudo aborda a Logoeducação como prática que transcende técnicas pedagógicas, promovendo uma visão humanizadora que valoriza a singularidade de cada aluno. Brad exemplifica o papel do educador como mediador de sentidos, capaz de inspirar inclusão, empatia e autotranscendência. O trabalho reforça a relevância da educação como resposta às crises existenciais e desintegração de valores na atualidade, destacando seu potencial para o desenvolvimento integral do ser humano e para uma sociedade mais ética e solidária.
  • Item
    A logoterapia e análise existencial como uma possibilidade para trabalhar a temática do sentido do trabalho em uma empresa privada [PUBLICAÇÃO NÃO AUTORIZADA]
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-12-14) Santos, Ludmila Ribeiro Cruz; Coelho, Denise Gersen Pinto (Orient.)
    PUBLICAÇÃO NÃO AUTORIZADA
  • Item
    Judô, o caminho suave na descoberta de sentido e valores: um relato de experiência com adolescentes no esporte
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-12-10) Muniz, Elisabete Góes Silva Pereira; Coelho, Denise Gersen Pinto (Orient.); Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Coorient.)
    Este estudo visa apresentar uma análise da relação entre o esporte Judô e a descoberta de sentido e valores na fase da adolescência. Neste trabalho foi apresentada uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência da Logoeducação através da prática desta arte marcial. Como recurso educacional utilizou-se a concepção da filosofia do Judô, dos ensinamentos e dos valores transmitidos nas aulas como norteadores para a formação de vidas com sentido. Na discussão constata-se que a prática do Judô tem efetiva relevância para os adolescentes na projeção e na realização de projetos futuros, aponta para os valores de atitude, vivenciais e criativos, e os conduz a desviar-se dos possíveis riscos sociais. O experimento em questão relata uma vivência, à luz da Logoterapia e Análise Existencial – com foco na Logoeducação.
  • Item
    O sentido da vida X suicídio: um olhar sobre os fatores de Risco na adolescência a partir do diálogo com Viktor Frankl (NÃO AUTORIZOU A PUBLICAÇÃO)
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-12-03) Hide, Eurides Simões Soares; Bandeira, Lorena (Orient.)
    NÃO AUTORIZOU A PUBLICAÇÃO.
  • Item
    Educação permanente em saúde: contribuições da Logoterapia e Análise Existencial para o sentido no trabalho
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-12-03) Silva, Patrícia Regina Cruz da; Coelho, Denise Gersen Pinto (Orient.); Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Coorient.)
    O artigo apresenta o conceito e características da Educação Permanente em Saúde, bem como da Logoterapia e Análise Existencial, destacando o aspecto do sentido do trabalho. Tem como objetivo geral destacar as contribuições da Logoterapia e Análise Existencial para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na realização de sentido no e para o trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Como conclusão, considera-se que a teoria Frankliana pode ser aplicada e contribuir com a Educação Permanente em Saúde para a realização do sentido no trabalho.
  • Item
    Psicopatologias existenciais: o vazio existencial na contemporaneidade
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-03-11) Sousa, Mari Guimarães; Sá, Lorena Bandeira Melo de; http://lattes.cnpq.br/
  • Item
    Perdas e lutos: vivência para a autotranscendência e realização de valores segundo a visão da logoterapia e análise existencial
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-21) Santos, Leonildes Maria dos; Jesus, Eliane de; http://lattes.cnpq.br
  • Item
    História e logoterapia uma interface baseada no livro Em busca de Sentido de Viktor Frankl
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-12) Dantas, Martha Luciene Nogueira Barros; Ferriz, José Luís Sepúlveda; http://lattes.cnpq.br/; Coelho, Denise Gersen Pinto; http://lattes.cnpq.br/
    El objetivo principal de este artículo es analizar el nacimiento de la Logoterapia, entendida como escuela de psicología del significado, a partir de la figura de su fundador Viktor Frankl y dentro del contexto histórico de la Segunda Guerra Mundial y el Holocausto, y cómo se estableció la Logoterapia. como la psicología del significado a mediados de siglo en el que hubo dos guerras, cómo estos hechos históricos fueron fundamentales para la formación y propagación de la psicología del significado y para comprender cómo se fundó la Logoterapia, sabiendo en qué circunstancias logró establecer en sí misma como el único acercamiento que contempla los aspectos biopsicosocio-espirituales de la persona humana, teniendo como marco el concepto de Historia según March Bloch, para comprender cómo incluso frente al caos que sobrevino a la humanidad, nació un libro que No lidiar con arrepentimientos, eso fue revanchista, una disculpa a la venganza o incluso xenófoba, pero que presentó un camino para el ser que sufrió en busca de respuestas. para tus preguntas internas en uno de los periodos históricos más sangrientos, “Buscando sentido: un psicólogo en el campo de concentración” es un libro de esperanza y este artículo se encarga de entender esta teoría que trata sobre el sentido de la vida, en qué consiste esta teoría, cuáles son los principales conceptos de la Logoterapia, cómo funciona actualmente y el resultado de su aplicación.
  • Item
    A visão da logoterapia sobre o esporte como catalisador de capacidades noéticas em pessoas com deficiência: um estudo introdutório
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-20) Santos, David Moisés Barreto dos; http://lattes.cnpq.br
  • Item
    Análise de filmes na perspectiva da logoterapia e análise existencial
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-20) Souza, Fábio Adriano Antunes de; Santos, David Moisés Barreto dos; http://lattes.cnpq.br; Coelho, Denise Gersen Pinto; http://lattes.cnpq.br
    This study aimed to expand reflections and analysis around films from the perspective of Logotherapy and Existential Analysis. The chosen films were: "Eat, pray and love", "Lighthouse of the orcas", "Power beyond life", "Seven years in Tibet" and "Descendants". The work was developed and the discussion referred to the importance of using films as a resource for actions that guide the encounter with the meaning of life.
  • Item
    Filosofia na prática: proposta de intervenção clínica logoterapêutica com adolescentes através dos princípios da filosofia estóica
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-19) Sousa, Maryana Madeira Borri de Almeida; Bandeira, Lorena; http://lattes.cnpq.br; Coelho, Denise Gersen Pinto; http://lattes.cnpq.br; Souza, Mônica Patrícia de; http://lattes.cnpq.br
    Through this article, a proposal for clinical intervention with adolescents will be presented, elaborated by using bibliotherapy and considering the undeniable merit and high therapeutic potential of stoic philosophy, and based on Viktor E. Frankl's Logotherapy and Existential Analysis. It is proposed that attitudinal values and the tragic triad be worked on in order to motivate them to perform their creative and experiential values with more confidence in favor of their search for meaning. Despite not having been put into practice until the conclusion of this article, the literature on bibliotherapy indicates a promising therapeutic tendency, and it is hoped that the contact with the stoic philosophy can awaken ideas, questions and reflections in order to contribute to their self-development, bringing them closer to their noetic dimension.
  • Item
    Narrativas que educam para a vida: proposta de grupo biblioterápico com adolescentes a partir do universo literário de Harry Potter
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-19) Sousa, Maryana Madeira Borri de Almeida; Bandeira, Lorena; http://lattes.cnpq.br; Coelho, Denise Gersen Pinto; http://lattes.cnpq.br; Souza, Mônica Patrícia de; http://lattes.cnpq.br
    This article will present a proposal of work with teenagers through a bibliotherapeutic group in which the first book of the Harry Potter saga will be used, and also counting with the ideals proposed by Viktor E. Frankl through Logotherapy and Existential Analysis as the theoretical basis for supporting the whole work. It is proposed that the concepts and values of this psychological approach are brought to the debate by excerpts from the book, seeking that the approaching of such a playful universe will promotes important reflections. The application of the pilot project for this proposal was a success with students, families and teachers, suggesting a high therapeutic potential of this proposal. It is hoped that reading and getting closer to the fantastic universe of Harry Potter can awaken ideas, questions and reflections in them so they can develop themselves in a more self-conscious and authentic way.
  • Item
    A criança e o adolescente na clínica numa perspectiva da logoterapia
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-20) Freitas, Marinalva Gualberto Souza de; Sá, Lorena Bandeira Melo de; http://lattes.cnpq.br/
    El presente trabajo tiene como objetivo presentar y analizar los posibles aportes teóricos y prácticos de la Logoterapia y el Análisis Existencial desde la clínica de logoterapia en el Universo Infantil y Juvenil. La Logoterapia y análisis existencial, creado por Viktor Frankl, presenta al ser humano, como un ser en busca de sentido, constituido por las dimensiones biopsiconoéticas. Noética es aquello en lo que el hombre encuentra la fuerza para encontrar un sentido a la vida. Dado que el niño es considerado un ser en desarrollo y la adolescencia es una fase de adaptación a la vida adulta, un período de desarrollo y construcción de la personalidad, se buscó información en la literatura para indicar cómo es posible apelar a la dimensión espiritual de estos grupos. La investigación se realizó con un carácter bibliográfico explicativo y pretende mostrar cómo la Logoterapia es capaz de ayudar en la construcción de valores, en el encuentro con el sentido de la vida y en el despertar de la conciencia de niños y adolescentes. Para llegar a esta conclusión se realizó una revisión bibliográfica utilizando los marcadores: Infancia, Desarrollo, Psicología, Psicología del Desarrollo, Logoterapia y Análisis Existencial, Adolescencia, Clínica Psicológica con Niños y Adolescentes.
  • Item
    A arte de amar: a Logoterapia como uma resposta à problemática do amor e dos relacionamentos contemporâneos
    (Universidade Católica do Salvador, 2021-02-20) Souza, Victor Irving Endraos Luquini de Melo; Jesus, Eliane de; http://lattes.cnpq.br; Coelho, Denise Gersen Pinto; http://lattes.cnpq.br